logo Mif.Kids 2022 - Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil
ilustração mercado público de florianópolis

Um novo mercado comprometido com uma infância livre de estereótipos e preconceitos

Mif.Kids, com suas ações, tem o propósito de ser uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimento para produção audiovisual, no recorte de 2 a 12 anos e 12+. E, com igual prioridade, ser uma plataforma de articulação e fomento de negócios. Em 2022, o evento tem três pilares para o desenvolvimento, agenciamento e venda de projetos dedicados à infância para os mercados aos quais se propõem.
lab infâncias diversas

Realizado de 01 a 15 de junho para aprimorar o desenho narrativo e o pitching de projetos audiovisuais selecionados, que tenham a diversidade e a pluralidade na infância como tema, universo, protagonismo ou personagens, seja nas telas ou por trás delas, na criação, com equipes diversas e plurais em sua origem. Os projetos selecionados serão apresentados no Mif.Kids, em Florianópolis.
Conheça os projetos selecionados.

Encontro de Mercado em Florianópolis

De 29 de junho a 01 de julho, reunirá realizadores, produtores e executivos de grandes empresas de mídia brasileiras e internacionais para falar sobre histórias e narrativas, produção e coprodução, financiamento, distribuição e exibição em streamings e variadas telas. Na ocasião, dedicaremos um dia do mercado para o Pitching dos projetos selecionados e trabalhados pelo Lab Infâncias Diversas.
Em breve programação disponível.

Pós-pitching & Agenciamento

De 01 de julho de 2022 a 01 de julho de 2023 com consultorias para o desenvolvimento dos projetos, sob o ponto de vista negocial, bem como a apresentação, agenciamento e venda dos projetos com a chancela Mif.Kids aos executivos do mercados brasileiro, latino-americano e global. As técnicas e dinâmicas desta etapa serão conduzidas por Paulo Barata, executivo de TV por 23 anos e produtor associado ao Mif.Kids.
Saiba mais sobre esta etapa

lab infâncias diversas

Se você é realizador(a), tem um projeto dedicado a infâncias plurais,  livres de preconceitos e estereótipos, e precisa de apoio para chegar ao mercado audiovisual, o Lab Infâncias Diversas é para você!

Serão selecionados 9 projetos para o laboratório online de técnicas de Pitching com consultorias especializadas. O Mif.Kids premiará os realizadores selecionados com a participação no Pitching em Florianópolis, no qual cada autor apresentará seu projeto para uma plateia de até 30 executivos de streamings, de canais, produtoras e distribuidoras.

A viagem e a estadia em Florianópolis de um representante de cada um dos 9 projetos será custeada pela organização. Esperamos você!

Nosso Cronograma

14/03 a 08/04: Inscrições de projetos para o Lab Infâncias Diversas;

14/05: Divulgação dos 9 projetos selecionados para o Lab Infâncias Diversas – Veja a lista;

01/06 a 15/06: Realização do Lab Infâncias Diversas – Online;

29/06 a 01/07: Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil – Presencial.

01/07/2022 a 01/07/2023: Pós-pitching e Agenciamento.

Mais informações no Regulamento

O Mif.Kids 2022 é uma iniciativa pioneira no Brasil no segmento de audiovisual para infância

O Mif.Kids 2022 – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil se propõe a  apresentar, desenvolver, negociar, agenciar e vender projetos dedicados à crianças para o mercado audiovisual. Nesta edição, abraçaremos a infância e seus imaginários por meio da ampliação de repertórios imagéticos nos quais a diversidade esteja presente. Aos criadores, produtores e players inseridos nesta edição cabe o compromisso de garantir que novas produções audiovisuais criem sentidos para a imensa e diversa população de crianças brasileiras.

Nesta edição do Mif.Kids 2022, pensamos especialmente nas crianças brasileiras que precisam ser apresentadas à riqueza da diversidade humana e à pluralidade social e cultural de nosso país. Não só para que no futuro possam se tornar adultos mais empáticos e livres de preconceitos (porque a humanidade precisa radicalmente disso), mas também para que elas possam desde já, em suas infâncias, serem pessoas mais inteiras e felizes, capazes de desabrochar o potencial singular de cada uma.

O mundo já mudou e todas as crianças, com suas singularidades e potências, querem mudar ainda mais o mundo.  Incontáveis pesquisas mostram quanto sofrimento poderia ser evitado às crianças se os conteúdos que elas veem diariamente fossem espelhos mais generosos e inclusivos de crianças e adultos de todas as culturas, raças, etnias, corpos, identidades, jeitos de ser, de viver, de amar e de pensar.

Como adultos e atuantes no campo da criação e produção audiovisual, entendemos como nossa responsabilidade o comprometimento com a construção de novos futuros e, neste escopo, lançamos o Mif.Kids, que em 2022 inaugura sua versão presencial, após sua versão online em 2021. O objetivo é atuar para o desenvolvimento e fortalecimento do audiovisual brasileiro para o público infanto-juvenil a partir de palestras, pitchings e encontros de negócios para impulsionar o mercado e políticas públicas para o setor.  

Dos festivais para o mercado - Saiba mais sobre nossa história

Em 20 anos dedicados ao audiovisual para a infância, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil exibiram milhares de filmes para milhões de crianças.  Filmes selecionados com critérios de qualidade e que proporcionaram uma pluralidade de imagens de todas as formas, cores, formatos, gêneros, tempos e narrativas para entreter, educar, ampliar e descolonizar olhares. Oferecemos prêmios para um cinema realizado para crianças e adolescentes, que se tornava forte e potente ao longo dos anos, com a Mostra e o FICI sendo palco e bastidores destes movimentos para fortalecer o cinema infanto-juvenil no Brasil. Durante duas décadas dedicadas ao cinema para a infância, os dois festivais realizaram centenas de oficinas, debates e exibições focadas na representatividade de todas as infâncias nas telas.

De 2006 a 2012, Encontros de Mercado foram realizados na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, numa parceria entre Luiza Lins e Carla Esmeralda. Surgiu então o embrião do Mif.Kids. A partir destes encontros, em 2021, criamos o novíssimo Mif.Kids – Mercado de Cinema Infantil de Florianópolis – Conteúdo Infanto-juvenil. Na edição de 2022, Paulo Barata se une ao Mif.Kids como produtor associado. Barata atuou por 23 anos em TV por assinatura e colabora no evento como curador e palestrante.

O Mif.Kids é inspirado em bem-sucedidas experiências internacionais e seus mercados como Industry Forum (New York International Children Film Festival), KIDSCREEN (Miami), m:brane (Malmo), Cinekid for professionals (Amsterdã) e Mip Junior (Cannes).

ilustração cultivo de ostras

Conheça os Diretores 

À frente do Mif.Kids estão profissionais com décadas de trabalho pelo audiovisual brasileiro e suas aproximações com o mercado internacional.

Carla Esmeralda

CARLA ESMERALDA

Carla Esmeralda é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Desde a década de 80 desenvolve projetos para o setor audiovisual e de eventos de aprimoramento e qualificação profissional. Atuou na área de patrocínio ao cinema de 1992 a 1998. Ao longo de 45 anos já organizou mais de 100 edições de eventos em prol do audiovisual brasileiro com foco no desenvolvimento de narrativas e negócios, e na aproximação de produtores e players do mercado nacional e internacional. Entre eles, o Laboratório Novas Histórias, iniciado no Brasil em parceria com o Sundance Institute, que em 2021 comemorou 25 anos de sua realização no Brasil. Em parceria com Carla Camurati, criou o Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, realizado desde 2003. Criou, em parceria com a Bravi, o RioContentMarket (de 2011 a 2017) e adaptou o formato ao Rio2C (2018 a 2020). Em 2018, co-produziu com a Gávea Filmes o documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola.

Luiza Lins

LUIZA LINS

Produtora cultural com atuação no audiovisual para a infância. Realiza a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis há 20 anos, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação através do cinema e o desenvolvimento do cinema infantil nacional. Criou o Circuito de Cinema Infantil para democratizar o acesso aos filmes da Mostra em todo o país, o Cineclube da Mostra e o Encontro da Indústria Criativa da Região Sul – Animação, Games e Conteúdo Infantil. Realizou curtas infantis com histórias e brincadeiras de crianças da Ilha de Santa Catarina. Atuou como curadora de filmes infantis para a Programadora Brasil e para festivais brasileiros. Fez parte do GT Cinema nas Escolas, criado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação, para elaborar proposta para a regulamentação da Lei 13.006, que estabelece duas horas mensais de cinema brasileiro nas escolas de ensino básico.

Paulo Barata

PAULO BARATA

Formado em Comunicação pela UFRJ, trabalhou como executivo em TV por assinatura por 23 anos. Na Globosat, atuou por 5 anos como produtor executivo no Multishow, tendo negociado a co-produção de musicais, séries e eventos ao vivo. E por 18 anos foi Diretor responsável pela NBC Universal, JV entre a Globosat e a NBCUniversal, que opera os Canais Universal, Syfy e Studio Universal no Brasil. Na NBCUniversal, a partir da Lei 12.845, supervisionou a produção de séries como Unidade Básica, Rotas do Ódio, Amigo de Aluguel,171 – Negócio em Família, Jungle Pilots, Natália e Cinelab. Em 2019, deixa a NBCUniversal e passa a atuar como palestrante e consultor de projetos, quando convidado, e, se tudo der certo, roteirista e produtor.

Consultores do Lab Infâncias Diversas | Mif.Kids 2022

Aline Belli

ALINE BELLI

Andrés Lieban

ANDRES LIEBAN

Ale McHaddo

ALE MCHADDO

CAROLINA SANCHES

CAROLINA SANCHES

Cássio Pereira dos Santos

CÁSSIO DOS SANTOS

Flávia Lins e Silva

FLÁVIA LINS E SILVA

Márcia Zanelatto

MÁRCIA ZANELATTO

MARTON OLYMPIO

MARTON OLYMPIO

MICHEL CARVALHO

MICHEL CARVALHO

PEDRO PAULO ANDRADE

PEDRO PAULO ANDRADE

Renata Sofia

RENATA SOFIA

ROSANE SVARTMAN

ROSANE SVARTMAN

Jeferson De

JEFERSON DE

Contato

Assessoria de Comunicação da Mostra/Mif.Kids: Marcelle Braga

(21) 98842-4820

braga.marcelle@gmail.com

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logomarcas dos responsáveis pelo Mif.Kids 2022. Realização: Lume Produções Culturais, Esmeralda Produções e Paulo Barata. Parceria: Casa de Cultura Mário Quintana, iecine, SIAVRS, Siapar, Santacine e Bravi; Patrocínio: BRDE, FSA, ANCINE, PREMIO CATARINENSE DE CINEMA, FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA, GOVERNO DE SANTA CATARINA

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    Mostra de Cinema Infantil

    lab infâncias diversas

    O Lab Infâncias Diversas propõe uma nova etapa para os 9 projetos,  intitulada como: Pós-pitching e Agenciamento, que inclui consultorias para o desenvolvimento dos projetos, sob o ponto de vista negocial – com dinâmica criada por Paulo Barata, bem como a apresentação e venda dos projetos aos players do mercado brasileiro, latino-americano e global.

    Importante observar que  a participação, nesta etapa, é opcional e implica em aceitar as seguintes entregas e contrapartidas:

     

     

    Em caso de venda do projeto para desenvolvimento e/ou produção, o Lab Infâncias Diversas será creditado e remunerado pelo agenciamento, em condições a serem acertadas entre as partes, dentro das práticas de mercado.

    Aline Belli

    Relações públicas, publicitária e produtora. Experiência nos mercados editorial e de séries em animação para TV. Trabalhou como design de produção em Carrapatos e Catapultas (Zoom Elefante), Peixonauta (TV Pinguim), Meu Amigãozão (2DLab/Breakthrough) e Terra Prometida (Conspiração Filmes). É produtora executiva das séries BORIS E RUFUS (Belli Studio) em exibição no canal Disney XD Latin America/Russia, Amazon Prime e TV Cultura, e TUCA, O MESTRE CUCA em exibição no canal Ra Tim Bum e TV Cultura.

    Formação/estudos: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, pós graduada em Marketing, participante dos cursos Psicodinâmica em negócios com Fernando Garcia, Programa de Gestão Orgânica com Renan Carvalho, curso de Produção Executiva da APRO/Sebrae, participação anual em feiras e eventos como Kidscreen (NY), MipCom/MipJr (França) e Rio2C (RJ).

    Andrés Lieban

    Sócio-fundador da 2DLab e formado em Artes Plásticas, Andrés Lieban é um diretor de animação premiado internacionalmente em eventos como Anima Mundi, Festival de Cinema Infantil de Chicago, Divercine e Preux Jeunesse Iberoamericano. Criador e diretor da série infantil "Meu AmigãoZão" (distribuída para mais de 100 países e mais de 300 produtos licenciados), "Quarto do Jobi" e “Conta Comigo” (finalista nos Prêmios Quirino 2021), também dirigiu as animações do DVD "Toquinho no Mundo da Criança". Entre 2005 e 2006 foi presidente da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação). Como consultor de projetos de animação, foi parecerista em concursos para linhas de fomento da CORFO (Chile) e PROIMAGENES (Colombia), onde também prestou consultoria a projetos selecionados. Da mesma forma, em 2017 foi consultor dos roteiros de longa infanto-juvenis para o Laboratório Novas Histórias. Em 2018, coordenou a exposição “Brasil Quadro a Quadro - 100 Anos da Animação Brasileira” em Annecy. Recentemente concluiu a série “O Hotel Silvestre de Ana Flor” e dirige o longa metragem da franquia “Meu AmigãoZão”.

    Ale McHaddo

    Depois de gravar seu nome no mercado dos jogos eletrônicos e da animação, criando games, séries e curtas premiados, exibidos no Brasil e no exterior. Ale McHaddo passou a dedicar-se a séries de animação, criando a série “Nilba e os Destastronautas”, primeira série brasileira a ser vendida para um canal americano (Starz) em 2012. Um ano depois, Ale estreou a série “Osmar a Primeira Fatia do pão de forma”, vencedora do prêmio Kids Jury em Cannes em 2009. A série se tornou umas das mais assistidas da TV Cultura. Em 2017, Ela lançou seu primeiro longametragem, a animação “BugiGangue no Espaço”, uma comédia sci-fi que se tornou a 3a maior bilheteria de animação brasileira. Em seguida, partiu para sua estreia na direção de um filme live-action, com a habilidade de quem sabe inventar e misturar universos diferentes e aliar o humor físico e cartunesco com piadas de situações, criou a comédia “O Amor Dá Trabalho”(2019), protagonizada por Leandro Hassum, Flávia Alessandra e Bruno Garcia. Logo em seguida, dirigiu uma nova comédia, o filme “Amor sem Medida”, produzido pela Coração da Selva, com Leandro Hassum e Juliana Paes. O filme estreou em dezembro de 2021 no Netflix e se tornou o filme (não falado em língua inglesa) mais visto do mundo naquela semana de lançamento. Atualmente está envolvida no roteiro e direção de dois filmes do grupo 44 – a animação terrir infanto juvenil “ A Lasanha Assassina”, com estréia prevista para 2022 e a comédia “Uma Advogada Brilhante”, que será protagonizada por Rodrigo Sant ́Anna e Monique Alfradique, com previsão de filmagem em novembro de 2022.  

    Carolina Sanches

    Jornalista, pedagoga e ludóloga, Carolina Sanches é fundadora do LERCONECTA, no Rio de Janeiro. Especialista em projetos de Edutainment, articula Educação e Entretenimento em projetos online e offline com o conceito que desenvolveu, as “Leituras Elásticas”. É autora de livros + jogos infantis pela Estrela Brinquedos e criou um selo editorial especializado em design de experiências leitoras para crianças. É uma das curadoras da Bienal do Rio do LER - Festival do Leitor, professora da Casa do Saber e atuou como consultora pedagógica e produtora de conteúdos em projetos com a Rede Globo, Canal Gloob, Giga Gloob, Oi Futuro, Cultura Inglesa, SEBRAE, Spot Educação, Metodologia Flavio Canto, Casa Thomas Jefferson, Embaixada do Estados Unidos, FIRJAN, CCAA, SESC nacional, Itaú Cultural, Eleva, Natura, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

    Cássio Pereira dos Santos

    Cássio Pereira dos Santos estudou cinema na Universidade de Brasília, onde dirigiu projetos de ficção e documentários. Escreveu e dirigiu oito curtas-metragens, entre eles A Menina Espantalho (2008) e Marina não vai à praia (2014), ambos vencedores do FICI. Seus filmes foram selecionados em vários festivais internacionais de cinema, incluindo o Festival de Cinema de Varsóvia, o OutFest Los Angeles, Aspen ShortsFest, Palm Springs, Festival de Curtas de Hamburgo, Mostra Internacional de Cinema São Paulo, Prix Jeunesse Munich, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Mostra de Cinema de Tiradentes, Molodist Kiev, Festival de Cinema de Durban e outros. Seus trabalhos já receberam mais de 70 prêmios. Como roteirista, Cássio contribuiu com filmes como Guigo Offline, dirigido por René Guerra para a televisão brasileira, vencedor do Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro no Festival Mix Brasil. Em 2017, seu roteiro de longa infanto-juvenil “A Terra e os Sonhos” foi finalista no Prêmio Cabíria, e participou do Lab Novas Histórias. “Valentina”, sua estreia como diretor em longas metragens, foi selecionado para mais de 60 festivais de cinema. O longa conquistou 23 prêmios internacionais e conta com distribuição assegurada na Espanha, Suécia e Japão. O filme também acaba de ser lançado na Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. Cássio foi selecionado pelo programa Berlinale Talents 2021, edição Buenos Aires. Atualmente, o diretor e roteirista trabalha no desenvolvimento de "Temporada de Fogo", seu segundo longa.

    Flávia Lins e Silva

    Flávia Lins e Silva é autora e roteirista, formada em jornalismo com mestrado em Literatura infanto-juvenil pela universidade de Roehampton, UK. Trabalhou por 16 anos na TV Globo, colaborando em novelas, seriados e programas infanto-juvenis. Dirigiu documentários, tem mais de 10 livros publicados e sua série Diário de Pilar  acaba de virar  desenho animado, numa série produzida pela MONO estúdios para o canal Nat Geo Kids. Flávia criou ainda a série Detetives do Prédio Azul (DPA) para o canal Gloob (já na 14a temporada), escreveu 3 longas-metragens dos DPA, criou a série Valentins, junto com Cláudia Abreu. Desenvolveu também os seriados infanto-juvenis 6 na Ilha, produzido pela Hungryman para o canal Prime Box Brazil e Frequência Positiva, produzido pela 3 Tabela filmes para a TV Bahia. Em parceria com Tatiana Salem Levy, escreveu 3 peças infanto-juvenis em homenagem ao centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenadas em Portugal, onde a autora vive atualmente. 

    Marcia Zanelatto

    Marcia Zanelatto é dramaturga, escritora e roteirista. Criou e escreveu a série República do Peru, com personagens de 65+, exibida nas plataformas Amazon Prime e Looke, foi chefe de roteiros do Porta dos Fundos e colaboradora direta do cineasta Domingos Oliveira, junto de quem recebeu o Kikito de Melhor Roteiro Original de Longa Metragem e o Prêmio Shell de Melhor Texto.  Foi coordenadora do Núcleo SESI de Dramaturgia RJ, do Núcleo de Dramaturgia da CAL e professora de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

    Como dramaturga, representou o Brasil com suas peças em diversos eventos internacionais como o Pen World Voices e o Female Voices from Brazil, ambos em Nova Iorque, Dreams Before Daws, em Paris, Birth Projetc, em Manchester, Womans Playrights International, Santiago, Woman of the Wolrd, no Rio de Janeiro, Outburst Queer Arts, em Belfast. Suas peças já foram traduzidas para o Inglês, Francês, Espanhol e Sueco.

    Marton Olympio

    Marton Olympio é diretor e roteirista, começou sua carreira em 2010 com a Série Musas, no Canal Brasil, 26 programas escritos e dirigidos por ele. Depois foi roteirista das duas temporadas do seriado Natália da TV Brasil, indicada a melhor série no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. 

    Foi um dos autores do seriado As Canalhas – eleito Melhor Programa de TV segundo a Revista Veja e Finalista do Prêmio Contigo de TV - para o GNT, do seriado Santo Forte - ganhador do Prêmio Telas de Melhor Série de Ficção - para a Moonshot/AXN, escreveu a série Jungle Pilot, Giros/Universal e redator final do seriado Prata da Casa (FOX) finalista do Prémio Fénix no México. Marton foi autor da última temporada de Cidade dos Homens (2018), colaborador da série Rio Negro (2019) e um dos novos autores da série Os Experientes (2020), todas para a TV Globo. Em 2018 escreveu e dirigiu a série A Dona da Banca (2021), para o Cine Brasil TV, ainda a ser lançada. Voltou a Rede Globo em 2020 como chefe de Sala do seriado Marielle Franco. 
    Escreveu o roteiro do filme Sequestro Relâmpago (2018), Globo Filmes e o longa Alemão 2 (2020), RT Features e em 2022 vai dirigir seu primeiro longa em parceria com a Gullane, As Três Senhoras do Tempo.

    Foi o coordenador do Lab Novos Talentos da Gullane e por três anos tutor no Flup Narrativas negras, abrindo espaço para novos autores e roteiristas negros no Brasil.
    Hoje é chefe de sala do seriado Anderson Spider Silva e do Hub de Conteúdos Narrativas Negras ambos da Paramount.

    Michel Carvalho

    Indicado a Roteirista do Ano no 5° Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Atuou como roteirista em mais de 20 produtos; onde se destacam a novela Malhação (Rede Globo), as séries de ficção Temporada de Verão (Netflix), Perrengue (MTV), Matches (Warner Channel) e Bola pra Frente (TV Brasil), os longas-metragens documentais Torre das Donzelas (Melhor Filme nos festivais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Uruguai e Portugal), Mussum – um filme do cacildis (Amazon Prime), Prazer em Conhecer (premiado no Spring Film Festival Barcelona) e a série documental Favela Gay – Periferias LGBTQI (Canal Brasil). Atuou ainda como consultor de roteiro e questões raciais em série de ficção para a Glaz Entretenimento e em série documental para a Globoplay. Trabalha também como consultor de projetos no Laboratório Novas Histórias, no Laboratório Negras Narrativas (APAN), como curador de roteiros no FRAPA e professor na Pós-Graduação em Roteiro Audiovisual da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Escreveu o longa ficcional A Mais Forte (em captação), selecionado para a Residência Base Filmes e para o Laboratório Diáspora Conecta. Já ministrou cursos e oficinas no Laboratório CENA 15/Porto Iracema das Artes, no Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba, no Cinema Nosso, no Sesc, na SPCine, no Série Lab e no Projeto Paradiso. Atualmente é líder do núcleo criativo Corpo-Território, contemplado em primeiro lugar no edital de desenvolvimento de projetos da SPCine, trabalha na adaptação cinematográfica de um livro para a RT Features e é roteirista contratado pela Rede Globo. Graduado, Mestre e Doutorando em Antropologia pela UFRJ, pesquisa questões relacionadas a gênero, raça e sexualidade no cinema. Estudou roteiro com Patrick Vanetti, diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, Lucas Paraízo e Zé Carvalho. É especialista em Cinema Etnográfico pela Fiocruz. Cursou a Oficina de Roteiristas e a Oficina de Escrita de Humor da Rede Globo de Televisão. 

    Pedro Paulo Andrade

    Diretor e Roteirista de "O Melhor Som do Mundo", curta infanto-juvenil ganhador do Prêmio de Melhor Curta de Ficção da Academia Brasileira de Cinema. O curta foi exibido no programa Family Films do MoMA em Nova Iorque, na Opera House em Sidney, foi selecionado no renomado Chicago International Children's Film Festival e em festivais de cinema infanto-juvenis de diversos países, como Austrália, Polônia, Taiwan, Estados Unidos, Singapura, Emirados Árabes, Portugal, Índia, Canadá, dentre outros. Além disso, foi premiado nos festivais infanto-juvenis Primeira Janela (Porto Alegre), FAM (Florianópolis), YoungAbout (Bologna, Itália), CMS (Índia), Festival Internacional de Cinema Infantil (Rio de Janeiro), Andorra Kids Film Festival (Andorra), PCFF (Providence, EUA), dentre muitos outros. 

    Roteirista do Curta Infanto-Juvenil de Animação "Footsteps on the Wind" (UK/Brasil/EUA), produzido por Sting, sobre a crise dos refugiados na perspectiva de uma criança, ganhador de diversos prêmios em festivais especializados mundo afora, dentre eles o Oscar-qualifying CineQUEST, em Los Angeles.

    Roteirista e Diretor do Curta LGBTQIA+ Adolescente "Sobre Papéis", ganhador do Prêmio de Melhor Roteiro do Festival Mix da Diversidade e selecionado para a Mostra Competitiva de Roteiros de Curta do FRAPA.

    Produtor Executivo e Colaborador do Roteiro de Longa-Metragem Infanto-Juvenil "No Verão Que Eu Voei", escrito por Ana Dugaich e Katia Lund.

    Roteirista e Diretor do Curta "Maçã" LGBTQIA+, selecionado para a Mostra Jovem do Festival do Rio.

    Roteirista do Curta de Animação "La Pursé", contemplado pelo Prêmio Estímulo.

    Roteirista do Curta Infanto-Juvenil de Animação "A Ciência do Bem e do Mal", baseado no conto homônimo de Machado de Assis, contemplado pelo Edital TVEscola. 

    Roteirista da Mini-Série de Animação "Esquadrão Eureka", em parceria com a Faber Castell.

    Produtor Executivo do Curta Infanto-Juvenil "Próxima", de Luiza Campos, contemplado pelo Edital Cultura Inglesa, Menção Honrosa na 17a Mostra de Cinema de Florianópolis e selecionado/premiado em dezenas de festivais.

    Ganhador do Prêmio IBRAM de Roteiros Audiovisuais com o roteiro de curta infanto-juvenil "O Filho da Estátua". 

    Roteirista do Longa-Metragem "Nato", contemplado pelo Edital de Doctoring da Spcine e participante do Laboratório Novas Histórias. 

    Renata Sofia

    Autora, roteirista e dramaturga. Autora roteirista na TV Globo, onde participa de desenvolvimento de novelas. Colaboradora da série "Temporada de Verão" da Netflix; das 12ª e 13ª temporadas de “Detetives do Prédio Azul”, do canal Gloob; e de um piloto inédito de um novo projeto de sit-com para Multishow. Participou de desenvolvimento de séries para as cartelas de produtoras como Conspiração, Raccord, Dédalo, Pindorama e Mira Filmes; de animações para 2Dlab, e longa-metragens para LaPilar . Consultora de séries no Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba e de Argumento Infanto-Juvenil no Lab Cabíria. Dramaturga na peça “A Protagonista”, com temporada online de 18/9 a 11/10 de 2020. Com os longas originais "MC Estrela" em pré-produção pela Kromaki e “Dunas do Abaeté”, selecionado para o 10˚ Laboratório Novas Histórias Sesc. Participou do painel “Afrobrasilidades” com o projeto original de série infantil "O Laboratório do Porão" no Rio Content Market 2017 e do 1º Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual - Flup, Film2B e TV Globo.  Formada em Jornalismo pela UERJ.

    Rosane Svartman 

    Formou-se em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Comunicação – Estética e Tecnologia pela UFRJ e doutorado em Comunicação- Cinema na UFF. É responsável pela direção de filmes de longa metragem tais como “Como Ser Solteiro” (1998), cujo roteiro é de sua autoria, “Mais Uma Vez Amor” (2005), “Desenrola” (2011), com roteiro de sua co-autoria, e “Tainá 3”. Como dramaturga, escreveu as peças: “Mais uma vez amor”, direção Ernesto Piccolo com diversas montagens comerciais no Brasil e Portugal, “O pacto das Três Meninas”, direção de Ernesto Piccolo 2011, “Anjos Urbanos”, direção Isabel Diegues 2007. Dirigiu com Lirio Ferreira a adaptação do filme “Eu te Amo”, de Arnaldo Jabor para o teatro em diversas montagens. Como escritora, tem livros infantis lançados pelas editoras Jorge Zahar: “Melhores Amigas” (2006) e “Onde os Porquês Tem Resposta” (2003). Pela editora Nova Fronteira publicou o livro “Desenrola” (2011). Dirigiu para o canal GNT as séries, “Quando Éramos Virgens” (2006 - A editora Casa da Palavra publicou o livro, de mesmo nome) e “Paidecendo no Paraíso”, para o Multishow duas temporadas da série “Claro que é Rock”, para o Canal Futura duas temporadas da série “Não é o Q Parece”, entre outros trabalhos. Para TV Globo, dirigiu os seriados “Casseta e Planeta”, “Garotas do Programa”. Como redatora final trabalhou nos seguintes programas da TV Aberta: “Dicas de um Sedutor” (2008), “Malhação: Intensa como a Vida” (2012/3- indicada ao Emmy Digital), “Malhação Sonhos”(2014/5 indicada ao Emmy Kids e ao Emmy Digital) e a novela “Totalmente Demais” (2015/6 Indicada ao Emmy Internacional de Melhor Telenovela). Em 2020, escreveu a novela Bom Sucesso para a TV Globo e finaliza para o cinema a adaptação de “Pluft, o fantasminha” texto clássico para crianças de Maria Clara Machado, uma produção em 3D. com previsão de lançamento para julho de 2022.