Cartaz colorido com fundo vermelho, destacando o texto "SC Gás Apresenta Cineclube da Mostra Cinema Infantil". Uma figura animada com olhos grandes e formato de câmera aparece no topo. A programação indica sessões todos os sábados às 16h, com entrada gratuita, no Cinema do CIC. Estrelas decorativas estão espalhadas pelo fundo.

Cineclube da Mostra

O objetivo principal do Cineclube Infantil é promover a inclusão social através da arte e do cinema. Pretendemos transmitir noções de cidadania e de identidade nacional, além de mostrar a diversidade cultural do nosso país e do mundo, para todas as crianças da cidade de Florianópolis. 

Programação de Junho/2025 – Sábados, às 16h. GRATUITO

Sessão curtas da Mostra Duração total: 54 min | Classificação: Livre

Lille Tut – Mágicas de cogumelos/Lille tut – Mushroom magic (de Maria Mac Dalland, animação, Dinamarca, 2024, 7 min)

Algumas pequeninas fadas dos cogumelos fazem um show de mágicas para Tiny Toot e seus amigos. Elas usam suas varinhas mágicas para lançar micélio nas frutas caídas, transformando-as em terra fertilizada para ajudar a nascer vida nova. Tiny Toot experimenta a varinha mágica e aprende algumas mágicas com as fadas dos cogumelos.

Tampinha (de João Batista Melo, ficção, MG, 20014, 13 min)

Era uma vez uma menina pequena, mas tão pequena, que, quando alguém espirrava por perto… ela voava. Seu nome era Tampinha.

O pequeno Fun (de Sveta Yuferova, Alemanha, animação, 2023, 5 min)

Enquanto o pequeno ventilador explora a mesa, ele descobre um objeto que traz novos desafios.

Com os Pés na Cabeça (de Tiago Scorza e Gabriela L. Dalmasso, ficção, RJ, 2012, 15 min)

Em uma área rural, Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador, ele ajuda a mãe entregando roupas para os seus clientes. Assim conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região. Zeco não tem sapatos. Clara tem lindos tênis.

Flamingo (de Julia Ocker, Alemanha, animação, 2018, 4 min)

Um porquinho enlameado incomoda uma festa elegante dos flamingos.

Garoto Barba (de Christopher Faust, ficção, PR, 2010, 14 min)

Fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado porque as outras pessoas costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pêlos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, que mostrará aos seus pais e à cidade inteira que, às vezes, vale a pena lutar pelo o que se é realmente.

Sessão longa-metragem nacional 90 min | Classificação: Livre

O pergaminho vermelho (de Nelson Botter Jr., animação, SP, 2019, 90 min)

Este filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso Red Scroll que a leva a Tellurian, um mundo mágico habitado por criaturas míticas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provações e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e voltar para casa.

Sessão curtas da Mostra Duração total: 52 min | Classificação: Livre

Aquarelado (de Elisa Guimarães, MG, animação, 2022, 3 min)

“Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães e produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas.

Tainá e a Chuva (de Luisa MH Copetti, RJ, animação, 2021, 6 min)

Já famosos na série de tevê, a menina indígena Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Eles cuidam dos animais e protegem a floresta, mas hoje está chovendo e todos estão recolhidos. Cada um conta suas histórias sobre a chuva, seja a respeito dos medos, da origem ou de suas consequências.

O filho do vizinho (de Alex Vidigal, ficção, DF, 2011, 7min30)

Pela janela do seu quarto, Ronaldinho olha maravilhado as aventuras e peripécias de um garoto que é chamado de várias formas pela vizinhança. Dos muitos nomes, Ronaldinho o chama de o Filho do Vizinho.

Mytikah: o livro dos heróis – Ep. 07 Machado de Assis (de Hygor Amorim e Jonas Brandão, SP, animação, 2019, 7 min)

Leco não consegue dormir, e Mytikah aparece para contar a história de Machado de Assis. As crianças encontram o escritor ainda jovem e conhecem seus personagens. Mais tarde eles ajudam Machado a criar uma nova história!

Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min)

Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos,. principalmente porque o irmão mais velho mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.

O balãozinho azul (de Fáuston Silva, ficção, DF, 2013, 18min30)

Filme inspirado em “Le Ballon Rouge (1956) de Albert Lamorisse.” Conta a história de uma garotinha que vem do interior para morar com sua tia, mas nunca recebe carinho e acaba se tornando a serviçal da casa. Ela vive triste até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.

Sessão longa-metragem nacional 80 min | Classificação: Livre

O Menino e o Mundo (de Alê Abreu, animação, SP, 2013, 80 min)

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa a sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas, bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno pelo olhar de uma criança.

escolarO Cineclube Escolar, novo projeto da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, é realizado no cinema do CIC, exclusivamente para escolas, públicas ou privadas, mediante agendamento.

É mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada desde a primeira edição da Mostra em 2002.

A criação do Cineclube Escolar é também mais um passo em direção à Lei 13.006, de 2014, que prevê obrigatoriedade da exibição de duas horas de filmes nacionais nas escolas e vem para aumentar ainda mais o alcance da Mostra.

Plateia composta por adultos e crianças, assistindo a um evento em ambiente fechado. Muitas pessoas estão sorrindo e aplaudindo, criando uma atmosfera de alegria e engajamento. A iluminação é suave, destacando as expressões felizes.

Programação Cultural para as Famílias

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil iniciou as suas atividades em 2017, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. E, desde então, acontece todos os sábados, sempre às 16h, com entrada gratuita, e se confirmou como a programação cultural de sábado de várias famílias. 

Por acontecer no CIC, as sessões de cinema do Cineclube acabam propiciando a visita, antes ou depois, a outros espaços culturais como o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, e a todas as exposições e eventos que por lá acontecem. Isto, é claro, estimula a formação cultural e propicia a visão para as artes das crianças e adultos. 

Além disso, o CIC conta com uma estrutura muito boa para que toda a família consiga usufruir a programação com conforto e qualidade, como café, banheiros, acessibilidade e estacionamento gratuito. Queremos ajudar a transformar o Cinema do Centro Integrado de Cultura novamente em um espaço de formação e diversão, onde todas as crianças com suas famílias de todas as classes sociais possam se unir em um programa cultural de qualidade. 

Integração com Escolas

Também programamos filmes produzidos por crianças e adolescentes em oficinas que acontecem nas escolas, proporcionando que elas vejam as suas produções na tela grande. São as sessões Primeiras Experiências, que incluem um bate papo com os realizadores e vêm sendo uma ótima oportunidade para a troca de saberes e conteúdos entre os professores de arte das escolas públicas e particulares da grande Florianópolis.

O projeto também visa a formação dos professores para o audiovisual, seja a utilização na sala de aula, ou na própria formação de repertório.

Sessões gratuitas e outras atividades escolhidas a dedo

Lembramos que existem ainda muito poucos programas culturais para as crianças gratuitos ao logo do ano. Como as sessões são gratuitas, contamos com um público variado. E, desde as primeiras exibições, quando exibimos algum filme de forte apelo para as crianças, temos a sala lotada, sendo necessário sessões extras. 

Após algumas sessões, realizamos um bate papo com convidados, sejam os diretores dos filmes ou alguém que possa discorrer um pouco sobre os temas tratados e que consideramos de relevância para a formação ética e de valores das nossas crianças. 

Em algumas ocasiões especiais, distribuímos pipoca gratuitamente, ou sorteamos livros. Em outras, produzimos junto ao espaço do café, atividades musicais após a sessão. Tudo escolhido a dedo, com muito carinho e pensando em levar para as crianças o que de melhor é produzido para elas e que estimule um crescimento alegre e saudável. 

Cinema de Qualidade

Quanto aos curtas-metragens, a preocupação com a diversidade também é uma constante e a curadoria é pensada de maneira que a criança possa ver na tela realidades muito parecidas com a sua (o que não acontece no circuito comercial) e também realidades das crianças de partes do mundo não conhecidas. 

Apresentamos filmes nacionais, internacionais e damos espaço para os filmes produzidos em Santa Catarina e em Florianópolis, pois as crianças adoram ver a sua cultura na tela, e se sentirem incluídas. Além disso, filmes internacionais que normalmente não passam no circuito comercial, fazem parte das nossas sessões. 

Cinema de qualidade, que pensa nas nossas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Temos a preocupação de exibir filmes que possibilitam uma infância alegre e livre de preconceitos. 

Patrocinadores do Cineclube da Mostra

Patrocinadores do Cineclube da Mostra
Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo