CINECLUBE DA MOSTRA - TODOS OS SÁBADOS 16H NO CINEMA DO CIC - GRATUITO

Cineclube da Mostra

O objetivo principal do Cineclube Infantil é promover a inclusão social através da arte e do cinema. Pretendemos transmitir noções de cidadania e de identidade nacional, além de mostrar a diversidade cultural do nosso país e do mundo, para todas as crianças da cidade de Florianópolis. 

Programação de Abril/2024 – Sábados, às 16h. GRATUITO

Sessão Longa-Metragem Nacional (87 min) Livre. Recomendação da Mostra: a partir de 6 anos

O Pergaminho Vermelho (de Nelson Botter Jr, SP, animação, 2019, 90 min.)

Este filme conta a história de Nina, uma garota que encontra um misterioso Red Scroll que a leva a Tellurian, um mundo mágico habitado por criaturas míticas. Com a ajuda de um pequeno grupo de heróis, ela terá que enfrentar várias provações e derrotar o Lorde das Trevas para salvar o mundo e voltar para casa.

Sessão Curtas-Metragens internacionais de animação (56 min) Livre

Em parceria com a 15ª Semana Municipal do Livro Infantil Zinzin (de Cloé Besnard, França, animação, 2020, 2 min)

O calor tropical na floresta de Zinzinie é sufocante. Uma mosca mal pode respirar. Ela está à procura de um lugar onde possa descansar e fugir da insuportável temperatura.

Pim & Pom no Museu – A Cidade Grande (Pim & Pom at the Museum – The Big City) (de Gioia Smid, Holanda, animação, 2021, 5 min)

Os curiosos gatos Pim & Pom levam as crianças em uma viagem de descoberta pelo fascinante mundo da arte. Coleções famosas de museus holandeses são o pano de fundo da série animada “Pim & Pom no Museu”.

Juan Vento (Juan Viento) (de Carlos Farina, Argentina, animação, 2020, 4 min)

Juan é o encarregado de limpar as folhas do parque e, em consequência disso, é inimigo irreconciliável do vento. Porém, desta vez, ele o surpreenderá.

Pichintún - Ep. Panchita, a garota do circo (Pichintún - Ep. Panchita, the circus girl) (de Karen Garib Bravo, Chile, animação, 2020, 7 min)

Pichintún é uma série de animação documental que mostra a vida de meninos e meninas do Chile pela narrativa de seus próprios protagonistas. Neste capítulo, vamos conhecer “Panchita”, uma menina que trabalha no “Miquel Circus” com sua família. Ela nos conta como é ter uma vida itinerante, sobre as atividades diárias que todos devem fazer no circo e o jeito especial de ir para a escola.

Vá embora, Alfred! (Go away, Alfred!) (de Célia Tisserant e Arnaud Demuynck, animação, França-Bélgica, 2023, 11 min)

Alfred teve que fugir de seu país por causa da guerra. Sem moradia, ele vaga sem destino, de rejeição em rejeição. Um dia, ele conhece Sonia, que lhe oferece um café…

Água para o peixinho (Camino de agua para un pez) (de Mercedes Marro, Espanha, animação, 2016, 7 min)

É uma noite estrelada quando Oscar vê pela sua janela um peixinho dourado pulando em uma poça suja! Dois gatos estão observando das sombras. Oscar ajudará o peixinho dourado em uma aventura desenfreada em uma noite latino-americana, com a falta de água como pano de fundo.

Névoa (Mist) (de Leonardo Romero Zarza, Colombia, animação, 2021, 10 min)

Nicolas, um menino de 12 anos, se muda com sua família para uma casa de campo em uma floresta enevoada e testemunha o drama de uma família de raposas que misteriosamente aparecem como espectros da floresta. Depois de investigá-los e compreendê-los, ele suspende o véu do medo que o impede de ver quem eles realmente são e toma coragem para ajudá-los a fugir do perigo da estrada que atravessa a floresta.

O carrossel (La calesita) (de Augusto Schillaci, animação, Argentina-Canadá-Estados Unidos, 2022, 10 min)

Uma história emocionante sobre os amados argentinos operadores de carrossel que dedicaram suas vidas a proporcionar diversão e felicidade às crianças e às suas vizinhanças. Esta é uma história de perseverança e de senso de comunidade acima do indivíduo.

Sessão Longa-Metragem Internacional (82 min) Livre

Fiddlesticks (de Veit Helmer, Alemanha, ficção, 2014, 82min)

As crianças de Bollersville fogem do jardim de infância para libertar os avós do asilo.

Em parceria com o projeto Brincadeiras das Crianças Japonesas Sessão Longa-Metragem Internacional (87 min) Livre

Meu amigo Totoro (de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 1995, 87 min)

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.

O Cineclube Escolar, novo projeto da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, será realizado todas as quintas-feiras, uma sessão pela manhã e outra à tarde, no cinema do CIC, exclusivamente para escolas, públicas ou privadas, mediante agendamento.

É mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada desde a primeira edição da Mostra em 2002.

A criação do Cineclube Escolar é também mais um passo em direção à Lei 13.006, de 2014, que prevê obrigatoriedade da exibição de duas horas de filmes nacionais nas escolas e vem para aumentar ainda mais o alcance da Mostra.

Programação Cultural para as Famílias

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil iniciou as suas atividades em 2017, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. E, desde então, acontece todos os sábados, sempre às 16h, com entrada gratuita, e se confirmou como a programação cultural de sábado de várias famílias. 

Por acontecer no CIC, as sessões de cinema do Cineclube acabam propiciando a visita, antes ou depois, a outros espaços culturais como o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, e a todas as exposições e eventos que por lá acontecem. Isto, é claro, estimula a formação cultural e propicia a visão para as artes das crianças e adultos. 

Além disso, o CIC conta com uma estrutura muito boa para que toda a família consiga usufruir a programação com conforto e qualidade, como café, banheiros, acessibilidade e estacionamento gratuito. Queremos ajudar a transformar o Cinema do Centro Integrado de Cultura novamente em um espaço de formação e diversão, onde todas as crianças com suas famílias de todas as classes sociais possam se unir em um programa cultural de qualidade. 

Integração com Escolas

Também programamos filmes produzidos por crianças e adolescentes em oficinas que acontecem nas escolas, proporcionando que elas vejam as suas produções na tela grande. São as sessões Primeiras Experiências, que incluem um bate papo com os realizadores e vêm sendo uma ótima oportunidade para a troca de saberes e conteúdos entre os professores de arte das escolas públicas e particulares da grande Florianópolis.

O projeto também visa a formação dos professores para o audiovisual, seja a utilização na sala de aula, ou na própria formação de repertório.

Sessões gratuitas e outras atividades escolhidas a dedo

Lembramos que existem ainda muito poucos programas culturais para as crianças gratuitos ao logo do ano. Como as sessões são gratuitas, contamos com um público variado. E, desde as primeiras exibições, quando exibimos algum filme de forte apelo para as crianças, temos a sala lotada, sendo necessário sessões extras. 

Após algumas sessões, realizamos um bate papo com convidados, sejam os diretores dos filmes ou alguém que possa discorrer um pouco sobre os temas tratados e que consideramos de relevância para a formação ética e de valores das nossas crianças. 

Em algumas ocasiões especiais, distribuímos pipoca gratuitamente, ou sorteamos livros. Em outras, produzimos junto ao espaço do café, atividades musicais após a sessão. Tudo escolhido a dedo, com muito carinho e pensando em levar para as crianças o que de melhor é produzido para elas e que estimule um crescimento alegre e saudável. 

Cinema de Qualidade

Quanto aos curtas-metragens, a preocupação com a diversidade também é uma constante e a curadoria é pensada de maneira que a criança possa ver na tela realidades muito parecidas com a sua (o que não acontece no circuito comercial) e também realidades das crianças de partes do mundo não conhecidas. 

Apresentamos filmes nacionais, internacionais e damos espaço para os filmes produzidos em Santa Catarina e em Florianópolis, pois as crianças adoram ver a sua cultura na tela, e se sentirem incluídas. Além disso, filmes internacionais que normalmente não passam no circuito comercial, fazem parte das nossas sessões. 

Cinema de qualidade, que pensa nas nossas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Temos a preocupação de exibir filmes que possibilitam uma infância alegre e livre de preconceitos. 

Patrocinadores do Cineclube da Mostra 2023

Patrocinadores do Cineclube da Mostra 2023

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil
    VOLTAR AO TOPO