CINECLUBE DA MOSTRA - TODOS OS SÁBADOS 16H NO CINEMA DO CIC - GRATUITO

Cineclube da Mostra

O objetivo principal do Cineclube Infantil é promover a inclusão social através da arte e do cinema. Pretendemos transmitir noções de cidadania e de identidade nacional, além de mostrar a diversidade cultural do nosso país e do mundo, para todas as crianças da cidade de Florianópolis. 

Programação de Março/2024 – Sábados, às 16h. GRATUITO

Sessão de Longa-Metragem Nacional - 97 min - Livre

Empirion: Uma aventura com Einstein (De Michael Ruman, Ficção, Brasil, 2023, 97 min)

Num futuro não muito distante, Félix, um pré-adolescente apaixonado por ciência, terá que deixar a escola. Ele perdeu sua bolsa de estudos e precisa trabalhar porque sua família está passando por dificuldades financeiras devido à doença da irmã, Amelinha. A solução é vencer um concurso de invenções, pois, além do prêmio em dinheiro, terá o sonhado passaporte para o mundo da ciência. O tempo é curto, e o pequeno gênio, estancado em equações quânticas, precisa de apoio. Seus amigos Zé Coelho e Sara embarcarão com ele na missão de encontrar o famoso Albert Einstein — materializado no presente graças ao polêmico projeto Empirion — e conseguir a ajuda que falta para finalizar o invento. Mas nada será fácil, pois Fausto, o dono do hotel onde o cientista está hospedado, e sua filha Maria, colega de classe de Félix, farão de tudo para roubá-lo.

Sessão de Longa-Metragem Nacional - 85 min - Livre

A ilha dos Ilús (de Paulo GC Miranda, animação, Brasil, 2022, 85 min)

Pocó está pronto para nascer e viver o melhor dia da sua vida! Porém, uma cegonha o envia para a família errada, e ele é obrigado a voltar para a Ilha dos Ilús, local mítico onde vivem todos os animais antes de nascerem. Inconformado, Pocó quer conhecer sua verdadeira família e, com a ajuda de Oli, sua melhor amiga, pretende descobrir a todo custo onde fica a passagem secreta para o mundo de fora.

Sessão de Longa-Metragem Internacional - 83 min - dublada - Livre

O Faraó, o Selvagem e a Princesa (Le pharaon, le sauvage et la princesse) (De Michel Ocelot, Animação, França/Bélgica, 2022, 83 min)

3 contos, 3 épocas, 3 universos: uma epopeia do antigo Egito, uma lenda medieval da Auvergne, uma fantasia do século XVIII com trajes otomanos e palácios turcos, para ser transportado por sonhos contrastantes, repletos de deuses magníficos, tiranos revoltantes, justiceiros alegres, amantes astutos, príncipes e princesas agindo por conta própria – em uma explosão de cores.

Sessão de Curtas-Metragens Nacionais - 59 min - Livre

Em parceria com a Maratona Cultural

Cora e os corais (De Levi Luz e Bia Hetzel, animação, BA, 2023, 12 min)

Cora é uma menina que tem o superpoder de escutar a vida marinha. O que ela descobre em suas aventuras faz a mágica de transformar a visão e a atitude de todos nós em relação ao oceano. repletos de deuses magníficos, tiranos revoltantes, justiceiros alegres, amantes astutos, príncipes e princesas agindo por conta própria – em uma explosão de cores.

Saudades em cor (De Arthur Felipe Fiel, animação, ES, 2023, 10 min)

Após perder seu avô para um vírus desconhecido, um pequeno garotinho revisita suas vivências e experiências com seu já partido ente querido. Ao encontrar uma fotografia do seu avô consigo, o pequeno vai a sua cama e abre o livro de histórias que, na imagem, seu avô segurava enquanto para ele lia. É a partir de um mergulho naquelas multicoloridas narrativas que o pequeno menino ressignifica sua dor, transformando Saudades em cor.

Tom Tamborim (De Maria Carolina e Igor Souza, animação, BA, 2022, 10 min)

Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.

Esquadrão do Mar Azul - Parece, mas não é! (De Rubens Belli, animação, SC, 2023, 7 min)

Nessa aventura, o Esquadrão do Mar Azul ajuda a amiga Duquesa a se libertar do lixo que se prendeu a ela, e uma dupla de Águas Vivas a entender que a nova…

Contos mirabolantes - O olho do Mapinguari (De Andrei Miralha, animação, PA, 2023, 9 min)

Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas, cansada de ouvir sempre as mesmas, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante” em que narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia — um enorme monstro com uma enorme boca em sua barriga — perdeu seu único olho na floresta e de como a destemida Maria Estrela, montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.

Era uma noite de São João (De Bruna Velden, animação, PB, 2022, 11 min)

Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.

Sessão de Longa-Metragem Nacional - 74 min - Livre

Teca e Tuti: Uma noite na biblioteca (De Eduardo Perdido, Tiago MAL, Diego M. Doimo, Animação, Brasil, 2023, 74 min)

A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação, Tuti, numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal, eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca em busca da história mais importante de suas vidas.

O Cineclube Escolar, novo projeto da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, será realizado todas as quintas-feiras, uma sessão pela manhã e outra à tarde, no cinema do CIC, exclusivamente para escolas, públicas ou privadas, mediante agendamento.

É mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada desde a primeira edição da Mostra em 2002.

A criação do Cineclube Escolar é também mais um passo em direção à Lei 13.006, de 2014, que prevê obrigatoriedade da exibição de duas horas de filmes nacionais nas escolas e vem para aumentar ainda mais o alcance da Mostra.

Programação Cultural para as Famílias

O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil iniciou as suas atividades em 2017, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. E, desde então, acontece todos os sábados, sempre às 16h, com entrada gratuita, e se confirmou como a programação cultural de sábado de várias famílias. 

Por acontecer no CIC, as sessões de cinema do Cineclube acabam propiciando a visita, antes ou depois, a outros espaços culturais como o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, e a todas as exposições e eventos que por lá acontecem. Isto, é claro, estimula a formação cultural e propicia a visão para as artes das crianças e adultos. 

Além disso, o CIC conta com uma estrutura muito boa para que toda a família consiga usufruir a programação com conforto e qualidade, como café, banheiros, acessibilidade e estacionamento gratuito. Queremos ajudar a transformar o Cinema do Centro Integrado de Cultura novamente em um espaço de formação e diversão, onde todas as crianças com suas famílias de todas as classes sociais possam se unir em um programa cultural de qualidade. 

Integração com Escolas

Também programamos filmes produzidos por crianças e adolescentes em oficinas que acontecem nas escolas, proporcionando que elas vejam as suas produções na tela grande. São as sessões Primeiras Experiências, que incluem um bate papo com os realizadores e vêm sendo uma ótima oportunidade para a troca de saberes e conteúdos entre os professores de arte das escolas públicas e particulares da grande Florianópolis.

O projeto também visa a formação dos professores para o audiovisual, seja a utilização na sala de aula, ou na própria formação de repertório.

Sessões gratuitas e outras atividades escolhidas a dedo

Lembramos que existem ainda muito poucos programas culturais para as crianças gratuitos ao logo do ano. Como as sessões são gratuitas, contamos com um público variado. E, desde as primeiras exibições, quando exibimos algum filme de forte apelo para as crianças, temos a sala lotada, sendo necessário sessões extras. 

Após algumas sessões, realizamos um bate papo com convidados, sejam os diretores dos filmes ou alguém que possa discorrer um pouco sobre os temas tratados e que consideramos de relevância para a formação ética e de valores das nossas crianças. 

Em algumas ocasiões especiais, distribuímos pipoca gratuitamente, ou sorteamos livros. Em outras, produzimos junto ao espaço do café, atividades musicais após a sessão. Tudo escolhido a dedo, com muito carinho e pensando em levar para as crianças o que de melhor é produzido para elas e que estimule um crescimento alegre e saudável. 

Cinema de Qualidade

Quanto aos curtas-metragens, a preocupação com a diversidade também é uma constante e a curadoria é pensada de maneira que a criança possa ver na tela realidades muito parecidas com a sua (o que não acontece no circuito comercial) e também realidades das crianças de partes do mundo não conhecidas. 

Apresentamos filmes nacionais, internacionais e damos espaço para os filmes produzidos em Santa Catarina e em Florianópolis, pois as crianças adoram ver a sua cultura na tela, e se sentirem incluídas. Além disso, filmes internacionais que normalmente não passam no circuito comercial, fazem parte das nossas sessões. 

Cinema de qualidade, que pensa nas nossas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Temos a preocupação de exibir filmes que possibilitam uma infância alegre e livre de preconceitos. 

Patrocinadores do Cineclube da Mostra 2023

Patrocinadores do Cineclube da Mostra 2023

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil
    VOLTAR AO TOPO