Quem Somos

A Mostra existe para levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e exibir filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e dos seis continentes. Com isso, quer ampliar a visão de mundo das crianças por meio do cinema e fortalecer a essência das múltiplas infâncias.

Aceitar e valorizar o diferente pode ser a chave para um mundo melhor.

A Lume Produções Culturais, idealizadora e realizadora da Mostra, promove anualmente dois eventos: a Mostra de Cinema Infantil, festival de cinema para crianças e jovens, com exibição de curtas e longas-metragens, Mostra Competitiva para eleger os melhores curtas, debates e oficinas para realizadores e educadores, além de shows musicais; e o Circuito de Cinema Infantil, com debates, oficinas e filmes, esse voltado especificamente para educadores e interessados em cinema e educação.

Outra iniciativa é o Cineclube da Mostra, temporariamente paralisado por conta da pandemia. Como alternativa, a direção do evento disponibiliza filmes brasileiros do acervo no canal de YouTube Mostra de Cinema Infantil para serem assistidos a qualquer momento.

Todos os eventos são gratuitos e majoritariamente acessíveis em LIBRAS e audiodescrição. A Mostra de Cinema Infantil, em parceria com canal Filmes que Voam, foi pioneira na acessibilidade em eventos e em conteúdo audiovisual.

imagem de crianças lotando sessão da Mostra
Pessoas na frente da entrada da Mostra no teatro Pedro Ivo

O festival de cinema para crianças anual

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2001 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

Exibe filmes nacionais e internacionais e recebe grandes nomes do cinema e da literatura, além de realizadores brasileiros e de outros países, para debater cinema infantil e conversar com o público após as sessões. Já passaram pela Mostra Ziraldo, Alê Abreu, Ana Maria Machado, Andrés Lieban, Aida Queiroz, Cao Hamburguer, Carla Camurati, Célia Catunda, Michel Ocelot, Rosane Svartman, Tomm Moore, Walter Tournier, entre outros.

A Mostra premia jovens e experientes diretores por meio da Mostra Competitiva nacional e internacional e reconhece a contribuição de quem atua em prol do cinema para a infância com o Prêmio Amigo do Cinema Infantil.

Para o público infantil, promove experiências artísticas afetivas, com exibição de filmes, sorteio de livros, pipoca gratuita, oficinas de audiovisual e shows musicais em todas as edições. Palavra Cantada, Hélio Ziskind, Crianceiras, Fernanda Takai, Fortuna, Pequeno Cidadão (liderado por Arnaldo Antunes), Carlinhos Brown Kids foram alguns dos artistas e grupos que já encerraram a Mostra, além dos grupos locais que se apresentam no famoso Palquinho da Mostra.

Para realizadores, promove debates, oficinas e capacitações, com objetivo de atualizar e valorizar os conteúdos produzidos para as crianças. Também realiza pitchings para apresentação de conteúdo nacional para o mercado do audiovisual brasileiro e internacional.

Para professores, oferece oficinas e palestras sobre audiovisual em contextos educativos, para que mais e mais crianças tenham acesso ao cinema brasileiro de qualidade durante o ano todo.

A Mostra atua em prol do cinema brasileiro para todos e participou ativamente na construção de várias políticas públicas para incentivar o segmento, como, por exemplo, a Lei 13006.

Em 2021, celebra 20 anos de trajetória! Viva a Mostra! Viva a arte! Viva as crianças!

Mostra em números (2001 a 2021)

Celebra 20 anos de Mostra em 2021

Levou arte e cinema para mais de 1 milhão crianças

Exibiu cerca de 1.200 filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens nacionais e internacionais 

Premiou cerca de 90 diretores por meio da Mostra Competitiva 

Concedeu o Prêmio Amigo do Cinema Infantil para mais de 30 profissionais que atuam em prol do cinema para infância 

Realizou 10 edições do Circuito de Cinema Infantil

Distribuiu 17 DVDS com 140 curtas-metragens brasileiros em SC e no Brasil

Exibiu mais de 200 filmes em 150 sessões de Cineclube da Mostra

Catarininha, personagem da Mostra

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil