Mostra 2020

A 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis aconteceu entre os dias 21 e 28 de Novembro de 2020 totalmente online e gratuita. Devido ao grande sucesso, mantivemos toda a programação disponível no canal do youtube até o dia 7 de Dezembro. Foram exibidos na Mostra 41 curtas-metragens nacionais de todo país, 21 curtas-metragens internacionais e três longas metragens. Parte da programação ainda encontra-se disponível e você pode conferir nesta página ou em nosso canal.

Bate-papo com realizadores após exibição de filmes

Bate-papo com realizadores

Realizar a Mostra totalmente online foi um grande desafio, mas que acabou transformando o alcance do evento ainda maior.  Tivemos uma programação muito diversificada, com filmes e atividades internacionais, e também de várias partes do país.

Realizamos grande parte do evento ao vivo pelo YouTube, por acreditarmos que ele é a plataforma mais democrática e conhecida por grande parte da população, mas também contratamos uma plataforma nacional que exibia as sessões a qualquer momento, e realizamos uma parceria com a TV Câmara de Florianópolis para possibilitar que crianças que não tinham acesso a internet pudessem assistir os filmes da Mostra na TV aberta em determinados momentos.

Assim acreditamos que alcançamos um público bem grande e diverso nesta edição, e levamos alegria e arte em um ano tão complexo. Foram alcançadas 17.000 visualizações.

Tela de uma sessão de curtas com crianças

Sessões de curtas com crianças

Os longas-metragens brasileiros tiveram sessões online com debate com os diretores. Aclamado pela crítica mundial, a produção internacional Liyana foi exibida pela primeira vez no Brasil pela 19ª Mostra. Tivemos também sessões de curtas-metragens e bate-papo com crianças, enriquecendo a sessão com suas opiniões e perguntas.

No Fórum de Cinema Educação desta edição, oferecemos o workshop Panorama do Cinema Brasileiro para Educadores, com Cláudia Mogadouro, formadora audiovisual de professores em São Paulo. O evento com 10 horas aula contou com 560 participantes.

Assista os trailers e conheça os filmes exibidos na 19ª Mostra:

Além da programação ao vivo e oficinas, o canal YouTube da Mostra disponibilizou, durante o evento e até 07/12, as seguintes playlists de filmes:
• Filmes Acessíveis – LIBRAS
• Filmes Acessíveis – AUDIODESCRIÇÃO
• Projetos Escolares +4 anos
• Projetos Escolares +6 anos
• Projetos Escolares +8 anos
• Projetos Escolares +10 anos
Os curtas-metragens que permitiram legalmente a exibição no YouTube também foram organizados em sessões por recomendação de faixa etária e disponibilizados nas seguintes playlists:
• Sessão Mostra 2020 +4 anos
• Sessão Mostra 2020 +6 anos
• Sessão Mostra 2020 +8 anos
• Sessão Mostra 2020 +10 anos

Os Premiados da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2020

Colmeia – Melhor ficção nacional

Dirigido por Karinna De Simone (SP), a ficção Colmeia (2018) conta a história de Sophia e seus colegas, que às vésperas da mais importante competição de robótica do ano, passam a noite escondidos na escola para tentar terminar seu robô a tempo do campeonato.

Napo – Melhor Animação Nacional

A animação Napo (2020), de Gustavo Ribeiro(PR), conta a história do menino John, que,  incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados ​​e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. 

Gustavo Entrevista – Prêmio Projeto Nacional

Em Gustavo Entrevista (2019), curta experimental de Sandra Amaral (SP), Gustavo e Manuela nos dão uma gostosa amostra do que é “ser criança”. Entre falas, caras, brincadeiras e filmagens, nos remetem ao mundo infantil, um mundo em que o improviso existe. Filme produzido em projeto escolar por crianças com idade a partir de 4 anos.

Manhã – Melhor Animação Internacional

Com direção de Reyhane Kavosh (Irã), Manhã (2019) é uma singela animação musical sobre a beleza do início do dia na vida na cidade. O filme, que tem a duração de um minuto, fez parte da sessão de abertura do festival, junto a outros curtas da mesma diretora. 

3 pés – Melhor Ficção Internacional

A ficção 3 pés (2018), da diretora colombiana Giselle Geney, conta a  história de Gonzalo, um menino de 10 anos que mora numa cidade no campo colombiano e tem que chegar com os sapatos limpos na sua escola para evitar o pior castigo do mundo: que seu professor tire a sua bola até o final do ano.

Oficinas

Na Mostra 2020 foram realizadas quatro oficinas, duas para crianças e duas com foco nos educadores, todas online e gratuitas: Animação de recorte em casa, com Waleska Ruschel e Dançando com Alice Guy (para crianças); Educação (a partir do) Audiovisual e Como educadores podem aproveitar a linguagem audiovisual, para educadores, ambas com Moira Toledo. Assista abaixo!

Encontros do Cinema Infantil

Programação adulta com cinco lives, quatro com convidados brasileiros e uma com o diretor 2 vezes indicado ao Oscar, Toom Moore. O objetivo foi debater e estimular a produção audiovisual para crianças no Brasil. Como convidados, realizadores e realizadoras atuantes no mercado, com filmes recém lançados ou produções de longas-metragens com estreia prevista para 2020 ou início de 2021. A cada dia, uma conversa sobre um tema diferente, relacionado ao cinema para a infância. Mediação da documentarista e jornalista Flavia Guerra. Confira a seguir!

Palquinhos da Mostra

Na edição de 2020 tivemos três shows transmitidos pelo canal do YouTube e pela página no Facebook da Mostra de Cinema Infantil.
Hélio Ziskind apresentou canções ilustradas que contam histórias. Canções de Makuru foi uma experiência musical, cênica e audiovisual para bebês. E Carlinhos Brown Kids tocou oito canções compostas especialmente para seu fiel público mirim em um cenário divertido com muita história, bate-papo, coreografias e brincadeiras. Assista!

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil