Mostra de Cinema Infantil nas Escolas

É educadora? Educador? Que bom que está aqui! A Mostra leva gratuitamente arte para crianças de diferentes contextos sociais e exibe filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e dos seis continentes.

ilustração elementos circulares

Mostra de Cinema Infantil nas Escolas

É educadora? Educador? Que bom que está aqui! A Mostra leva gratuitamente arte para crianças de diferentes contextos sociais e exibe filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e dos seis continentes.

ilustração elementos circulares

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma sessão da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis na sua Escola!

Veja a programação de atividades para educadores na Mostra 2023

Fórum de Cinema e Educação

Como educar com e para a imagem.

Apresentação da Mostra e entrega de materiais para profissionais da educação municipal de Florianópolis com orientações para realização das sessões de cinema nas escolas.

Sexta-feira 29/09 | 9h.

Auditório do Centro de Educação Continuada
Secretaria Municipal de Educação.
Rua Ferreira Lima, 82 – Centro, Florianópolis – SC.

Forum 2022

Em 2022, 110 professores participaram do Fórum.

Abertura da Mostra: Educação para a Diversidade | Cultura de Paz nas Escolas

Solenidade para adultos – professores, patrocinadores e parceiros.

Com Daniel Munduruku.

Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 56 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP e Pós-Doutorado em Linguística pela UFSCar.

Quarta-feira, 11/10 | 14h

Sala de Cinema do CIC

Daniel Munduruku

Encontro Nacional do Cinema Infantil

O audiovisual para crianças é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do cinema brasileiro. A formação de plateia, assim como a difusão, são partes muito importantes da cadeia audiovisual e precisam ser levadas em conta neste momento de reconstrução. E a criança é sujeito de direitos assegurados por Lei. Com a presença da Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e pessoas de todo o país que trabalham pelo cinema para crianças, este encontro pretende contribuir nesta retomada de políticas públicas do audiovisual brasileiro. Vagas limitadas.

Faça sua inscrição gratuita neste link!

Dia 16 de outubro | 14h.

 Sala de Cinema do CIC

Joelma Gonzaga

II Seminário Infâncias, Mídias e Tecnologias: Educação para a Imagem

Em parceria com a Diretoria da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, este seminário presencial irá abordar a relação entre as crianças e as telas e a importância da educação para a imagem.

Com mediação de Gilka Girardello (Professora da UFSC e curadora da Mostra), Clarice Cardell (produtora e diretora do Bebelume, dedicada à criação audiovisual poética para os primeiros anos) e Liana Vila Nova (pesquisadora em educação da imagem, Festival Takorama) irão debater e aprofundar este tema tão atual na vida das crianças.

Gilka Girardello

Gilka Girardello

Clarice Cardell

Clarice Cardell

Liana Vila Nova

Liana Vila Nova

A programação inicia 9h na Sala de Cinema do CIC e segue a partir das 13h30 no Auditório do Centro de Educação Continuada – CEC (Rua Ferreira Lima, nº 82, Centro) com a mediação de Carmen Nunes e Juliana Müller (NUFPAEI/DEI) com o compartilhamento do processo coletivo de estudos e da elaboração de orientações sobre mídias e tecnologias da Rede Municipal de Educação Infantil de Florianópolis (RMEF).

Faça sua inscrição gratuita neste link!

Quarta-feira, 18/10 | 9h

Sala de Cinema do CIC

foto de criança com celular nas mãos

Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil

    Gilka Girardello

    Gilka Girardello é professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC.

    Clarice Cardell

    É atriz, diretora e produtora cultural. Foi fundadora da companhia teatral, La Casa Incierta, companhia com o nome de maior destaque no campo do Teatro para bebês na Espanha e no Brasil, com um repertório 14 espetáculos para bebês. No âmbito internacional a companhia realizou mais de 2000 apresentações em festivais ou em países como a França, Espanha, Bélgica, Itália, Portugal, Holanda, Israel, Finlândia e Rússia.

    Clarice realiza também a curadoria e produção do Festival Primeiro Olhar, festival referência na América Latina no campo das artes e da primeira infância, que já está em sua 9a edição e coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância. Em 2007, recebeu menção honrosa na ASSITEJ Internacional pela inovação da obra Pupila dágua. Em 2017, recebeu em Washington o premio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.

    Desde o ano 2018, funda a produtora Bebelume, dedicada à criação audiovisual poética para os primeiros anos, tendo realizado como diretora e roteirista 2 curtas-metragens e 5 series para televisões e canais digitais.

    Liana Vila Nova

    Pesquisadora em educação da imagem com ênfase no público jovem e infantil, ,programadora e produtora audiovisual. Diretora na América Latina da Associação Internacional Films Pour Enfants e do Festival Takorama que ganhou o primeiro lugar, no principal prêmio Global da UNESCO MIL, em 2021. Embaixadora da Organização francesa 3-6-9-12+, que pesquisa o impacto das telas no desenvolvimento humano. Fundadora do 3emeio e coordenadora do Fórum do Movimento das Imagens.