Conexão, cinema e educação em tempos de Pandemia

As atividades ao vivo do Circuito 2020 foram encerradas, mas os filmes e conversas gravadas continuam disponíveis no canal TV Mostra no Youtube. Assista!

O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens é um evento online gratuito que reúne oficinas de Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos, conversas sobre Cinema e Educação e exibição de filmes catarinenses, em 9 dias de programação – de 31 de agosto a 8 de setembro.

Esta é a 9ª edição do Circuito e estamos estreando no universo virtual, com uma edição 100% online que dá acesso a potentes conteúdos e filmes, valoriza a interação e capacita educadores e gestores culturais. Tudo será transmitido pelos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes Facebook e YouTube. Aberto ao público e gratuito.

Neste ano, pela primeira vez, teremos uma seleção de curtas catarinenses. Acreditamos na força do pertencimento por meio do audiovisual e reconhecemos a importância das crianças verem sua cultura nas telas.

Além disso, queremos levar o cinema produzido em Santa Catarina, ainda pouco conhecido e debatido, às crianças, jovens, famílias e educadores de todos os municípios de Santa Catarina e de todo o Brasil.

Os curtas catarinenses serão lançados na abertura do evento – todos os filmes ficarão disponíveis para livre acesso durante o Circuito. Também serão exibidos ao vivo nas redes da Mostra, com bate-papo com realizadores ao final de cada sessão.

A programação foi pensada com muito carinho e cuidado para dar mais subsídio aos professores em sua atuação nesse momento tão delicado pelo qual estamos passando. Desejamos que educadores participem das oficinas, conversas e se apropriem dos filmes disponíveis e exibam em sala de aula.

Sejam todas e todos bem-vindas e bem-vindos!

Atenção Participante – Sobre Certificado

Orientações para emissão do Certificado foram enviadas para o e-mail de cada participante através da ferramenta e-certificado. Com o seu CPF e a senha fornecida no email você deve acessar o site indicado e baixar ou imprimir o Certificado. 

Se você não recebeu ou teve algum problema, escreva para circuito@mostradecinemainfantil.com.br



Conversas Cinema e Educação

Pílulas de reflexão e estímulo para educadores em meio a Pandemia

As conversas sobre Cinema e Educação do Circuito se propõem trazer um panorama de todos os projetos importantes que acontecem no Brasil nesta área, além de serem pílulas de reflexão e estímulo. Por isso, serão de curta duração, com interação ao final de cada conversa.

Assuntos como educação audiovisual e criação de filmes nas escolas e filmes com e para crianças, entre outros, estão na programação que terá a participação de profissionais do Cinema e da Educação de diversos estados brasileiros.

sonia

Sonia Goulart

Gilka

Gilka Girardello

ally

Ally Colaço

Gabriela-Romeu

Gabriela Romeu

Rita-da-Silva

Rita da Silva

Ana_Barbara

Ana Bárbara Ramos

felipe

Felipe Leal

monica

Monica Fantin

angelica

Maria Angélica

claudia

Cláudia Mogadouro

jose

José Douglas Santos

simone

Simone Monteiro

simone

Marialva Monteiro

sandro

Sandro Cordeiro

Oficinas

Atividades online voltadas aos profissionais da educação

No total serão seis oficinas sobre Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos, voltadas aos profissionais da educação que querem se aproximar do universo audiovisual e incorporá-lo às suas práticas educativas.

O conteúdo transmitido permitirá ampliação do repertório de forma crítica, criativa e reflexiva. Outro objetivo da atividade é inspirar práticas de produção e mediação com recursos audiovisuais acessíveis.

A frente desta atividade está o Coletivo Móbile Educacional.

Ementas das oficinas

Interfaces da educação das famílias e dos professores no uso das tecnologias por crianças e jovens (materiais, planejamento, tempo de tela). Tecnologias digitais/audiovisual e as fases do desenvolvimento humano. A relação da família e da escola em tempos de pandemia e os usos potenciais do audiovisual na comunicação.

Pesquisa de referências de linguagem para a produção de vídeos para crianças, famílias e professores. Definição de interlocutor (para quem), tema (o quê) e formato (como). Elaboração de roteiro audiovisual para a produção de vídeos em contextos educativos e compartilhamento online.

Produção audiovisual caseira e com recursos técnicos básicos e/ou limitados. Gravação, fotografia e captação de áudio. Estratégias para a captação de imagens e sons: ambiente/cenários, iluminação, áudio e composição (enquadramentos, foco e movimento). Recursos técnicos básicos: gravação com celular, uso de materiais caseiros e improvisações (faça você mesmo/do it yourself (DIY)).

Decupagem de material e elaboração de roteiro de edição de vídeo. Organização do material, unidade estética (coerência de linguagem e identidade visual). Aplicativos de celular para a edição de vídeos: principais recursos.

Publicação e compartilhamento de vídeos em repositórios online (plataformas), canais no youtube e redes sociais. Definições técnicas, direitos autorais, faixa-etária e classificação indicativa.

Aplicativos que contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. Uso consciente e crítico de produções audiovisuais e aplicativos já disponíveis. Curadoria para e com as crianças e jovens. Produção audiovisual para aulas online. Possibilidades de avaliação no ensino remoto.

Facilitação das Oficinas com o Coletivo Móbile Educacional

São quatro educadoras/pesquisadoras que atuam na formação de professores e professoras na e da cultura digital. Ministram oficinas, lives e palestras, trabalham com consultoria, assessoria e projetos. Buscam a ampliação de repertórios audiovisuais e a autonomia nos processos criativos de comunicação no contexto da cultura digital. São idealizadoras e atuam no projeto Cinema na escola: construindo espaços de cidadania: https://cinemanaescolanica.wordpress.com/blog/

Bacharel em Cinema e Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Atua no desenvolvimento de projetos de formação de professores, mediação de cineclubes, além da realização de mostras de cinema voltados para infância, educação e direitos humanos, como o Projeto Inventar com a Diferença. Atualmente é doutoranda em Educação (PPGE/UFSC) na linha de Educação e Comunicação e tem como tema de pesquisa as interlocuções entre cinema e formação de professoras

Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Especialista em Psicopedagogia (FMP), Desing Instrucional para EaD (FACEL), Orientação e Supervisão Escolar (FAVENI). Professora na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Os estudos estão voltados para a educação (da família e dos professores) no uso das tecnologias digitais pelas crianças. Atuou na formação continuada de professores(as) do município de Palhoça/SC, dos dirigentes municipais da educação, na rede estadual de Santa Catarina (link: https://www.youtube.com/watch?v=V4HaIBrmtr4).

Jornalista, estudante de Pedagogia, Doutora e Mestre em Educação (UFSC e UDESC). Pesquisadora da cultura digital, mídia-educação, currículo e formação de professores. Trabalhou por oito anos no desenvolvimento de plataformas digitais educativas para jovens e adultos (jogos, ambientes digitais de formação, stands e museus interativos). Atuou como roteirista em audiovisuais para EaD, como assistente de direção em publicidade, e na produção de documentários sobre os mais variados temas.

Mestre em Educação (PPGE/UDESC) e Doutoranda em Educação (PPGE/UFSC), linha de pesquisa “Educação e Comunicação”. Pedagoga. Coordenadora Pedagógica da Faculdade Cesusc. Pesquisadora sobre cultura digital e as interfaces com a educação, tanto no uso das tecnologias digitais realizado pelas crianças como o uso pedagógico por educadores. Atuou como professora da educação básica e ensino superior na modalidade a distância.

Programação

9 dias de conversas, oficinas e bons filmes!

Todas as atividades serão online, transmitidas ao vivo nos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes Facebook e YouTube. Aberto ao público e gratuito.

31 de agosto
Segunda-feira

10h às 11h30 – Oficina

Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Educação e Tecnologias, com o Coletivo Móbile Educacional

14h às 15h30 – Abertura: Conversas sobre Cinema e Educação

Apresentação: Luiza Lins – Diretora Geral do Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens.
Tema: Educação, arte e mídias digitais
Convidada 1: Sonia Goulart (DF)
Convidada 2: Gilka Girardello (SC)
Lançamento dos curtas-metragens catarinenses

1 de setembro
Terça-feira

10h às 11h30 – Oficina

Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Linguagem Audiovisual e Roteiro, com o Coletivo Móbile Educacional

14h às 15h30 – Conversas sobre Cinema e Educação

Tema: Filmes com e para crianças
Convidada 1: Gabriela Romeu (SP)
Convidada 2: Rita da Silva (SC)
Relato de experiência: Ally Collaço (SC)

2 de setembro
Quarta-feira

10h às 11h30 – Oficina

Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Produção Audiovisual, com o Coletivo Móbile Educacional

14h às 15h30 – Conversas sobre Cinema e Educação

Tema: A educação audiovisual e a criação de filmes na escola
Convidada 1 : Ana Bárbara Ramos (Semente Cinematográfica – PB)
Convidada 2: Felipe Leal (Semente Cinematográfica – PB)
Mediação: Monica Fantin (UFSC/SC)

3 de setembro
Quinta-feira

10h às 11h30 – Oficina

Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Edição de Vídeo, com o Coletivo Móbile Educacional

14h às 15h30 – Conversa sobre Cinema e Educação

Tema: Lei 13.006 e a formação de professores
Convidada 1: Maria Angélica (Programa de Alfabetização Audiovisual – RS)
Convidada 2: Cláudia Mogadouro (Cineclube de Educadores-SP)
Mediação: José Douglas Santos (SE)

4 de setembro
Sexta-feira

10h às 11h30 – Oficina

Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Publicar e Compartilhar, com o Coletivo Móbile Educacional

14h ás 15h30 – Conversas sobre Cinema e Educação

Tema: Cineclube nas escolas
Convidada 1: Simone Monteiro – Multirio – RJ
Convidada 2: Marialva Monteiro – Cineduc-RJ
Relato de experiência: Sandro Cordeiro (UFRN)

5 de setembro
Sábado

17h às 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses

– O Mistério do Boi de Mamão (de Luiza Lins, ficção, SC 2005, 13′)
– Campeonato de Pescaria (de Luiza Lins e Marco Martins, ficção, SC, 2009, 14′)
– Nuvem (de Vanessa Sandre, ficção, SC, 2014, HD, 15’)
Após a sessão: Bate papo com os realizadores Luiza Lins, Marco Martins e Vanessa Sandre.

6 de setembro
Domingo

17h às 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses

– Taí ó, uma aventura na Lagoa (de Mauricio Venturi, ficção, SC, 2014, 15’)
– Meu tio que me disse (de Vanusa Angelita Ferlin, SC, ficção, 2015, 9’40’’)
– O Sumiço da Coroa (de Marco Martins e Chico Faganello, ficção, SC, 2013, 13’)
– O resgate (de Arthur Roedel, SC, ficção, 2018, 12′ min)
Após a sessão: Bate papo com os realizadores Vanusa Ferlin, Kátia Klock e Arthur Roedel.

7 de setembro
Segunda-feira

17h às 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses

– O Samba daqui (de Melina Curi, ficção, SC, 2014, 15’)
– Nham Nham – A criatura (de Lucas de Barros, ficção, SC, 2015, HD, 13’)
– O fim da trama (de Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016,13’)
Após a sessão: Bate papo com os realizadores Melina Curi, Lucas de Barros e Patricia Monegatto.

8 de setembro
Terça-feira

10h às 11h30 – Oficina

Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Recursos audiovisuais e escola, com o Coletivo Móbile Educacional

14h às 16h30 – Encerramento: Conversas sobre Cinema e Educação

– Relatos sobre experiências de professores
– Exibição do filme vencedor

Produção audiovisual para crianças

Uma seleção de 10 curtas-metragens catarinenses produzidos a partir de 2005 até os dias atuais será disponibilizada no início do evento, dia 31 de agosto, no canal do YouTube da Mostra – TV Mostra. Qualquer pessoa terá livre acesso ao conteúdo durante o evento.

São parte da seleção de filmes também curtas nacionais que fizeram sucesso durante as Mostras de Cinema Infantil ao longo dos seus 18 anos de existência. O objetivo é ampliar o conhecimento das crianças em relação a diversidade cultural brasileira.

Como sempre o Circuito trabalha pela inclusão. Todos os filmes catarinenses têm versão acessível.

Se é professor, exibiu os filmes e gostou, mande seu relato pra gente: circuito@mostradecinemainfantil.com.br

Filmes

Curtas-metragens Catarinenses no Circuito 2020

Assista os filmes e clique aqui para votar no seu favorito!

 

Prêmio Melhor Filme Catarinense

Veja os filmes aqui

Vote aqui

Taí ó, uma Aventura na Lagoa

Nuvem

No Fim da Trama

Nham Nham A Criatura

O Sumiço da Coroa

Meu tio que me disse

Caranga – do outro lado do manguezal

O resgate

Campeonato de Pescaria

O Mistério do Boi-de-mamão

O Samba Daqui

Filmes Nacionais no Circuito 2020

Assista os filmes na íntegra abaixo!

Disque Quilombola

A Menina Espantalho

Médico de Monstro

Salu e o cavalo marinho

O Maestro do tempo

O filho do vizinho

O fim da fila

A Escola de Ensino Fenomenal

Lé com cré

Alma Carioca: Um Choro de Menino

Calango!

Lá do Alto

O Melhor Som do Mundo

Notícias

Gustavo entrevista

“Gustavo e Manuela fazem uma gostosa mostragem do ‘ser criança’. Entre falas, caras, brincadeiras e filmagens, nos remete ao mundo infantil. Um mundo em que o improviso existe. É o mundo da criança. Nos faz passear pelas geografias de lugares, … leia mais

Fermento

1999, sul do Brasil. Restando poucos minutos para o início da partida, duas crianças partem numa jornada repleta de adversidades para conseguirem acompanhar a um jogo de futebol. Direção: Carlos Eduardo Ceccon Estado: SC Categoria: ficção Ano: 2020 Duração: 10 … leia mais

Fábulas Tortas, a série – Abre, fecha e incendeia

Uma nova moradora chega ao edifício Fábulas. É Larissa que vem do campo com saudade da cidade. Ela chega cansada da monotonia rural e enfrenta com a turma um incêndio no prédio. Zé Pardal, um menino de quatro anos, que … leia mais

É educador(a)?

Ficamos muito felizes por você estar aqui. A programação do Circuito deste ano foi pensada para apoiar você no desafio de dar aulas na modalidade online.

Sabemos que o audiovisual pode ser uma boa ferramenta neste momento. Como já viu em nossa programação, temos Conversas sobre Cinema e Educação, Oficinas de audiovisual para contextos educativos e filmes, que serão exibidos de 5 a 7/9, pelo Facebook e YouTube, e também estarão disponíveis a partir da abertura do evento, com livre acesso, até 8 de setembro, último dia do Circuito.

Queremos te convidar a usar esses filmes nas suas aulas, ou disponibilizar para os alunos, e explorar as possibilidades que eles trazem, como a produção textos, poesias e desenhos por parte dos alunos e alunas.

Se utilizar os filmes, não esquece de contar para a gente como foi a experiência pelo e-mail circuito@mostradecinemainfantil.com.br.

Se quiser compartilhar trabalhos dos alunos, será uma grande alegria para nós!

Importante: as atividades do Circuito irão contabilizar horas para emissão de certificado, cedido mediante participação em 10 horas ou mais do evento. Listas de presença serão disponibilizadas nas lives.

Um abraço virtual da nossa equipe para você e até logo mais!

img-educador

Patrocinadores

Já alcançamos mais de 100 mil pessoas por ano graças aos nossos parceiros.

Nos eventos presenciais realizados até 2019, beneficiamos em torno de 100 municípios e já chegamos a alcançar 100 mil pessoas por ano. Com o evento online, queremos apoiar um número ainda maior de educadores.

O Circuito Estadual de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens tem patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Fundação Catarinense de Cultura/Governo de Santa Catarina e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan – Campos Novos Energia S.A. A realização é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins.

Parcerias de longa data com instituições estaduais irão possibilitar que a programação chegue a muitas cidades. A Fecam – Federação Catarinense de Municípios e o IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina estão nos apoiando na disseminação de informações sobre o projeto.

Contato

Dúvidas sobre o Circuito?

O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens – Encontros de Cinema e Educação é uma iniciativa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.