Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

    Sonia Goulart (DF)

    Sonia Goulart é educadora, Coordenadora da Conane - Conferencia Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, membro do Comitê Coordenador do ENA- Encuentro Nuestra Escuela Educadores da América Latina e Caribe. Formação em Cinema pela UFF/RJ.

    Gilka Girardello (SC)

    Gilka Girardello. Professora Titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC.

    Ally Collaço (SC)

    Ally Collaço é doutoranda em Educação na UFSC. Possui formação em cinema e atuou como professora de cinema por 12 anos na disciplina de cinema de uma escola privada em Florianópolis, além de ministrar oficinas para crianças, jovens e adultos por todo o país. Atualmente coordena o Coletivo Cinema de Meninas e o Projeto de Cinema ao Ar Livre em Florianópolis. Também integra o Coletivo Tecendo da UFSC, e representa SC na coordenação da Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Audiovisual e Cinema. É pesquisadora interessada nas aproximações possíveis entre cinema e educação.

    Gabriela Romeu (SP)

    Gabriela Romeu é jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para a infância, com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas. É corroteirista do documentário Disque Quilombola e dirigiu o curta-metragem documental Meninos e Reis. É diretora do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), que documenta a vida das crianças em diferentes lugares do país e já publicou série de reportagens no jornal Folha de S.Paulo e exposições multimídia com visitação de amplo público em unidades do Sesc-SP. É autora de livros que criam pontes entre diferentes realidades infantis, como Terra de cabinha - Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão (Prêmio Jabuti 2017), Álbum de família e Lá no meu quintal - O brincar de meninas e meninos de norte a sul do país

    Rita da Silva (SC)

    Rita de Cácia Oenning da Silva nasceu no interior de SC/Brasil. Fez doutorado em antropologia estudando performance de crianças em diferentes contextos; roteirizou e dirigiu diversos filmes em parceria com Kurt Shaw (Shine a Light) entre eles The Princess in the Alleyway (2017); O Outro Lado do Outro (doc, 2019). Atualmente é diretora executiva de Usina da Imaginação.

    Ana Bárbara Ramos (Semente Cinematográfica – PB)

    É cineasta, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação. É mestre em Letras e graduada em Comunicação Social pela UFPB, e cursa a especialização em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, na PUCRS. Sócia da produtora Pigmento Cinematográfico, trabalha desde 1997 com gestão de projetos de cinema: produção de filmes, mostras e seminários. Entre 2006-2010 foi chefe de Divisão do Audiovisual da Funjope; entre 2010-2012 atuou como gestora na gerência de audiovisual da Secretaria de Cultura da Paraíba. À frente do grupo Semente Cinematográfica desde 2014, desenvolve práticas educativas com o cinema em instituições escolares e culturais. Atua desde 2017 na Coordenação de Extensão do Cearte – Centro Estadual de Arte da Paraíba, desenvolvendo ações de arte e educação e formação de professores. Coordenadora da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e é integrante do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba.

    Felipe Leal (Semente Cinematográfica – PB)

    É mestre em educação (UFPB/PB), graduado em Imagem e Som (UFSCar/SP) e faz especialização em Educação Transformadora - pedagogia, fundamentos e práticas (PUC/RS). Desde 2005, trabalha na área de cinema e educação, com práticas de audiovisual nas escolas, projetos de cineclubismo, como o CineUFSCar e o Cine São Roque (ProEx/UFSCar), em São Carlos/SP e o Tintin Cineclube, em João Pessoa/PB; e na formação de coletivos de criação cinematográfica, atuando nas áreas de direção, produção e montagem. Viveu e trabalhou em São Paulo/SP entre 2010 e 2013, atuando na produtora Filmes para Bailar com criação de filmes e prestação de serviços audiovisuais para instituições públicas e privadas, na produção de vídeos institucionais, Web TV, cobe rtura de eventos e streaming. Atualmente reside em João Pessoa/PB, onde desenvolve projetos e pesquisa sobre o nexo entre a educação e o audiovisual. É coordenador do grupo Semente Cinematográfica, professor da rede municipal de Conde/PB, membro do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba e coordenador da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

    Doutora em Educação. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, onde atua no Curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq. Possui diversas publicações sobre cinema, infância e educação.

    Maria Angélica (Programa de Alfabetização Audiovisual - RS)

    Maria Angelica dos Santos, socióloga e especialista em projetos sociais e culturais atua na Cinemateca Capitólio em Porto Alegre. Coordena, desde 2008,  o Programa de Alfabetização Audiovisual, ação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre que desenvolve ações de exibição, reflexão e produção de cinema no universo escolar.

    Cláudia Mogadouro (Cineclube de Educadores-SP)

    Doutora e mestre em ciências da comunicação pela ECA-USP, historiadora, formadora audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo. Criou e coordena o Grupo Cinema Paradiso (desde 1995) e o Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação (desde 2016).

    José Douglas Alves dos Santos (SE)

    Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) e do Coletivo Tecendo: cultura arte educação. Fundador e colaborador da página Zensacionalista. Escritor e Desmistificador de Dálias.

    Simone Monteiro – Multirio - RJ

    Simone Monteiro é mestre em Educação (PUC-RJ), pedagoga e especialista em Alfabetização (UFRJ) e em Midia, Tecnologias da Informação e Práticas Educacionais (PUC-RJ).

    Professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, desde 1985. No período de 2001 a 2017 atuou no nível central da Secretaria Municipal de Educação, coordenando ações nas áreas de incentivo à leitura e de Mídia-Educação. Destacaram-se neste período a criação e desenvolvimento dos Programas Rio, uma cidade de leitores e Cineclube nas Escolas. Atualmente é Assessora de Articulação Pedagógica na MULTIRIO, empresa pública municipal de multimeios em educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, que atua nas áreas de produção de conteúdos em diversas plataformas (portal, mídias sociais, TV, rádio e mídias impressas) e de formação de professores, no campo da mídia-educação. Nossa programação é diária e veiculada pelo canal 526 da NET, além do portal e das mídias sociais digitais

    Marialva Monteiro – (Cineduc-RJ)

    Formada em Filosofia PUC RJ, e com Mestrado em Filosofia da Educação pela

    Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação entidade que completa 50 anos em 2020 e se dedica à formação de professores, jovens e crianças em linguagem audiovisual. Co-autora com Bete Bullara do livro Cinema: uma janela mágica na sua 3ª edição pela UFMG.

    Autora de. Educação pelo Cinema, cinema na educação com Regina Machado. in Cine Clube, Cinema e educação. Ed Praxis, 2011. Curadora: da MOSTRA GERAÇÃO no Festival do Rio de 1999/2007, Atuou como jurada em festivais internacionais em vários países como Rússia, Bulgária, Índia, França, Polônia, Venezuela, Argentina, Bolívia.

    Sandro da Silva Cordeiro

    Graduado em Pedagogia pela UFRN. Mestre e Doutor em Educação pela UFRN. É professor do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da UFRN. Atualmente faz estágio pós-doutoral na UFSC. É um dos coordenadores do projeto de extensão “Práticas cineclubistas na escola da infância”. Realiza pesquisas dentro do eixo: Mídia, educação, infâncias e formação de professores.