Começou a festa do cinema infantil 2009

Os alunos de escolas públicas e particulares presentes na abertura da Mostra, no começo da tarde de sexta (26), foram surpreendidos após a sessão com a presença dos atores, figurantes e de toda a equipe técnica do filme Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins. Depois da exibição, as crianças fizeram uma dezena de perguntas para os participantes do filme.

O público infantil, em boa parte morador das comunidades da Lagoa da Conceição, Pântano do Sul e Rio Vermelho, perguntou sobre tudo. E como em uma cena de Campeonato de Pescaria um dos barcos atraca na praia abarrotado de peixes, os “perguntadores” queriam saber como as crianças pescaram tanta quantidade de peixe. “Os peixes”, disseram os realizadores do curta, “foram pescados pelos próprios pescadores do Pântano do Sul (onde a cena foi gravada), que colaboram com a realização do filme, ‘emprestando’ os peixes”.

Os atores que participaram da sessão estavam trajados com as roupas de seus personagens e também conversaram com o público. A atriz Margarida Baird foi quem respondeu uma das questões mais recorrentes. Mesmo sabendo que os peixes foram fornecidos pelos pescadores para a produção do filme, eles não se contentaram com a explicação. Queriam saber como e “por que a isca era mágica”. Margarida, que também é uma grande contadora de história, resumiu: “mágica não se explica, mágica é mágica”.

Outro garoto perguntou se foi fácil fazer o filme. Marco explicou que o curta teve algumas dificuldades, porque mais de 90% das cenas foram externas, gravadas na rua, e incluindo muitas filmagens no mar, além da participação de um gato que nem sempre atendia às orientações dos diretores.

Para Luiza, foi uma satisfação ver o resultado do trabalho de produção de Campeonato de Pescaria nas telas, com as crianças e as comunidades participantes do filmes com espectadores na plateia. Na mesma sessão, foram exibidos os curtas Nas asas do Condor, de Cristiane Garcia, do Amazonas, e Juro que vi: O Saci, de Humberto Avelar, do Rio, que participam da Mostra Competitiva.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil