As fadas da areia

O filme As fadas da areia conta a história de Laura, uma menina de nove anos que sonha encontrar os pequenos seres com poderes mágicos durante uma temporada na praia. A obra faz parte do projeto Curta Criança, da TVE Brasil, e participou do 25° Festival Internacional de Filme Infantil de Chicago (2008), considerado um dos maiores festivais de cinema infantil da América do Norte.

Este não é o primeiro trabalho do diretor João Batista Melo dedicado ao público infantil. Ele já havia dirigido o curta-metragem Tampinha, também para o projeto Curta Criança, premiado como melhor curta de ficção no festival Divercine, no Uruguai. “Foi uma experiência tão agradável que eu queria repetí-la”, disse. O diretor confessa ter sido conquistado pelo livro As fadas da areia, de May Shuravel, por ver na história uma narrativa cinematográfica.

O filme foi rodado em Ubatuba e Belo Horizonte, e finalizado em Brasília. Tudo teve que ser filmado em quatro dias, devido ao cronograma e aos recursos financeiros. Para Melo, trabalhar com crianças dá um astral todo especial às produções. “O fato de ser um filme infantil, estrelado por crianças, já cria em toda a equipe um astral muito bacana, acaba surgindo aquele cuidado paternal e maternal com todo o processo de filmagem”.

João Batista Melo entende que as produções audiovisuais infantis são uma forma de desenvolvimento de profissionais e de estímulo ao crescimento do mercado. “Estamos muito longe dos patamares de outros países, no que se refere à produção de filmes para crianças. E nem precisaríamos nos basear nos mais avançados, como a Dinamarca, que destina um quarto da produção de filmes para o público infanto-juvenil. Nossos números são tão modestos, que qualquer avanço já seria alguma coisa”, sublinha o diretor.

O objetivo de As fadas da areia é ser um filme que respeite o universo dos pequenos. “Considero que um filme feito com sensibilidade, inteligência e respeito pela criança será sempre um incentivo ao seu aprimoramento cultural”, destaca João.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil