Kata

A menina olha pela janela do trailer com atenção. Vê animais no formato das nuvens, e escreve em seu caderno. Prepara-se para a nova turnê: é filha de artistas de circo, e trabalha como trapezista. O nome dela é Kata.

Kata foi o último episódio da série Primeira Geração, um programa de seis capítulos produzido em 2008 no Rio Grande do Sul pela RBS TV, que mostra a vida de crianças gaúchas. A série mostrou situações de personagens de classes sociais diversas, e os medos, preocupações, expectativas e cotidiano de cada um. Em Kata, com roteiro de Camila Gonzatto e direção de Marcio Schoenardie, o problema abordado é a questão do preconceito sofrido pelas crianças que não levam um tipo de vida “comum”, como a artista de circo que nem casa fixa tem, e o índio Vivá, seu amigo.

O curta já passou por Nova York e agora está agradando o público em Florianópolis. “Eu adorei”, garante Catarina, uma espectadora de oito anos que tem o mesmo apelido da sua personagem preferida na Mostra. Se Kata cativa, boa parte do mérito é de Tainara Heinrich, a atriz de 12 anos que interpretou a protagonista. “Ela tinha uma expressão de melancolia que se desfazia em um fabuloso sorriso, e que me marcou”, lembra Marcio.

Kata e dois outros curtas da série Primeira Geração (Marino e Catarina) estão sendo exibidos na Mostra.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    Mostra de Cinema Infantil