Parangolé

Parangolé, que no palavreado popular quer dizer “conversa fiada”, “bagunça”, “risada”, “brincadeira”, é um média-metragem mineiro dirigido por Waltuir Alves que compõe a programação da Mostra deste ano e tem feito as crianças cantarem bastante. O filme conta a história do vendedor de pirulitos Brás, de 8 anos, que redescobre um universo habitado em sua própria imaginação pelos “brincantes”, amigos imaginários vindos do universo mágico de um livro de histórias.

“Brincantes”, amigos imaginários de Brás

O filme é uma realização da OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) mineira EMCANTAR, que atua há 13 anos no estado através de um grupo artístico e do desenvolvimento de projetos sociais de formação. O grupo já produziu seis documentários relacionados à cultura popular no triângulo mineiro.

O filme surgiu da necessidade de criação de um material que ajudasse professores, educadores e pais a trabalhar as brincadeiras utilizadas nas oficinas e apresentações da organização. O que seria um vídeo de registro de brincadeiras virou um média-metragem de ficção. Aproximadamente 122 horas de gravação, feitas por uma equipe de 17 profissionais e 42 crianças, serviram de matéria prima. As canções presentes no Kit Parangolé, pacote com discos e livro educativo desenvolvido pela EMCANTAR, fazem parte da trilha sonora, e foram gravadas em arranjos de samba, forró e baião, com o uso de violões, acordeom, percussão, coro e até uma bateria de escola de samba, ajudando a entoar as cantigas de roda.

A organização espera que a visibilidade dada pela Mostra faça o filme alcançar novos públicos e difundir não somente as brincadeiras registradas no vídeo, mas também esse modo de ser brincante, em que prevalece a alegria, o otimismo e o encantamento com a vida. “Esperamos que muitas crianças se reconheçam no Brás, o protagonista do filme, que mesmo em meio a dificuldades, vê ao seu redor seres que brincam, sorriem e dão colorido à vida. E para isso, é preciso não apenas ser criança, mas ter o espírito curioso e alegre da infância. Essa é a aposta do EMCANTAR na retomada criativa dessas brincadeiras no processo de formação e educação das crianças”, conta Maíra de Ávila. da organização.

***Confira o trailer do filme:



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil