Josué e o pé de macaxeira

Josué e o pé de macaxeira, curta-metragem de animação de Diogo Viegas, integra a programação da Mostra deste ano. O filme conta história de um menino que troca seu burro por uma “macaxeira mágica”, e é uma adaptação brasileira para o velho conto de João e os feijões mágicos que o levam a um mundo fantástico. “Com diversas mudanças e adaptações, trouxemos para o ambiente nordestino a história de ‘João e o pé de feijão’. Desde pequenas adaptações, como o fato do gigante ser um cangaceiro, até grandes mudanças conceituais, tal como a harpa mágica ser substituída por um trio de forró de barro”, conta Viegas.

“O título surgiu primeiro que a ideia toda. Comecei a ‘adaptar’ de brincadeira os nomes de contos clássicos para nossa cultura. Logo surgiu ‘Josué e o pé de macaxeira’ substituindo ‘João e o pé de feijão’. De todos que pensei, foi o que mais me atraiu e que tinha melhor sonoridade. O desenvolvimento geral da história e suas adaptações vieram naturalmente, à medida que ia tornando o conto original algo pessoal.”

Filme já recebeu vários prêmios

O curta, do Rio de Janeiro, foi financiado através de edital da Petrobras. Nele são selecionados dez projetos, entre quase 500 do Brasil inteiro, na categoria ficção, documentário e animação. Também ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Infanto-juvenil do 13º FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) e também o prêmio de Melhor Filme na Mostra Competitiva Infantil do Festival Locomotiva, em Garibaldi, Rio Grande do Sul, ambos neste ano.

Confira mais sobre o trabalho de Diogo Viegas nos blogs http://diogoviegas.blogspot.com e http://viegasestudio.blogspot.com.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil