Vem aí o Circuito de Cinema Infantil!

cenas de filmes do Circuito

O Circuito de Cinema Infantil tem data marcada para a sua décima edição: 14 a 19 de junho, totalmente on-line e gratuito.

cenas de filmes do Circuito

Na programação deste ano, conversas  sobre vários temas importantes da atualidade, oficinas de audiovisual e de animação, lançamento de coletânea de filmes infantis acessíveis e exibição no canal do YouTube do aclamado longa-metragem Lyiana, dos diretores Aaron Kopp e Amanda Kopp. O Circuito é para educadores e interessados em infância, audiovisual e educação.

O evento deste ano apresenta uma seleção de temas para nos inspirar, fortalecer e encantar.  “Ao completar 10 anos, resolvemos trazer para o debate assuntos atuais importantes que irão nos possibilitar novos olhares para a escola, para o audiovisual, para a cultura brasileira e para as crianças. Queremos mostrar a importância da pluralidade e representatividade das infâncias nas telas e a originalidade e  beleza das culturas ancestrais brasileiras, além de promover debate sobre temas como descolonização do olhar e educação antirracista e a maravilhosa e atual animação brasileira, que está apoiando as crianças para transformarem o mundo em um lugar melhor”, afirma Luiza Lins, idealizadora e diretora do Circuito de Cinema Infantil.

Entre os convidados já confirmados estão o líder indígena André Baniwa, a doutoranda em antropologia social Mayana Nunes, Renata Meirelles e Davis Reeks, do Território do Brincar, o educador e cineasta Anderson Ladobeco, e os profissionais de animação Aida Queiróz e o Hygor Amorim. 

Oficinas de audiovisual gratuitas

Além de tratar de assuntos urgentes da atualidade com profissionais e estudiosos de diversos estados brasileiros, o Circuito vai oferecer gratuitamente duas oficinas: uma de animação, do Instituto Marlin Azul (ES), e outra sobre o audiovisual em contextos educativos: a construção do olhar, com o Coletivo Móbile Educacional (SC).

Veja a programação completa, todas as informações do Circuito e inscreva-se neste link!

Aclamado Lyiana no Circuito

A primeira exibição do longa-metragem Lyiana (Suazilândia, Qatar, EUA – 2017) no Brasil aconteceu no ano passado, na 19ª Mostra de Cinema Infantil, em plataforma de streaming utilizada pelo festival. Aclamado pela crítica internacional, o filme conquistou o público da Mostra, que pediu mais.

“Por isso vamos exibir novamente, agora no Circuito. Além da exibição pelo nosso canal do YouTube no encerramento do Circuito, dia 19 de junho, o longa ficará disponível por uma semana no canal de YouTube”, diz Luiza.

Lyiana conta a história de cinco crianças órfãs que, a partir da orientação da lendária contadora de histórias da África do Sul Gcina Mhlophe, conseguem transformar as lembranças sombrias em uma narrativa de transformação. Um filme desafiador de gênero tece a jornada de um herói animado com cenas documentais poéticas para criar um conto inspirador de perseverança. Liyana é uma homenagem à força do espírito humano e ao poder de contar histórias.

Assista o trailer de Lyiana

Confira a crítica de Piero Sbragia sobre Lyiana

 

Leia mais sobre o Circuito e faça sua inscrição!

banner 10 anos do Circuito de Cinema Infantil

 

Siga a Mostra nas redes sociais: InstagramFacebookYou Tube



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    Mostra de Cinema Infantil