Nonna: um convite à reflexão sobre uso de agrotóxico e seus malefícios

Neste domingo (17) foram exibidos dois filmes na 20ª Mostra de Cinema Infantil: o curta catarinense “Nonna” e o longa internacional ‘Lotte e os Dragões Perdidos” 

Foto: Divulgação

Por Juliana Rabelo

Com muita sensibilidade, o curta-metragem catarinense “Nonna” traz em forma de animação um debate super atual: o malefício dos agrotóxicos. O filme é ideal para assistir e debater o tema em família. Exibido pela segunda vez para o público, os realizadores do curta conversaram com crianças logo após a sessão no segundo dia da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.   

A história se passa no interior de Santa Catarina e conta como uma comunidade é afetada pelo uso de agrotóxicos pulverizados por aviões sobre as plantações. O veneno afeta os moradores da região ao ponto de terem que utilizar máscaras para não respirar o ar tóxico. A protagonista da série, Ana, perdeu a avó por conta de uma doença desenvolvida pelo contato com agrotóxicos. Ela volta à cidade e reencontra a velha casa onde viveu a infância.

Em meio a uma trilha sonora que remete à Santa Catarina dos anos 1980, a fala dos personagens traz o sotaque catarinense o que caracteriza ainda mais a obra. “Escutar nosso sotaque, a qualidade do roteiro, ouvir no rádio músicas de Santa Catarina, eu vibro cada vez que tem curta catarinense na Mostra”, enfatizou Luiza Lins, diretora do evento.

O curta foi escrito por Anne Salles, inspirado nas experiências vividas na casa da avó, no interior de SC. “Escrevi em 2016. Era uma história bastante pessoal, mas foi criando camadas ao longo do tempo. E a gente trouxe essa história mais pra realidade que está acontecendo atualmente, sobre o uso do agrotóxico, como isso reflete nosso presente e futuro”, contou Anne. 

Para a diretora da obra, Maria Augusta Nunes, a potência do filme está em trazer um tema atual visto que no governo Bolsonaro foram liberados mais de 1400 tipos de agrotóxicos no Brasil. “ Veio esse governo novo e comecei a ver várias notícias sobre a liberação bizarra de agrotóxicos, e falei para a equipe que esse lugar que estávamos trabalhando no filme é um lugar que está sendo atingido com isso e aí nós trazemos essa crítica política na história”, afirmou. 

Logo após a exibição do curta “Nonna”, a equipe do filme conversaram com as crianças do júri infantil da Mostra. (Foto: Reprodução)

Logo após a sessão, a equipe do filme teve a oportunidade de ouvir o público infantil em uma bate-papo descontraído e cheio de análises certeiras. As meninas Clara Moreiras, Alice Bretas, Nina Martins e Clara Rossoni fazem parte do júri infantil da Mostra e trouxeram as perspectivas particulares de cada uma ao assistir ao curta. 

“Eu achei muito interessante a narrativa e como elas simularam a nossa realidade, a primeira vez que saí de casa na pandemia a gente tinha que usar luva, máscara e quando chegava em casa já ia direto pro banho e na cena que ela sai para plantar, ela vai de máscara, eu achei interessante que ela chegava em casa e também lavava as mãos”, contou Clara Moreiras, de 11 anos. 

Nonna está disponível na plataforma Innsaei até 31 de outubro. 

Lotte e os Dragões Perdidos

O longa-metragem internacional “Lotte e os Dragões Perdidos”, de Janno Pöldma e Heiki Ernits, também foi exibido neste domingo na 20ª Mostra de Cinema Infantil. O filme é repleto de paisagens lindas e vívidas que refletem uma bela produção. A história é de duas irmãs que passam por diversas aventuras para achar os dragões perdidos. 

Lotte e os Dragões Perdidos está disponível para exibição até dia 31 de outubro na plataforma Innsaei.

— Você sabia que pode votar para escolher o melhor filme da Mostra Competitiva da 20ª edição?

No total são mais de 130 filmes de 23 países, uma seleção que reflete as diversas infâncias do Brasil e do mundo.

Assista a quantos filmes quiser e depois vote na plataforma Innsaei.

Sobre a Mostra 

A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis segue até 31 de outubro, online e gratuita, com 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, oficinas, masterclass, Encontros de Cinema Infantil e Encontros de Mercado – mif.kids.

Confira a programação em https://www.mostradecinemainfantil.com.br/programacao/

Como acessar a programação 

Basta entrar no www.mostradecinemainfantil.com.br, navegar pelos programas de filmes, escolher os títulos que vai assistir e clicar nos links de acesso. 

Para participar das sessões e atividades ao vivo, localize o evento desejado na programação e, na hora marcada para acontecer, clique no link de acesso. 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil