Mostra cheia de atrações

A 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que este ano integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, será realizada de 26 de junho a 12 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo, na rodovia SC-401. Serão exibidos mais de 80 filmes, entre longas, médias e curtas, raramente difundidos em circuito comercial e que contam histórias de paz, amizade, brincadeiras, tolerância, e respeito.

Entre os convidados desta edição, o cineasta francês Michel Ocelot, criador do personagem Kirikou; a atriz Dira Paes, que lança livro; o secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; o diretor Paulo Nascimento, que vem para a sessão de pré-estreia de seu longa-metragem A Casa Verde, e o pernambucano Wildes Sampaio, da Ong WSP Brasil, que promove projetos sociais de produção audiovisual para crianças e adolescentes.

Haverá duas solenidades de abertura, uma dirigida às crianças de escolas agendadas, às 14h30, com a pré-estreia do curta-metragem Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, vencedor do Edital Curta Criança, do MinC, e exibição dos curtas Nas asas do condor, de Cristiane Garcia (AM), e Juro que vi: O Saci, de Humberto Avelar (RJ). Às 19h30 acontecerá a abertura para convidados, com assinatura do Termo de Parceria entre a Mostra e a Programadora Brasil (SAv, MinC), exibição de teaser do longa-metragem Minhocas, que está sendo produzido em Florianópolis, pré-estreia do curta Campeonato de Pescaria e apresentação do making of da Mostra de Cinema Infantil.

Realizada até 2008 no Centro Integrado de Cultura, a Mostra é um dos eventos mais importante do Brasil especializado em criança e cinema, e nos últimos anos adquiriu um perfil internacional. Nesta edição, além dos filmes de Ocelot, serão exibidas obras da Dinamarca, Suécia, Argentina e Portugal.

Do Brasil, há um expressivo número de filmes produzidos no Rio, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina, num total de 12 estados representados na Mostra Competitiva. A cada ano cresce a procura de realizadores brasileiros pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em 2009, houve 123 filmes inscritos, e 68 selecionados. Em 2008 foram 112 inscritos e 54 foram selecionados. O melhor filme é escolhido por um júri formado por crianças.

Criança e cinema

Aproximadamente 25 mil crianças de escolas públicas serão levadas gratuitamente até o Teatro Governador Pedro Ivo. “É uma chance única para essas crianças conhecerem, em primeiro lugar, a sensação de ir ao cinema, e também assistirem a filmes de qualidade que ficam fora do circuito comercial”, diz Luiza Lins, diretora da Mostra.

Tradicionalmente realizada no Cinema do CIC, com capacidade para 190 espectadores, a mostra agora ocupa o recém inaugurado Teatro Pedro Ivo, com capacidade para 750 pessoas. O público vai encontrar aos finais de semana, no jardim do Teatro Pedro Ivo, um espaço de convivência com café, biblioteca Barca dos Livros e local para apresentações musicais, incluindo o pocket show No Dorso do Rinoceronte, com Silvio Mansani. A mostra ainda vai promover exibições de filmes com bate-papo para professores e oficina de sombra chinesa para crianças.

Política e produção

O 5º Encontro Nacional da Mostra, com o tema “Cinema Infantil no Brasil e no Mundo”, reunirá representantes de instituições e emissoras de TV do Brasil, produtores nacionais e internacionais. A mesa será composta Carla Camurati, diretora do Festival Internacional do Cinema Infantil (FICI), Sannette Naeye, do Cinekid (Holanda) e Silvio Da-Rin, da Secretaria do Audiovisual (MinC). O Encontro está programado para o sábado, dia 27 de junho, a partir das 9 horas no Hotel Majestic.

No Hotel Majestic também ocorrerá o 2º Pitching, no sábado, dia 27, às 14 horas, e no domingo, dia 28, às 9 horas, com a escolha de um projeto, entre sete selecionados, de um filme de longa-metragem voltado para o público infanto-juvenil, que irá participar de fóruns de coprodução com países europeus. E com a América Latina, desde de 2008, a Mostra tem um vínculo com os festivais que promovem cinematografias voltadas paras crianças e adolescentes participando da Rede Ciniño, associação voltada para este segmento.

Programação de Abertura

SEXTA • 26/JUNHO [TEATRO GOVERNADOR PEDRO IVO]

14h30 Abertura para as crianças (escolas agendadas)

Filmes de curta-metragem

Nas asas do Condor, de Cristiane Garcia (Ficção/Animação, AM, 2007, 20′)

Juro que vi: O Saci, de Humberto Avelar (Animação, RJ, 2009, 13′)

Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins (Ficção, SC, 2009, 14′)

Pré-estreia do filme com a presença dos diretores e atores para bate-papo com as crianças após a exibição.

19h30 Abertura Oficial da Mostra para imprensa e convidados

Assinatura de termo de parceria entre a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e a Programadora Brasil/SAv/MinC.

Apresentação de teaser do longa-metragem Minhocas, de Arthur Nunes Medeiros e Paolo Conti.

Pré-estreia do filme Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins.


Publicado em 02 junho 2009


Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil