Magia de luz e sombra

Sobre uma mesa de vidro com luz, os contornos de papel tomam vida própria. Círculos são bolas a rolar, mas podem virar pneus: basta pegar a tesoura, fazer uns recortes e deixar a imaginação fluir. Materiais obsoletos como botões, palitos de picolé, grãos de feijão e até terra compõem cenários em preto e branco. Papel celofane colorido pode dar toques de cor. Acima da mesa, uma câmera de vídeo registra 30 quadros por segundo.

Este ano a Mostra promove nos dias 4 e 5 de julho, sábado e domingo, a Oficina de Sombra Chinesa, para crianças de 8 a 12 anos, com as professoras Patrícia Lopes e Fernanda Fraiz. As oficinas terão três horas e meia de duração e despertarão nas crianças as sensibilidades para o movimento da animação e para a criação de imagens pelo jogo de luz e sombra. A técnica foi explorada também pelo cineasta francês Michel Ocelot em Príncipes e Princesas, de 1999 (foto capa), que também integra a programação da Mostra na sessão das 10h do domingo, dia 5 de julho. Ocelot é o homenageado da Mostra e estará em Florianópolis no último final de semana do evento.

O material produzido pela criatividade das crianças será editado e exibido na Mostra. Patrícia Lopes aprofundou-se na técnica de durante seu trabalho de conclusão de curso. Ambas as oficineiras são formadas em Cinema e Vídeo. Patrícia integra agora a equipe de animadores do longa-metragem Minhocas, cujo teaser foi exibido durante a Abertura Oficial da Mostra para imprensa e convidados.

Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas no Teatro Governador Pedro Ivo.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil