Criando sonhos

Um gato balança seu rabo, um morcego voa até um galho de árvore. Um disco voador passa pelo céu, uma panela estoura pipocas. Um homem bebe um copo de água, um outro planta bananeira, uma borboleta bate as asas. Tudo resultado da criatividade das crianças que participam das oficinas de sombra chinesa na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Sobre as mesas estão lápis, borrachas, tesouras, apontadores, cartolinas e papel celofane. Qualquer coisa que as crianças desenharem ganhará vida dentro de instantes – é só colocar os recortes em uma mesa de vidro com luz e fotografar. “Vai aparecer só o contorno do objeto, é uma animação de silhueta”, explica Fernanda Fraiz, uma das professoras da oficina. A outra é Patrícia Lopes, e ambas são formadas em Cinema e Vídeo.

Poli Graciano, coordenador de produção do longa Minhocas, que deve estrear no próximo ano, dá assistência na etapa da fotografia na oficina. “Aqui são feitas 15 fotos para dar o efeito de movimento em um segundo”, conta. As fotos são automaticamente passadas para um programa no computador que junta todas as imagens, formando o vídeo.

Helena Santos Gassen, de 8 anos, diz que “não tinha noção” do que eram animações de sombras chinesas, e resolveu fazer a oficina porque achou que seria legal. Realmente foi: “tenho vontade de fazer mais”. Lucas Pazin, de 9 anos, também não se contentou com as três horas e meia de curso: “eu queria um programa desses para poder fazer em casa.”

“As crianças aprenderam rápido as técnicas de intercalação para conseguir movimento e dos bonecos articulados”, admira-se Fernanda. Júlia Souza e Lara Hess, ambas de 7 anos, usaram as técnicas. “A menina precisava do braço articulado para poder comer a maçã na floresta, senão não dá para fazer”, justifica Júlia. Igor, de oito anos, inventou uma festa no cemitério, com castelo, covas e monstros.“Estou gostando muito”, enfatiza.

As técnicas de sombra chinesa também foram usadas pelo francês Michel Ocelot no longa Príncipes e Princesas, de 1999, que será exibido neste dmongo, 5, no Teatro Governador Pedro Ivo. Os vídeos produzidos pelas crianças durante as oficinas serão apresentados no encerramento da Mostra, no dia 12.

[nggallery id=63]
Fotos: Cleide de Oliveira



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil