Imaginação na tela

Neste sábado, 11, às 16h30, antes dos filmes A terra a gastar e Hugo – O tesouro da Amazônia, a Mostra exibirá o material produzido durante as oficinas de Sombra Chinesa, ministradas pelas professoras Patrícia Lopes e Fernanda Fraiz no sábado e domingo, 4 e 5 de julho. As crianças que participaram da oficina foram especialmente convidadas a vir prestigiar o vídeo editado e, ainda pequenas, sentirem o prazer de poder mostrar um trabalho para o público.

A oficina, de três horas de duração, estimulou a criação de animações através da técnica de sombras, em que se exploram o contorno, a opacidade e a transparência dos materiais contra uma mesa de luz, criando formas que com um pouco de imaginação e os movimentos certos tomam vida própria. Michel Ocelot, convidado especial da Mostra deste ano, também trabalhou com a animação de sombras, por exemplo, no longa Príncipes e Princesas, de 1999.

Patrícia Lopes aprofundou-se na técnica durante seu trabalho de conclusão de curso. Ambas as oficineiras são formadas em Cinema e Vídeo. Segundo Fernanda Fraiz, “as crianças aprenderam rápido as técnicas de intercalação para conseguir movimento”.

Oficina de sombra chinesa
[nggallery id=63]



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil