Imigração japonesa

No sábado, 5 de julho, a 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis presta homenagem aos cem anos da imigração japonesa no Brasil. A programação inclui uma oficina de origami, com contação de histórias e acompanhamento musical fazendo os efeitos sonoros a partir de músicas infantis nipônicas. E mais: exibição de dois filmes japoneses de animação em longa-metragem: “O reino dos gatos”, de Hiroyuki Morita, e “Meu vizinho Totoro”, de Hayao Miyazaki, que será dublado ao vivo.

Origami

Pela manhã e à tarde, a professora Paula Kaneoya irá ensinar a tradicional arte nipônica da dobradura de papel para crianças de seis a 12 anos. Pais e mães dos inscritos também podem participar. As oficinas de origami são gratuitas, em três turmas de 20 crianças cada. “Queremos trabalhar a contação de histórias junto com o origami”, explica Hisae Kaneoya, coordenadora dos eventos comemorativos do centenário da imigração em Santa Catarina. “Na oficina será contado o Tanabata, tradicional conto japonês sobre o encontro entre as estrelas Altair e Vega, quando os desejos das crianças são atendidos”.

“O reino dos gatos” conta a história de Hatu, uma menina que, na volta da escola, encontra um estranho gato que fala e carrega um presentinho. De noite, ela recebe a visita do Rei Gato, que a leva a uma aventura em outra dimensão. “Meu vizinho Totoro” é sobre Mei, uma jovem que encontra em seu quintal uma passagem para o lendário espírito da floresta. Sua mãe está no hospital e quando Mei tenta visitá-la, se perde na floresta e precisa contar com a ajuda do grande e fofo Totoro para achar o caminho de casa.

Cem anos da imigração japonesa

Sábado, 5 de julho – Cinema do CIC

10h
Curta – Entrei na Roda, de Eduardo Duval (RJ, 2007, 3′)
Longa – O reino dos gatos, de Hiroyuki Morita (animação, Japão, 2002, 75′)

14h
Curta – O corvo e a raposa, de Albertina Fonseca e Manuela Martins
(animação, Portugal, 2005, 2′)
Longa – Meu vizinho Totoro, de Hayao Miyazaki(animação, Japão, 1988, 87′)
Dublagem ao vivo

Oficina de origami
Horários: 10h às 11h30; 13h30 às 15h; 15h30 às 17h
Inscrições até 04/07 pelo telefone (48) 3333-8283 (vagas limitadas)



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil