Domingo é dia de cinema

As sessões deste domingo, 28 de junho, na 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no Teatro Governador Pedro Ivo, reservam boas surpresas. Um dos filmes da programação é A menina-espantalho, de Cássio Pereira dos Santos, do Distrito Federal, que concorre na Mostra Competitiva, e foi eleito nesta semana o Melhor Filme pelo público na categoria internacional do Short Shorts Film Festival de Tóquio. O curta estreou no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no final do ano passado, e levou três prêmios.

Pela manhã tem o Pequeno Invasor, animação de Santa Catarina dirigida por Makali Andrezzo. O filme antecede ao longa African Bambi, uma ficção feita na Holanda. À tarde será exibido o clássico Kirikou e a Feiticeira, do francês Michel Ocelot, e o recém-lançado Campeonato de Pescaria, dos catarinenses Luiza Lins e Marco Martins. É possível conferir ainda Nas asas do Condor, filme amazonense de Cristiane Garcia baseado no conto de Milton Hatoum.

No final da tarde, às 17h30, o convidado é Wildes Sampaio, de 22 anos, idealizador do Cine Sertão, projeto que promove exibições de filmes, oficinas e produção. Na Sessão na Videoteca, serão exibidos os curtas realizados por crianças e jovens de Pernambuco, com a presença de Wildes, que orienta as produções.
Confira a programação e participe:

CINEMA • DOMINGO• 28/JUNHO [ Teatro Governador Pedro Ivo ]
Ingressos: R$ 2,00

10h (a partir de 4 anos)
CURTA
Pequeno invasor

de Makali Andrezzo (Animação, SC, 2009, 3′)
Um E.T. sozinho e sonhador está fascinado com a Terra. Ele usa sua engenhosidade para visitar nosso planeta e conhecer suas maravilhas, mas terá um encontro inesperado nessa viagem…

LONGA
African Bambi

de Alan Miller (Ficção, Holanda, 2007, 77′)
African Bambi conta a vida de três jovens antílopes que cres- cem e se adaptam a um mundo selvagem. Esta é a verdadeira história de Bambi, com cenas de coragem, aventura, drama e amor, vividas por personagens reais, filmados no leste da África.

14h (a partir de 7 anos)

CURTA
Emília escreve um diário
de Tata Amaral (Ficção, SP, 2009, 3’10”)
Emília é obrigada a ficar sozinha e cuidar de todos os afazeres domésticos na ausência de sua mãe que trabalha fora o dia todo. Para ajudá-la, Emília escreve um diário.

LONGA
Kirikou e a Feiticeira
Kirikou et la Sorcière
de Michel Ocelot (Animação, França, 1998, 74′)
Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo cuja altura não alcança nem o joelho de uma pessoa: Kirikou. Ele tem como destino enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira que secou a fonte d’água da aldeia. Kirikou enfrentará muitos perigos e passará por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

16h (a partir de 4 anos)
Sessão Diversidade Brasil
[MOSTRA COMPETITIVA • CURTAS • 84’]

Nas asas do Condor
de Cristiane Garcia (Ficção/Animação, AM, 2007, 20′)
Milton é um menino de saúde frágil que encontra, nas asas de uma velha aeronave, a cura para uma grave crise respiratória. Baseado no conto de Milton Hatoum.

Juro que vi: O Saci
de Humberto Avelar (Animação, RJ, 2009, 13′)
Dizem que quando o Saci aparece, o caos se instala e toda a ordem é desfeita. A não ser que você seja uma criança… Ou se transforme em uma.

A menina-espantalho
de Cássio Pereira dos Santos (Ficção, DF, 2008, Vídeo Digital HD, 13′)
Luzia mora na roça com a família. Quando o irmão começa a frequentar a escola, a menina quer acompanhá-lo, mas seu desejo não é respeitado. Luzia busca outros caminhos para aprender a ler.

A menina que pescava estrelas
de Ítalo Cajueiro (Animação, DF, 2008, 9′)
Mais do que guias, as estrelas servem como uma parábola materna sobre a vida na tentativa de fazer uma criança compreender o inexplicável.

As fadas da areia
de João Batista Melo (Ficção, DF, 2008, 16’45”)
Uma menina sonha em encontrar as fadas da areia. Durante as férias na praia, ela descobre uma forma de seu sonho se realizar. Mas isso fará com que ela precise tomar uma difícil decisão.

Josué e o pé de macaxeira
de Diogo Viegas (Animação, RJ, 2009, 12′)
Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.

Campeonato de Pescaria (convidado)
de Luiza Lins e Marco Martins (Ficção, SC, 2009, 14′)
Uma aventura que acontece no litoral catarinense. A comunidade organiza um campeonato durante as férias para as crianças se divertirem. Muita magia em um filme que resgata a emoção da pesca para os pequenos.
Após a sessão, bate-papo com diretores e atores do filme Campeonato de Pescaria.

17h30 Sessão na Videoteca
Curtas produzidos por crianças e jovens de Pernambuco, com a presença do diretor Wildes Sampaio (PE).



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil