Diversidade, beleza e poesia na abertura da 19ª Mostra

A 19ª Mostra de Cinema Infantil começou neste sábado (21/11), com uma sessão especial de curtas iranianos. Os três filmes exibidos foram selecionados pela beleza e criatividade.

Namaki, direção de Reyhane Kavosh

O cinema iraniano para adultos é conhecido mundo afora pela poesia, mas a produção audiovisual para crianças ainda não tem a mesma visibilidade. A produção da diretora  Reyhane Kavosh chega para mostrar a qualidade do cinema infantil do país.

Nas animações “Já descobri o que fazer”, “Manhã” e “Namaki”, histórias que retratam cotidiano das crianças do Irã, as coisas o dia a dia, mistérios e magia são contadas de forma delicada, poética e envolvente. A indicação é para crianças com idade a partir de 4 anos. 

“Os filmes são muito inspiradores e é uma grande oportunidade para conhecer o cinema de outros lugares do mundo (nesse caso do Irã)”, afirma Gilka Girardello, curadora da 19ª Mostra. 

Diretora iraniana fala na abertura da Mostra

Na abertura do festival, foi exibido vídeo emocionante enviado pela diretora Reyhane Kavosh. 

“A mente das crianças vai além das barreiras geográficas e é um mundo cheio de alegria e imaginação”, afirma a diretora.

Confira o vídeo completo.

A abertura da Mostra 

Se por um lado há perdas pelo fato de o evento não ser presencial, ser totalmente on-line e gratuito faz com que o evento beneficie muito mais pessoas, além de contar com a participação de profissionais do cinema do Brasil inteiro e também do exterior. 

“A Mostra este ano está brasileira e internacional”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil, que este ano está em sua 19ª edição.

O primeiro dia de Mostra teve calorosas boas vindas ao público, sessão com os filmes iranianos, Palquinho da Mostra com Hélio Ziskind e exibição do longa-metragem internacional premiado e aclamado pela crítica “Liyana”, de Aaron e Amanda Kopp. 

A atriz Raquel Stupp apresentou a abertura oficial, que contou com a participação do Luciano Martins – conhecido do público da Mostra – e deu espaço para incentivadores/patrocinadores falarem sobre a importância do festival.

Depois da sessão dos curtas, a Gilka Girardello falou sobre a seleção de filmes deste ano.

“Houve uma preocupação em abrir janelas para a diversidade, para as diferentes infâncias, para os diferentes gêneros e para produções de diferentes países”, disse. “E todos os filmes são alegres e apontam para a esperança”, concluiu.

Filmes disponíveis para serem assistidos a qualquer momento

Quem ainda não assistiu aos filmes exibidos neste sábado, 21/11, pode acessar eles e outros filmes da edição deste ano a qualquer momento durante a mostra neste link .

Vale lembrar 

Vai ter sessões online ao vivo todos os dias, até o próximo sábado, 28/11. 

A partir de segunda tem Fórum de Cinema e Educação – workshop Panorama Histórico do Cinema Brasileiro com Cláudia Mogadouro – e Encontros de Cinema Infantil. 

Oficinas de audiovisual para educadores e crianças já estão liberadas no nosso canal de Youtube da Mostra de Cinema Infantil. 

Acessibilidade

* Acessível em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais: Fórum de Cinema e Educação, Encontros de Cinema Infantil e a sessão de curta com bate-papo das 17h 

*Acessível em LIBRAS e audiodescrição: seleção de filmes disponível no canal de YouTube da Mostra de Cinema Infantil

Incentivadores da 19ª Mostra

A 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizado pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo. Tem o patrocínio cultural da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, da Eletrobrás CGT Eletrosul, da Engie, do Itaú e da Statkraft. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil