A independência da criança no curta colombiano ‘3Pies’

O curta-metragem colombiano 3Pies com direção de Giselle Geney é o retrato de como as crianças são mais independentes do que os pais imaginam. O lugar onde elas mais precisam resolver problemas é na escola e é lá que o filme se passa.

3 pies – A história de Gonzalo

A intenção é mostrar como a criançada consegue tomar decisões sozinhas. O filme foi exibido ao vivo na Mostra deste domingo e encantou o público. No fim da sessão, a diretora geral da Mostra, Luiza Lins, bateu um papo com a diretora e produtora do curta.

“Eu queria mostrar que as crianças são independentes e resolvem problemas todos os dias na escola. Uma época eu fazia documentários dentro dos colégios e percebi que elas tinham outra vida lá. Elas tomam suas decisões, ações e resolvem seus problemas. No 3Pies, o herói é a criança”, contou Giselle Geney.

A produção conta a história de Gonzalo, um menino de 10 anos que mora numa cidade no campo colombiano e tem que chegar com os sapatos limpos na sua escola para evitar o pior castigo do mundo: que seu professor tire a sua bola até o final do ano. O garoto aproveita todo tempo livre para bater bola e faz do seu trajeto até o colégio um verdadeiro campo de futebol, com direito a transformar uma feira em um estádio lotado.

Durante o bate-papo, Giselle elogiou o trabalho dos dubladores brasileiros já que o filme ainda não tinha sido traduzido no Brasil. Além disso, ela contou da onde veio a inspiração para o roteiro. “Essa história é também baseada na minha criança. Quando era pequena, eu não gostava de ficar parada, eu gostava de jogar, brincar, pintar, e isso leva a gente ficar suja, então era muito difícil fazer com que o uniforme da escola ficasse limpo”, revelou Geney.

O filme foi gravado em Pamplona na Colômbia, cidade natal da diretora. De acordo com Geney, foi uma forma de homenagear seu povo. “Eu sou de uma região colombiana perto da Venezuela e eu queria homenagear essa região e era muito importante pra mim e pro meu povo”, afirmou.

Cerca de 200 crianças fizeram parte do set de gravação e a equipe fez questão de escutar todas elas. “As crianças ajudaram a fazer o roteiro, deram palpite sobre as músicas. Quando se trabalha com crianças é preciso ter muito cuidado, escutá-las e ajudá-las a entrar no personagem”, enfatizou a produtora Natalia Bernal.

3Pies ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cinema Infantil de Nova Iorque, em março deste ano. Realmente, os 14 minutos de exibição valem muito a pena!

Filmes disponíveis para serem assistidos a qualquer momento

Quem ainda não assistiu aos filmes já exibidos na Mostra, pode acessar eles e outras produções da edição deste ano a qualquer momento durante a mostra aqui

Vale lembrar 

Vai ter sessões online ao vivo todos os dias, até o próximo sábado, 28/11. 

A partir de segunda tem Fórum de Cinema e Educação – workshop Panorama Histórico do Cinema Brasileiro com Cláudia Mogadouro – e Encontros de Cinema Infantil. 

Oficinas de audiovisual para educadores e crianças já estão liberadas no nosso canal de Youtube da Mostra de Cinema Infantil.

Acessibilidade

* Acessível em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais: Fórum de Cinema e Educação, Encontros de Cinema Infantil e a sessão de curta com bate-papo das 17h 

*Acessível em LIBRAS e audiodescrição: seleção de filmes disponível no canal de YouTube da Mostra de Cinema Infantil.

Incentivadores da 19ª Mostra

A 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizado pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo. Tem o patrocínio cultural da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, da Eletrobrás CGT Eletrosul, da Engie, do Itaú e da Statkraft. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil