Abertura é nesta quinta-feira

ZiraldoA Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis comemora dez anos com o lançamento de um canal na internet para download gratuito de filmes para infância e faz uma homenagem especial a Ziraldo, na abertura do festival, nesta quinta-feira, dia 23 de junho, às 19 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. O desfecho da noite será com a pré-estreia nacional do documentário Ele era um menino feliz – O Menino Maluquinho, 30 anos depois, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, sobre o personagem do livro de Ziraldo, lançado em 1980, e que vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares.

Durante a abertura, haverá o lançamento da Caixa de DVDs comemorativa aos 10 anos do evento com 33 curtas-metragens brasileiros e do canal exclusivo para a Infância no site www.filmesquevoam.com.br, onde os filmes estão legalmente autorizados para exibição pública e poderão ser baixados gratuitamente. A Secretária do Audiovisual, Ana Paula Dourado Santana, vai estar presente na abertura da Mostra. Ela também participa dos encontros políticos no Majestic Palace Hotel, na sexta-feira e sábado pela manhã.

A partir de sexta-feira, no Teatro Pedro Ivo, na SC-401, serão realizadas as sessões de cinema. Aos sábados e domingos, haverá o Palquinho da Mostra, com apresentações artísticas nos finais de tarde. Além disso, as crianças poderão frequentar a biblioteca da Barca dos Livros, uma videoteca, e um café. No segundo e terceiro final de semana, haverá oficinas. De segunda a sexta, acontecem as sessões escolas gratuitas para a rede pública, particular e abertas ao público. A Mostra ocorre de 23 de junho a 10 de julho. O encerramento será com o show Música de Brinquedo, com o Pato Fu, às 17h, no Teatro Pedro Ivo.

ZIRALDO
Ziraldo será o grande homenageado desta edição. No sábado dia 25, às 14h, ele assiste à sessão de pré-estreia nacional de Uma Professora Muito Maluquinha, baseado no livro do escritor mineiro, e dirigido por André Pinto e César Rodrigues, e com Paola Oliveira no papel principal. O filme narra as aventuras e desventuras de uma professora nada convencional. Ao começar a lecionar numa escola, seu comportamento avançado vai incomodar professoras tradicionais.

Para a Mostra Competitiva de Curtas deste ano, foram selecionados 77 filmes de todo Brasil. São 50 animações, 24 ficções e três documentários voltados para a infância produzidos em 2010 e 2011. Entre eles, há duas coproduções internacionais: Uma coisa nova para Olli (Brasil/Inglaterra) e O Caminho das Gaivotas(Brasil/Cuba), que também terá estreia nacional em Florianópolis.

Os curtas concorrem a prêmios oferecidos pelo festival em parceria com a TV Brasil, no valor de R$ 5 mil para cada categoria: Melhor Filme de Animação, Melhor Filme de Ficção, Prêmio Especial (indicado pelas crianças) e Júri Popular. A Mostra é um canal de distribuição via Programadora Brasil e Projeto Curta o Curta, além de divulgar e encaminhar a produção para outros festivais, cineclubes e escolas brasileiras.

A Mostra tem o patrocínio da Eletrobras, Petrobras e Tractebel Energia por meio do Ministério da Cultura, e do Funcultural do Governo do Estado de Santa Catarina.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil