O projeto Circuito Estadual de Cinema Infantil surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens brasileiros exibidos durante o evento na capital para outros municípios. Iniciamos esta ação a partir de 2010 e, desde então, anualmente, produzimos DVDs com recursos de LIBRAS e Audiodescrição, para acessibilidade de deficientes auditivos e visuais, e distribuímos gratuitamente para gestores culturais realizarem Mostras de Cinema Infantil em seus municípios.

Desde a primeira edição com patrocínio da Enercan Energia, o lançamento do Circuito 2019 será no dia 9 de Maio durante o Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, organizado pela FECAM – Federação Catarinense de Municípios, em Garopaba.

No evento haverá a distribuição do kit contendo um DVD e cartazes, e com este material em mãos, os gestores culturais poderão realizar sessões de cinema nas suas cidades.

Após o lançamento em Garopaba, é a vez do Circuito acontecer em Campos Novos entre os dias 20 e 28 de Maio, quando uma equipe especial da Mostra de Cinema Infantil estará na cidade e em seus arredores para realizar as sessões nas escolas públicas estaduais durante uma semana. Na cidade acontecerá também uma palestra na ACIRCAN (Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense) no dia 21, terça feira às 19h30, sobre Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa com Cláudia Leitão, Doutora em Sociologia pela Sorbonne, Paris V, Professora da Universidade Estadual do Ceará, Diretora do Observatório da Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e Consultora em Políticas Públicas para a economia criativa.

Faça parte desta grande rede de cultura e divertimento e realize a Mostra de Cinema Infantil no seu município entre Maio e Novembro de 2019!

Como aderir

O município ou instituição deve designar um gestor e/ou um representante que pode ler o termo de adesão aqui no site da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e baixar a ficha de inscrição, preenchê-la, assiná-la e levar até nossa equipe no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Garopaba, onde poderá retirar o kit com um DVD do acervo da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O gestor ficará responsável pelo contato com a equipe da Mostra, procurando-nos quando houver dúvidas e informando sempre que houver alterações na programação em seu município/instituição. No site também pode ser encontrado material de apoio, como cartaz para divulgação.

Assim que todas as sessões agendadas forem realizadas, o gestor deve preencher o relatório (que pode ser acessado aqui) enviar através do e-mail circuito.mostracinemainfantil@gmail.com com fotos das sessões em alta resolução. O prazo para enviar o relatório é até 15 de novembro de 2019. Lembrando que o não envio do relatório ou justificativa plausível para a não realização das sessões, impede a instituição de participar do projeto na próxima edição.

 

Infraestrutura necessária

 

O espaço de exibição pode ser aquele que estiver disponível em cada município ou instituição, que comporte o número de pessoas previstas com segurança. As sessões podem ser realizadas em escolas, centros culturais, associações, salões paroquiais, etc. Mas é fundamental garantir o “clima de cinema”, e para isto é necessário uma sala escura, o que pode ser produzida cobrindo as janelas com papel pardo ou pano preto. Os equipamentos necessários são: projetor multimídia (datashow), um aparelho leitor de DVD ou computador, tela grande ou uma parede branca e caixas de som amplificadoras. A Mostra pode ser incluída em outra programação cultural que vai acontecer na cidade, como festas típicas. Dependendo do espaço, pode-se montar uma bilheteria simbólica (lembrando que todas as sessões devem ser gratuitas) e oferecer pipoca às crianças.

 

Documentos para download

Termo de Adesão (.doc)  |  Cartaz PDF  |  Modelo de Relatório (.doc)

Contatos Circuito Estadual de Cinema Infantil: circuito.mostracinemainfantil@gmail.com /  (48) 9 9146-2142

 

Circuito Estadual de Cinema Infantil