cartaz 2013.inddO Circuito Estadual de Cinema Infantil surgiu da necessidade de ampliar a ação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, levando os curtas-metragens brasileiros exibidos durante o evento na capital para os outros municípios catarinenses. Desde 2010 temos produzido DVDs com recursos de LIBRAS e Audiodescrição, para acessibilidade de deficientes auditivos e visuais, e distribuído gratuitamente para gestores culturais realizarem Mostras de Cinema Infantil em seus municípios.

Em 2016, com patrocínio da Brandili, Enercan e do BRDE, o lançamento do Circuito acontece dia 30 de março no VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, com a distribuição de kits com dois DVDs durante todo o dia. O evento acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó/SC.

A partir de então teremos eventos de distribuição em diferentes regiões de Santa Catarina: em Campos Novos, na Grande Florianópolis, em Apiúna, entre outros. A agenda será divulgada em nosso site e nas redes sociais.

Faça parte desta grande rede de cultura e divertimento e realize a Mostra de Cinema Infantil no seu município entre 01 de abril e 31 de outubro!

 

Como aderir

 

O município ou instituição deve designar um gestor e/ou um representante que pode baixar o termo de adesão no site da Mostra, preenchê-lo, assiná-lo e levar até nossa equipe em um dos eventos, onde poderá retirar o kit com dois DVDs do acervo da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O gestor ficará responsável pelo contato com a equipe da Mostra, procurando-nos quando houver dúvidas e informando sempre que houver alterações na programação em seu município/instituição. No site também pode ser encontrado material de apoio, como cartaz para divulgação.

Assim que todas as sessões agendadas forem realizadas, o gestor deve preencher o relatório (que pode ser acessado aqui) enviar através do e-mail circuito.mostracinemainfantil@gmail.com com fotos das sessões em alta resolução. O prazo para enviar o relatório é até 15 de novembro de 2016. Lembrando que o não envio do relatório ou justificativa plausível para a não realização das sessões, impede a instituição de participar do projeto na próxima edição.

 

Infraestrutura necessária

 

O espaço de exibição pode ser aquele que estiver disponível em cada município ou instituição, que comporte o número de pessoas previstas com segurança. As sessões podem ser realizadas em escolas, centros culturais, associações, salões paroquiais, etc. Mas é fundamental garantir o “clima de cinema”, e para isto é necessário uma sala escura, o que pode ser produzida cobrindo as janelas com papel pardo ou pano preto. Os equipamentos necessários são: projetor multimídia (data-show), um aparelho leitor de DVD ou computador, tela grande ou uma parede branca e caixas de som amplificadoras. A Mostra pode ser incluída em outra programação cultural que vai acontecer na cidade, como festas típicas. Dependendo do espaço, pode-se montar uma bilheteria simbólica (lembrando que todas as sessões devem ser gratuitas) e oferecer pipoca às crianças.

 

Documentos para download

 

Termo de Adesão  (.doc)   |     Cartaz PDF     |     Ingressos  (.pdf)   |   Relatório (.doc)

Contatos Circuito Estadual de Cinema Infantil:
circuito.mostracinemainfantil@gmail.com
(48) 9146-2142

 

Veja também sobre o Circuito:

Filmes do Circuito.