Exposição e inauguração de cineclube celebram 15 anos da Mostra de Cinema Infantil

Os 15 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começam a se comemorados no dia 30 de abril com a abertura de uma exposição no Museu da Imagem e do Som e inauguração de um cineclube, ambos no Centro Integrado de Cultura.

A exposição Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – 15 anos de história ocorre até 29 de maio e vai narrar a trajetória do festival, que foi o primeiro a estimular o desenvolvimento de uma política e de uma cinematografia brasileira dedicada às crianças. O público vai conhecer ou recordar esta história por meio de fotografias, making of, sessões de curtas-metragens, banners, cartazes, infográficos, vinhetas e matérias jornalísticas, que estabelecem um panorama do alcance da Mostra no Brasil e exterior.

Durante a abertura da exposição no MIS, será inaugurado também o cineclube da Mostra, com sessões mensais no último sábado de cada mês, às 16 horas e com entrada gratuita. Para abrir o novo cineclube, a diretora da Mostra, Luiza Lins, escolheu o longa metragem Kiriku, Os Homens e As Mulheres (foto acima), do francês Michel Ocelot, uma referência mundial do cinema infantil e um parceiro da Mostra.

Todos os filmes de Ocelot já oram exibidos no festival. Na 8ª edição da Mostra, ele foi homenageado com o Prêmio Amigo do Cinema Infantil e assistiu a um de seus filmes com dublagem ao vivo para o português. Desenhos originais de Ocelot para os filmes As Aventuras de Azur e Asmar e da série Kiriku também farão parte da Mostra no MIS.

Além das comemorações programadas para Florianópolis, ocorre pelo estado o Circuito Estadual de Cinema Infantil, realizado anualmente, que já chegou a mais de 100 mil crianças e a mais de 120 municípios catarinenses e conta com o apoio das empresas Enercan e Brandili. O Circuito começou por Chapecó e é realizado em parceria com o Fórum de Gestores Culturais dos Municípios Catarinenses. As próximas cidades a receberem o as sessões de filmes são Campos Novos, Abdon Batista, Celso Ramos e Apiúna.

A 15ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será de 2 a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo Campos, anexo ao Centro Administrativo do governo do Estado, na rodovia SC-401, Florianópois.

Trailer Kiriku, Os Homens e As Mulheres

Serviço:

O quê: exposição Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – 15 anos de história
Quando: Abertura em 30 de abril. Visitação até 30 de maio, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis (SC), fone (48) 3664-2651.
Quanto: entrada gratuita



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil