Luiza Lins avalia os 15 anos do festival

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à 15ª edição celebrando seu papel fundamental no desenvolvimento do cinema produzido para a infância no Brasil. Ao avaliar os 15 anos, a diretora do festival, Luiza Lins, diz que os avanços são inúmeros e destaca alguns marcos desta história: “É inegável que estabelecemos um cenário propício para a produção de um cinema com qualidade técnica e de conteúdo voltado para as crianças e os jovens”, pontua.

Nesta trajetória de 15 anos, diz Luiza, é importante observar que a Mostra ajudou na aprovação e processo de regulamentação da lei federal 13006, que estabelece sessões de cinemas na escola, ampliando a janela de exibição. “Hoje o Brasil também produz mais e melhor para este segmento e o reflexo pode ser observado em Santa Catarina, com o aumento da produção, estimulados também pela Mostra. Anualmente, o estado tem realizado mais de cinco curtas dedicados à infância”.

“Os encontros de profissionais de cinema realizado na Mostra ao longo destes anos, ajudaram a estimular políticas públicas, como os editais de longas e curtas para criança realizados atualmente pelo Ministério da Cultura”, diz Luiza. Mas, acima de tudo, considera, um dos aspectos mais importantes talvez seja a regularidade do festival, que foi realizado anualmente desde 2002. “Provavelmente o passo decisivo agora seja garantir a circulação do cinema que vem sendo produzido no Brasil”, avalia a diretora.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil