Palquinho da Mostra: Jazz e o som dos tambores japoneses no segundo dia

O Palquinho da Mostra, espaço interativo montado no hall do Teatro Governador Pedro Ivo, recebeu os espetáculos “Hoje é dia de Jazz Bebê” e “Taikô Shimadaiko”, no segundo dia da 17ª Mostra Infantil de Florianópolis.

Fabio Melo (saxofone), Paulo Steil (bateria) e Tie Pereira (contrabaixo), à frente do projeto “Hoje é dia de Jazz Bebê”, foram os primeiros a se apresentarem. No repertório, músicas brasileiras em formato de jazz com alguns improvisos. Clássicos de Pixanguinha, Ernesto Narazeh e Hermeto Pascoal foram apresentados ao público.

Tie Pereira, curador do projeto explica o objetivo da iniciativa. “A ideia basicamente é fazer um evento que seja musicalmente interessante tanto para os pais quanto para as crianças”, conta. A apresentação despertou olhares curiosos das crianças da plateia, alguns apenas pararam para observar e outros caíram na dança. “É diferente tocar para crianças, pois é um público que recebe a música de forma muito aberta e sem julgamentos”, explica Tie.

Narjara estava presente no evento com a filha Isis, de um ano, sobrinha de Tie. Para ela, “a musica é uma linguagem fantástica para as crianças, elas ficam conectadas com as melodias e improvisações. É genial estabelecer o contato para as crianças desde cedo com música instrumental e ampliar o repertório cultural”, opina.

 

8J9A4400

O som dos tambores japoneses (taiko) também chamou a atenção dos pequenos. Amanda, Luana, Naguissa e Kendji são integrantes do grupo Shimadaiko, criado em 2005, filiado a Associação Nipo-Catarinense, e comandaram a apresentação. O boom do tambor ecoou pelo hall do Teatro Governador Pedro Ivo e emocionou. Gabriela Ratke, mãe de Rocco, estava na plateia e definiu a apresentação como “intensa”, o filho, por sua vez, declarou “parece que eles estão em uma luta”.

Luana Missato participa desde 2011 e atualmente é líder do Shimadaiko. Desde antes de entrar no grupo conhecia e admirava a prática, pois a cultura japonesa está inserida na família. “O grupo despertou o meu interesse e vontade de, principalmente, passar isso para as pessoas”, diz.

A Mostra de Cinema Infantil acontece até 8 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo, e toda programação é gratuita.

 

Texto: Ana Luiza Fernandes

Fotos: Carolina Arruda





Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil