Palquinho da Mostra celebra a cultura indígena com o Coral Mbora’ivy’a

Coral da Aldeia Guarani de Major Gercino encanta as crianças e mostra a importância da diversidade de todas as infâncias

A pluralidade da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que pode ser vista até 8 de julho nas telas, também ocupa o Palquinho da Mostra, espaço interativo montado no hall do Teatro Governador Pedro Ivo. No sábado de abertura do festival, o Coral Mbora’i vy’a (Canto com alegria) encantou as crianças com suas composições próprias. As músicas são entoadas ao deus do sol, da terra e da água e também tratam de temas da vida indígena.

Emocionada, Nathalia Bajello acompanhou a apresentação do Coral com a filha Julia, de 3 anos. “Respeito demais a cultura indígena e me toca profundamente essa inocência e pureza que eles trazem. Eles são a cultura que temos, é de onde viemos, e precisamos resgatar e trazer a cultura deles para perto”.

Formado por 12 crianças Guarani da aldeia tekoá vy’a (Aldeia Feliz) de Major Gercino, as crianças – chamadas por eles de kyringué -, organizam-se em brincadeiras como parte de um cotidiano Mbyá, com referências particulares e decisões próprias que contribuem para o pertencimento no grupo.

palquinho-coral

O Coral Mbora’i vy’a já existe há 10 anos, mas apenas há dois começou a promover apresentações públicas. No entanto, apesar da formação recente do grupo, o orientador do Coral, Weratukumbo, lembra que os cantos fazem parte da tradição da aldeia e são entoadas desde o nascimento. Sobre participar da Mostra de Cinema Infantil, Weratukumbo revela que as diferenças entre as crianças da aldeia e as “de fora” são também tratadas na educação indígena. “Falamos com as nossas crianças sobre como é a vida fora da aldeia e da importância de conhecer e respeitar as diferenças”.

Helena Iara, de 8 anos, não achou o coral “muito diferente”. “Tudo igual, menos a língua”, disse lembrando que há algum tempo visita com os pais as comunidades indígenas da Amazônia que pertencem as famílias linguísticas de Aruak, Maku e Tukano.

Formada por 23 famílias, num total de 102 habitantes, os guaranis da Aldeia Feliz também promovem palestras sobre a sua cultura e produzem artesanatos. A 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece até 8 de julho, próximo domingo, no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado. A programação é totalmente gratuita.

 

Texto: Manoela de Borba

Fotos: Carolina Arruda







Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil