Oficina Palavra Pintada

A oficina Palavra Pintada vai envolver 15 crianças do Projeto Esperança, vindos da comunidade Chico Mendes, continente da capital catarinense, de 30 de junho a 4 de julho, no CIC, dentro da programação da 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Ministrada pela artista Sofia Camargo e o terapeuta Marcelo Melão, a oficina pretende motivar as crianças a dizerem o que pensam de si e do mundo em que vivem, como um clip da própria vida. A partir destas informações, cada uma vai expressar estas palavras ou textos: dançando, cantando ou escrevendo com o corpo o seu nome. “Vamos trabalhar individualmente com elas até que cheguem às palavras essenciais de definição de si mesmas“, explica Sofia Camargo.

Depois desta primeira fase, as crianças vão usar técnicas de pintura para conceber um quadro com o tema Eu no mundo. “Despertar a auto-estima e a consciência das potencialidades de cada um, quebrar a timidez e estimular o posicionamento individual no grupo são objetivos de todo o processo“, conta Sofia.

O resultado do trabalho, uma tela gigante, será apresentado ao público na abertura do show do Grupo Palavra Cantada, que vai encerrar a Mostra, no dia 13 de julho.

As crianças do Projeto Esperança, da Chico Mendes, são parceiras da Mostra desde o início. Nas edições anteriores, já participaram de oficinas de vídeo, animação e arte.

Sobre a ministrante:

Formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, Sofia Camargo tem 52 anos e traz em seu currículo aprendizagens que passam pelo caminho das artes visuais. Estudou cinema com Plínio Salgado, artes com Rubens Matuk e Maria Bonomi. Mora há 20 anos em Berlim, na Alemanha. Seus interesses são amplos, da caligrafia japonesa aos estudos experimentais John Cage. Realizou projeto no Himalaia, na Índia, onde estudou escultura em argila e, no fim dos anos 90, voltou ao Brasil, onde realizou, até 2000, workshops para adultos e crianças. Com o apoio do Museu de Arte de Santa Catarina desenvolveu com crianças de rua o projeto Despertar. A partir de 2002, trabalhou com diferentes entidades privadas e governamentais interessadas na Kinder Kunst Galerie, um projeto temporário e ambulante realizado tanto em escolas, museus e instituições para crianças na Alemanha. Como artista, seu currículo aponta mostras coletivas e individuais. Já expôs, entre outros espaços, no Centro Cultural São Paulo; em Fuerteventura, na Espanha; na October Galley, em Londres, na Inglaterra; no Museum Dahlen, Berlim; em BlaclightGallery, em Potsdamerplatz; na Galeria Art-Quadrat, em Munique; e na embaixada brasileira em Berlim.

Oficina Palavra Pintada

Ministrante: Sofia Camargo e Marcelo Melão

Quando: 30/06 a 04/07

Horário: 9 às 11 horas

Local: Sala 10 (sala de pintura), Centro Integrado de Cultura (CIC)

Número de Crianças: 15 (Projeto Esperança – Chico Mendes)

Idade: 9 a 15 anos



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil