Encerramento com premiação e show

Adaptação de Fernando Sabino é selecionada no 3º Pitching e vai à Suécia. Curtas da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo faturam os prêmios da crítica e do público. O anúncio dos grandes premiados nesta nona edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foi realizado na tarde deste domingo, 4 de julho. O encerramento contou com sessão dupla do show Pequeno Cidadão, encabeçado por Arnaldo Antunes. Cerca de 24 mil pessoas acompanharam em Florianópolis e mais dez localidades a edição 2010 do evento.

O projeto de longa-metragem mineiro “O Menino no espelho” é o escolhido para representar o Brasil no Fórum de Financiamento do BUFF Festival, na Suécia, como vencedor do 3º Pitching realizado na 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, encerrada neste domingo, dia 4 de julho.

Público e júri elegeram os melhores filmes da Mostra Competitiva, numa disputa que envolveu 73 curtas-metragens de 14 estados. As categorias de Melhor Ficção e Melhor Animação foram definidas por uma comissão formada por profissionais de Cinema e Educação. O Melhor Filme foi escolhido pelo júri popular e o Prêmio Especial, por um grupo de crianças especialmente convidadas.

Os vencedores foram “Doido lelé”, de Ceci Alves (ficção, BA, 2009, 17′), como Melhor Filme pelo júri popular, e “Bolota e Chumbrega: Um guarda-chuva muito especial”, de Frederico Pinto (animação, RS, 2009, 11′), no Prêmio Especial conferido pelo júri da Sessão Escola.

O júri oficial conferiu o prêmio de Melhor Ficção a “O coração às vezes para de bater”, de Maria Camargo (ficção, RJ, 2009, vídeo, 14′) e o de Melhor Animação a “Zica e os camaleões”, de Ari Nicolosi Mota (animação, SP, 2009, 11′).

Decidiu ainda dar Menção Honrosa a “O melhor lugar” (ficção, SP, 2009, 12′), de Jefferson Paulino e Nildo Ferreira, “pela sensibilidade com que aborda um tema delicado e dos mais importantes para a defesa da criança brasileira”.

Os quatro vencedores das categorias principais são contemplados com um prêmio-aquisição da TV Brasil, no valor de R$ 5 mil cada, e incorporados à programação da emissora pública federal.

A 9ª Mostra de Cinema Infantil foi vista por cerca de 24 mil pessoas, na capital catarinense e em outras dez localidades da Grande Florianópolis.

O anúncio dos vencedores antecedeu o show Pequeno Cidadão, marco do encerramento desta nona edição, com duas sessões lotadas no Teatro Álvaro de Carvalho, esta tarde.

O projeto de “música psicodélica para crianças” encabeçado por Arnaldo Antunes (ex-Titãs), Taciana Barros (ex-Gang 90), Edgard Scandurra (ex-Ira!) e Antonio Pinto (filho do cartunista Ziraldo e autor de trilhas de filmes como Cidade de Deus e Central do Brasil) foi visto pela primeira vez em Florianópolis, poucas semanas antes do lançamento do DVD com animações de 14 estúdios diferentes –dentre elas a de Tchau chupeta, assinada pela O2 (de Fernando Meirelles), que pode ser vista na TV Bloguinho.

Fonte literária

O vencedor do 3º Pitching, “O Menino no espelho”, é baseado no livro homônimo do escritor Fernando Sabino (reeditado mais de 70 vezes desde o seu lançamento, em 1982) e reflete uma das tendências da edição deste ano do mecanismo de seleção pública de projetos, em que metade dos seis candidatos eram adaptações de obras literárias.

Com direção de Guilherme Fiúza Zenha e produção de André Carreira, da produtora mineira Camisa Listrada, “O Menino no espelho” foi selecionado para importantes encontros de coprodução e laboratórios de roteiro no Brasil e no exterior, como o Encontro de Coprodução do Festival de Mannheim-Heidelberg (Alemanha), Produire au Sud, Novo Cine (Encontro de Cinema Brasileiro na Espanha) e Laboratório Sesc de Roteiros Infanto-juvenis.

Além disso, recebeu a ajuda do Programa Ibermedia na categoria desenvolvimento e o prêmio de Melhor Argumento no Concurso da Globo Filmes no Cine Ceará em 2009, o que resultou no compromisso de um apoio em mídia na TV Globo para o seu lançamento.

Os outros cinco concorrentes à chance de apresentarem-se no fórum de financiamento sueco em busca de coprodução internacional foram “As aventuras do Avião Vermelho” (RS), “A oitava princesa” (SP), “Corda bamba” (RJ), “O segredo do violinista” (SP) e “Teca e Tuti: Uma noite na biblioteca” (SP).

Em estágio avançado de produção, o longa gaúcho de animação “As aventuras do Avião Vermelho” foi convidado pela organização do BUFF Festival para participar das rodadas de negócios do evento, em busca de parceiros para distribuição internacional.

Os jurados do 3º Pitching avaliaram os candidatos no domingo, dia 27, em apresentação pública no Majestic Palace Hotel. A defesa dos projetos envolveu explanações sobre personagens, enredo, linguagem, estrutura narrativa, abordagem estética, parcerias já firmadas, além do estágio de desenvolvimento do projeto.

Mikael Svensson, do BUFF Film Festival, da Suécia, ressaltou o profissionalismo e a qualidade dos projetos apresentados. “Se forem desenvolvidos e financiados de maneira apropriada, penso que todos têm potencial de alcançar projeção fora do mercado brasileiro”, diz. Para ele, “O Menino no espelho” tem trama universal e “reflete e fantasia de qualquer criança, em qualquer lugar do mundo”.

Confira galeria de fotos do show Pequeno Cidadão:
Crédito das fotos: Cleide de Oliveira
[nggallery id=32]


Tags:


Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil