Juro que vi: O Saci

O filme Juro que vi: O Saci, dirigido por Humberto Avelar e presente na 8ª Mostra de Cinema Infantil, é o quinto episódio da série Juro que vi, produzida pela MultiRio. “Antes dele realizamos o Matinta Perera, ganhador do Juri Popular da Mostra Infantil, há dois anos, e do Prêmio Especial da Fundação Prêmio Japão. Ambos reconhecimentos nos orgulham muito, mas o de Florianópolis é muito rico pois veio das crianças”, afirma Cleide Ramos, Diretora Presidente da MultiRio. Ela explica que o foco da produção dos Projetos Especiais de Desenhos Animados da MultiRio é a defesa da infância e todos os seus direitos.

Todos os episódios da série Juro que vi (Curupira, Iara, Boto, Matinta e Saci), realizados em 35 milímetros, foram produzidos tendo as crianças como colaboradoras. “Tínhamos grupos focais de crianças, de 5 a 11 anos, da Escola Municipal George Summer, da cidade do Rio de Janeiro, que efetivamente participavam de todos os processos de realização das obras como consultores. Era um processo de diálogo entre o mundo do adulto e o das crianças pelas narrativas de personagens folclóricos da oralidade brasileira. E isso, acreditamos estar impresso na tela”, conta Cleide.

De acordo com ela, os projetos de desenhos animados da MultiRio, como a série Cantigas de Roda, que também já esteve na Mostra de Cinema Infantil, nasceram da percepção de um cenário brasileiro com poucas obras pensadas para as crianças. “Hoje, cada vez mais, estaremos desenhando um Brasil que olha para sua infância. Movimentos como a própria Mostra, os fomentos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a própria MultiRio comprovam que hoje há política pública para uma mídia de qualidade para a infância brasileira”, ressalta.

E Cleide conclui: “Sorte e longa vida para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que belamente faz um mundo de fantasias e luz para as crianças”.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil