Foi dada a largada! Começa a Mostra 2013

Começou ontem a 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A noite teve homenagem ao poeta Manoel de Barros, exibição de três curtas, incluindo o lançamento do catarinense O sumiço da coroa, e presença de autoridades ligadas ao audiovisual e à cultura.

Chico Faganello, diretor de O sumiço da coroa ao lado de Marco Martins, lembrou a importância da criação de acessibilidade ao entretenimento para deficientes auditivos e visuais. No Brasil, 15 milhões de pessoas deixam de aproveitar o cinema por falta de políticas específicas. No site Filmes que voam, Chico já disponibilizou 15 filmes para crianças com problemas de visão e outros 15 para crianças com problemas de audição, além de ter lançado um manual que orienta diretores interessados na inclusão desses grupos.

Também estiveram presentes o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, e o presidente do Instituto Zero a Seis, João Augusto Figueiró. O diretor de Gestão de Políticas Audiovisuais do Ministério da Cultura, João Batista da Silva, falou da necessidade de resgatar um olhar especial para a criança. Ele lançou o edital Curta Criança, que beneficiará com R$ 70 mil 13 curtas com temática infanto-juvenil. João recebeu o Prêmio Amigo do Cinema Infantil, pela colaboração ao setor.

Idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins frisou que “o lugar da criança é em todo lugar”, e que nunca se precisou tanto das crianças para o nosso futuro como neste momento do país. Em seguida, Luiza chamou ao palco a bisneta do poeta Manoel de Barros, Stella, homenageado deste ano da Mostra. Ela lembrou que há anos a poesia do mato-grossense influencia o evento.

Por fim, Luiza apresentou o curta O sumiço da coroa, vencedor do Edital Catarinense de Cinema 2011-2012, um “filme feito por crianças, com crianças e para crianças”. Além dele, foram exibidos As árvores de Manoel e Meu amigo Nietzsche.

Para este sábado, 29, estão previstas a Sessão Curtas Brasil, às 14h; a Sessão FICI, às 16h; e a Sessão Nacional, às 18h. O espetáculo musical O Carro da Sopa, com a Cia Mafagafos, se apresenta no Palquinho da Mostra às 17h30. Para acompanhar a programação completa, clique aqui.

[Foto: Henrique Pereira]



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil