Diretores catarinenses produzem filmes para a infância

PurgamentumAinda tímida, a produção audiovisual infantil de Santa Catarina para criança dá sinais de que o segmento está em crescimento. Neste ano, são quatro curtas competindo e um curta convidado para uma sessão de estreia. “O Samba Daqui” de Melina Curi venceu o prêmio Cinemateca Catarinense de 2009 e será lançado no sábado dia 2 de julho às 16h, no Teatro Pedro Ivo.

A diretora diz que tenta mostrar a importância da preservação da história e da cultura brasileira litorânea. Na trama, Aninha e Léo desrespeitam o avô e comem marisco direto da pedra. É quando descobrem algo muito misterioso.

O diretor Eduardo Drachinski teve dois desenhos animados selecionados. “Turminha da Vida” e “Doce turminha e a corda da viola”, indicados para um público de até seis anos. Turminha da Vida está em cartaz nesta quinta, às 8h30 e 14h15, no Teatro Pedro Ivo. Drachinski ficou conhecido após o curta “O bom samaritano”, em que foi selecionado para 25 festivais no Brasil e ficou em 3º lugar no júri popular da Mostra de Florianópolis de 2008.

Outro diretor, é Rafael Martins, de “Joãozinho, Bu!”. No último domingo, ele esteve presente na sessão de lançamento do filme. “É emocionante ver de perto a reação da criançada”, diz. O filme de Rafael brinca com a temática do medo nas histórias contadas pelos adultos, gerando espanto e apreensão na plateia.

Já a animação “Purgamemtum” (foto) de Yannet Briggiler foi vencedora do Prêmio Armando Carreirão, do Funcine em 2009, e participa do festival. Yannet explica que “Purgamentum”, que significa lixo em latim, é uma alegoria do modelo de desenvolvimento predominante no nosso planeta, um modelo baseado na necessidade de produção e consumo desenfreado, onde a natureza é explorada de forma predatória em nome do progresso.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil