De 10 a 18 de outubro, Florianópolis se torna a capital brasileira do cinema para crianças

Projeção de cinema ao ar livre à noite, com pessoas sentadas em cadeiras diante de telão iluminado em pátio histórico.
Inteiramente gratuita, Mostra abre com pré-estreia de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, e encerra com show de Adriana Partimpim

No mês das crianças, um festival de cinema só para elas. Entre os dias 10 e 18 de outubro, a 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, uma das maiores do gênero no Brasil, exibirá 120 filmes, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais. A programação inclui a pré-estreia de quatro longas brasileiros: Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, Papaya, Aventuras de Makunáima e Aiurê, além de debates, lançamentos de livros e oficinas.

As atrações são inteiramente gratuitas, incluindo a pipoca, distribuída em todas as sessões, e o show de encerramento com Adriana Partimpim – o único gratuito de toda a turnê. “A Mostra é um presente para as crianças na semana em que celebramos o dia delas”, diz a diretora e uma das curadoras, Luiza Lins.

Mulher de meia-idade sorri enquanto aplaude, em um ambiente interno com luz suave e desfocada ao fundo.

Luiza Lins – Diretora da Mostra

As exibições serão realizadas aos sábados e domingos no Teatro Ademir Rosa e de segunda a sexta-feira na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC). Todos os filmes exibidos nos finais de semana terão acessibilidade em Libras. Também haverá sessões em 150 escolas do município, levando o cinema para mais de 40 mil pessoas. E uma seleção de filmes será exibida no Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita, aumentando o alcance da Mostra para espectadores de todo o Brasil.

Integram esta edição filmes de 14 países, como França, Alemanha, Argentina, Holanda, Colômbia, Lituânia, Cazaquistão, Hungria e Bélgica, e 17 estados brasileiros. Entre os destaques da programação, diversos filmes sobre natureza e meio ambiente, mostra de animação russa, mostra de filmes sobre Transtorno do Espectro Autista, pré-estreia de filme indiano, filmes que falam sobre cinema e curtas catarinenses. À propósito, Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro com mais filmes na Mostra. São nove curtas e dois longas-metragens. “Essa força do cinema catarinense comprova a atuação concreta da Mostra para o desenvolvimento da indústria do cinema no Estado. Em 2002, quando começamos, não tínhamos nenhum filme catarinense na programação”, lembra Luiza.

Ilustração colorida mostra uma pequena semente de mamão papaya de olhos grandes sobre um galho, diante de uma libélula roxa de asas brilhantes em floresta vibrante..
Papaya, de Priscilla Kellen

Programação: Dia 10 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, o Fórum de Cinema e Educação abre a Mostra com o debate Educação Ambiental nas Escolas, e a participação de Virginia Limberger, produtora dos filmes e da série Tainá, Auritha Tabajara, escritora indígena de livros infantis, e João Jonas Sobral, educador. Sobral aproveitará a ocasião para lançar o projeto Na Escola com Tainá, que consiste na divulgação de quatro vídeo-aulas destinadas a professores, para a formação complementar em salas de aula. “A temática do meio ambiente está presente em grande parte dos filmes selecionados, mostrando um alinhamento da Mostra com a temática da COP 30”, aponta Luiza Lins.

As exibições de filmes começam sábado, dia 11, com a pré-estreia de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem. A sessão será seguida de debate com a produtora do filme e precedida pela entrega do Prêmio Amigo do Cinema Infantil para Antônia Pellegrino, Diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasileira de Comunicação. A iniciativa visa valorizar o trabalho realizado na TV Brasil, que dedica grande espaço à programação infantil de qualidade e recentemente lançou importantes editais focados neste público.

Ilustração mostra uma criança indígena com pintura vermelha no rosto mirando com um arco e flecha, enquanto ao fundo um personagem branco observa em meio à floresta.
Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem

Domingo, dia 12, haverá a exibição de curtas-metragens internacionais legendados e dublados e a pré-estreia dos longas Papaya, de Priscilla Kellen, e Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello. As duas sessões serão seguidas de debate com os diretores, um dos momentos mais esperados pelas crianças da plateia.

De segunda a sexta-feira, 13 a 17/10, no CIC, serão realizadas cinco sessões diárias, divididas por faixa-etária: +4, +6, +8, +10, +12 e +14 anos.

Dia 15, das 9h30 às 11h30, destaque para o Encontro de Avós e Netos, uma sessão intergeracional que exibirá no Centro Multiuso da Pessoa Idosa (CEMUPI) o  filme paranaense Temos pão caseiro.

Fotografia; criança com máscara avança com braços estendidos, de vestido rosa, em pátio coberto; ao fundo, pessoas sentadas.
Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello

O encerramento será sábado, dia 18, com a exibição dos longas Thiago e Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim, às 10h, e Perfekta – Uma Aventura na Escola de Gênios, de João Daniel Tikomiroff, às 14h. Adriana Partimpim sobe ao palco do teatro Ademir Rosa às 17h para fechar a Mostra. A programação completa pode ser acessada aqui!

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.

Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube


Publicado em 25 setembro 2025


Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
Ir para o conteúdo