Crianças elegem melhor filme

O mistério do cachorrinho perdido (ficção, SP, 2006, 23’), do diretor paulista Flávio Colombini, foi eleito pelas crianças o melhor filme da 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O filme conta a história de três amigos que encontram um cachorrinho e se envolvem em uma grande aventura. O diretor receberá da Mostra o prêmio de mil reais.

Flávio Colombini esteve na capital catarinense durante o evento, em 29 de junho, e acompanhou a sessão de exibição de seu filme. “Sentei bem na frente e fiquei observando as reações. Foi muito especial”, afirmou. (veja abaixo a matéria completa com o diretor).

O povo atrás do muro (animação, MG, 2007, 8’), de Marconi Loures de Oliveira, e Doce turminha e o bom samaritano (animação, SC, 2007, 10’), de Eduardo Drachinski, foram, respectivamente, o segundo e o terceiro mais votados.

O júri oficial da Mostra, formado por 10 crianças entre 7 e 12 anos, reuniu-se neste domingo, 13, para a decisão final. Neste ano, como o número de filmes em competição foi bastante expressivo – 53 produções -, durante todos os dias da Mostra, em cada sessão, 10 crianças eram escolhidas para dar notas de um a 5. Os onze filmes mais votados foram exibidos para o júri oficial, garantindo assim uma ampla participação do público infantil na eleição do melhor filme.

E os membros do júri argumentaram bem a sua escolha. Lucas de Azevedo Pazin, 8 anos, explicou: “Gostei muito do filme, pois ele tem aventura e mistério”. Eduardo de Oliveira da Costa, também de 8 anos, reafirmou a opção pelo enredo. “Dei nota mais alta para os filmes que eu gostei da história”. Amanda Canan Campos, 7 anos, lembrou os personagens: “Eu gostei muito, pois falava de uma turma corajosa e esperta”.

Cecília Brancher de Oliveira, de 12 anos, a mais crescidinha do júri, disse que a possibilidade de ver muitos filmes foi bem interessante: “É muito legal ver outras culturas, filmes de outros lugares”.

A diretora da Mostra de Vídeos, que coordenou o juri infantil, Lícia Brancher, enfatizou a importância das crianças serem as protagonistas da decisão. “É o diferencial da Mostra, aqui quem escolhe são as crianças, elas são ouvidas e sua opinião sobre os filmes é sempre valorizada”, aponta.

O júri oficial foi formado por: Mainá Serena (8 anos), Joaquim Fernandez (8 anos), Amanda Canan Campos (7 anos), Vicente Campana Bif (8 anos), Lucas de Azevedo Pazin (8 anos), Eduardo de Oliveira da Costa (8 anos), Helena Santos Gassen (7 anos), Dora Naspolini (10 anos), Theodora W. von Zuben (12 anos), e Cecília Brancher de Oliveira (12 anos).

Confira matéria sobre o filme vencedor:

O diretor paulista Flávio Colombini, do filme O mistério do cachorrinho perdido, exibido na tarde do domingo, 29 de junho, na programação da Mostra, ficou muito feliz com a receptividade do público de Florianópolis. “Sentei bem na frente e fiquei observando as reações. Foi muito especial”, afirmou.

Colombini conversou com as crianças | Foto: Cleide de Oliveira
Depois da sessão, Flávio conversou com o público sobre o filme, que conta a história de três crianças que acham um cachorrinho perdido e se envolvem em uma grande aventura. Uma turma animada fez perguntas e expressou opiniões sobre a produção. Entre as questões, a curiosidade sobre como gravar com o animalzinho. “Tivemos que agir rápido para fazer as cenas com ele, pois era ligar a câmera e ele se movia”, contou Flávio.

“O filme foi feito em 2005, como piloto para um seriado de televisão. Já foi exibido em alguns festivais, mas foi a primeira vez que apresentei a produção numa mostra específica para crianças”, explicou. Para o diretor, faltam espaços para o cinema infantil, que se preocupem com formação de público, como a Mostra de Florianópolis.

Flávio Colombini é formado em cinema pela FAAP/SP e também cursou roteiro e dramaturgia nos Estados Unidos. Além do cinema, ele escreve para crianças e vai lançar em breve seu primeiro livro, Poemas voadores, pela Duna Dueto Editora, de São Paulo. A passagem por Santa Catarina também rendeu contatos com uma produtora de Itajaí, com quem está negociando a produção de uma série para televisão, baseada na história O mistério do cachorrinho perdido.

[nggallery id=54]



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil