Crianças curtem programação de domingo

O domingo foi especial para as crianças que conferiram a programação da Mostra no Teatro Pedro Ivo. Quatro sessões diferenciadas – entre elas a Sessão Jovem, para espectadores a partir de 12 anos -, oficina de vídeo com celular e apresentação do Coral das crianças da Comunidade Guarani, do Morro dos Cavalos, marcaram o dia. Essas atrações somadas ainda à videoteca, ao espaço interativo de realidade ampliada e sala de leitura da biblioteca Barca dos Livros, garantiram a diversão.

Pais e filhos saíram satisfeitos da primeira sessão do dia, que contou com a pré-estreia no Brasil do longa-metragem de animação “O melhor amigo da lua” (Moonbeam bear, de Mike Maurus e Thomas Bodenstein). A história do ursinho Da Lua, que recebe a visita da Lua, quando esta cai do céu, emocionou os pequenos.

À tarde o público que lotou a Sessão Diversidade Brasil das 14h teve um presente surpresa: o lançamento de um dos primeiros episódios da “Meu AmigãoZão” (My big big friend), de Andrés Lieban, antes da estreia nacional no canal Discovery Kids, marcada para 9 de agosto, ao meio-dia e meia. A animação é coprodução do estúdio brasileiro 2D Lab com a canadense Breakthrough Animation. Indicada para crianças em idade pré-escolar, a série tem 52 episódios de 11 minutos de duração e já recebeu os prêmios Prix Jeunesse Ibero America e primeiro lugar no Global Licensing Challenge no Mip Jr, em Cannes. A previsão é que em 2011 os episódios sejam transmitidos também no Canada, EUA e Europa. O diretor, que acompanha a Mostra há anos, esteve presente nesta primeira exibição pública da série e sorteou brindes do filme, para a alegria dos contemplados.

Em seguida, mais um programa internacional chamou a atenção do público: Histórias Preciosas. As crianças se encantaram com as cinco fábulas sobre as diferentes etnias que povoaram a Rússia. Cada história tem seu lado fantasioso e oferece boas oportunidades de interpretação e reflexão. A mamãe Julieta assistiu a sessão com a filha Letícia, de 8 anos e com Rafael, de 2. Ela ficou impressionada como o menor se manteve atento a sessão. “Achei que o Rafael fosse pedir para sair, mas ele não desviou o olhar da tela”, conta. Letícia curtiu muito os curtas, mas sugeriu que o evento trouxesse filmes da Holanda, na próxima edição. “Assim como conheci melhor a Rússia, tinha vontade de conhecer a Holanda, que é o país onde meus primos moram”, ressalta.

Jéssica, de 10 anos acompanhou as sessões de sábado e voltou no domingo com os amigos para conferir a programação. Ela conta que está acompanhando todas as reportagens postadas na TV Bloguinho, pois acha muito divertido.

Quem também se divertiu no domingo, foi o grupo de crianças que integram o Coral da Comunidade Guarani. Antes de apresentarem suas canções sagradas na língua nativa, os pequenos assistiram as exibições dos filmes e se contagiaram com a magia do cinema.

Crédito das fotos: Cleide de Oliveira
[nggallery id=28]

Tags:


Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil