Cinema nacional de qualidade, exibições inéditas e oito longa-metragens marcam o retorno presencial da Mostra

Cinema nacional de qualidade

A 21ª edição da Mostra, de forma inédita, exibirá oito longas-metragens a partir de 7 de outubro. O número fala muito sobre o momento do audiovisual brasileiro para a infância, quando emergem produções represadas em consequência da pandemia.


Meu Amigãozão – O Filme, de Andrés Lieban

Na seleção da Mostra estão pré-estreias nacionais, filmes recém-lançados e que estão percorrendo festivais e filmes que estão no circuito comercial e poderão ser vistos de graça na Mostra.

O longa ‘Meu Amigãozão – O Filme’, de Andrés Lieban, abre a programação de longas e de toda a Mostra no dia 8, quando será exibido pela primeira vez em Florianópolis. Baseado na série infantil, a animação traz uma nova aventura de Lili, Yuri, Matter e seus AmigãoZões: Nessa, Golias e Bongo. Após a sessão terá bate-papo com o diretor.

Domingo combina com filme e pipoca 

Outros dois longas também serão exibidos no primeiro final de semana da Mostra. A animação ‘A ilha dos Ilús’, de Paulo GC Miranda, terá sua pré-estreia nacional da Mostra. 

Você já parou para pensar como os animais sabem tantas coisas antes de nascer? A resposta dessa pergunta está na Ilha dos Ilús, o lugar onde os animais nascem em forma de “Ilú”, um pequeno ser etéreo, e ficam antes de virem ao mundo.

“A gente ficou muito feliz de estrear nosso primeiro longa-metragem na Mostra. Já passaram todos os nossos curtas anteriores e tem uma relevância muito grande”, declarou Paulo GC Miranda. O diretor compartilhou algumas curiosidades sobre o que o público irá assistir em ‘A ilha dos Ilus’. Confira:

A ficção ‘Poropopó’, de Luis Antônio Igreja, também poderá ser vista na telona na Mostra de Cinema Infantil no domingo, dia 9. 

Exibido em alguns festivais pelo Brasil, o longa-metragem ‘Poropopó’ estreia em SC na Mostra e conta a história de Julieta, uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. Tudo muda quando os pais da jovem decidem deixar o circo para tentar a vida na cidade. 

Ambos terão bate-papo com os realizadores após a sessão.

Quatro longas para comemorar o Dia das Crianças 

Uma programação especial foi feita para o dia 12 de outubro, que contará com a exibição de quatro longas, entre eles a pré-estreia nacional da animação ‘Chef Jack’, de Guilherme Fiúza Zenha.

O filme conta as aventuras de Chef Jack e Leonard, seu fiel escudeiro, na maior competição gastronômica do mundo: “Convergência de Sabores”. Após a sessão o público poderá participar de um bate-papo com Danton Mello, que dubla o Chef Jack, o diretor Guilherme Fiúza Zenha e o produtor Luiz Fernando de Alencar. 

“Vai ser uma felicidade ter o filme na Mostra. É a estreia do filme no Brasil. E a gente queria muito que vocês fossem ver ‘Chef Jack – O cozinheiro aventureiro”, declarou Guilherme Fiúza Zenha. Confira mais sobre o filme:

Releitura do clássico ‘Alice no País das Maravilhas’, mas contextualizado no sertão nordestino, o longa ‘Alice dos Anjos’ também estreia na 21ª Mostra. Nesta versão, o público poderá conhecer personagens únicos, como o bode preto, a rainha do cangaço, o sanfoneiro maluco e a própria Alice, que nessa história irá confrontar um coronel para impedir que uma usina hidrelétrica destrua terras de comunidades tradicionais. Após a sessão terá bate-papo. 

O Dia das Crianças também terá exibição gratuita de filmes queridos pelo público e já conhecidos no circuito comercial: ‘Tarsilinha’, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, e ‘Turma da Mônica – Lições’, de Daniel Rezende. 

Pluft, o Fantasminha 

Adaptação do texto clássico para crianças de Maria Clara Machado, a história de uma amizade entre a menina Maribel e o fantasminha Pluft, encerra com chave de ouro a programação de longas-metragens desta edição. Após a sessão também terá bate-papo. 

Rosane Svartman, diretora de “Pluft, o fantasminha”, participou dos Encontros de Cinema Infantil na 20ª Mostra, em 2021, e compartilhou várias curiosidades sobre o filme e as gravações. “Pluft é universal e faz sucesso até hoje porque passa mensagem: a gente tem medo do que é diferente e o afeto faz a gente perder o medo”, enfatizou a cineasta. O filme é a primeira obra infantil em 3D do Brasil.


Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman

Ufa! Quanto filme legal, né? Tem opção para todos os gostos e programação para toda família. E o melhor: é tudo gratuito.

Clique aqui e confira a programação completa de filmes da 21ª edição!

Saiba mais sobre os longas-metragens da 21ª Mostra

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. 

Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de  levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância. Entre elas está o Circuito de Cinema Infantil, dedicado a professores; o Cineclube da Mostra, que acontece todos os fins de semana no Cinema do CIC; e o Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil, que reuniu grandes players do mercado em Florianópolis em julho deste ano. 


Publicado em 04 outubro 2022


Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil