Mostra Itinerante exibe curtas-metragens brasileiros nas escolas

DANI6499

Fotos Daniel Conzi

 

A escola Centro Educacional Municipal Antônio Francisco Machado atende aproximadamente 900 estudantes que vivem na região do bairro Forquilhinhas, São José. Lá não há muitas opções de lazer, segundo a diretora de séries iniciais Sabrina Osório da Silva. Mas quando tem cinema ou passeio na escola, “ninguém falta aula”. E foi o que aconteceu nesta quinta, dia 11, quando a 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis levou curtas-metragens para o telão montado no auditório. O Forquilhão, como o Centro Educacional é conhecido, é uma escolas da Grande Florianópolis que recebem a Mostra Itinerante.

Todas as turmas assistiram aos filmes e muitos estudantes saíram da sala escura comentando os curtas. “Gostei do último filme do menino que gostava da menina e no final conquista ela”, conta Jennifer Teresinha da Silva, 11 anos, da 6ª série. Ela se refere ao Azul da Cor do Mar, do diretor paulistano Pedro Mendes.

A diversidade de filmes nacionais que estão na itinerância, agrupados em sessões conforme a faixa etária do público, agrada a todos. Mayki de Oliveira Medeiros, 10 anos, da 5ª série, se identifica com o curta Menino da Gamboa, de Pedro Parazzo e Rodrigo Luna, que conta a história de um menino de nove anos que admira seu irmão, um carregador de malas para os turistas, e a seu modo tenta ser como ele. Gabriel Atho, da mesma idade e mesma série, relata que adorou o filme de terror, o Dream Catchers, do diretor Gabriel Freire, o preferido também da Jennifer Teresinha da Silva, 11 anos, da 6ª série. Já a pequena Sabrina Lemos Estevan, 7 anos, da 2ª série, lembra que o pássaro aprendeu a voar em Voa, João. “Esse foi o que eu mais gostei também”, diz Nicolly Vieira Gonzaga, 8 anos. “E foi legal estar na sala escura”, acrescenta.

Os professores gostam tanto do cinema na escola quanto as crianças e adolescentes. “Muitos dos alunos não têm base em casa, então quanto mais ações para a construção do conhecimento no ambiente escolar, melhor”, pondera a professora Lisiane Maria da Silva.

 

DANI6461 DANI6454 DANI6517

 

 

 

 

 

 

 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil