Brincante é exibido para professores no CIC

Com a presença de um público formado principalmente por professores, foi exibido no Fórum Cinema e Educação na manhã desta sexta-feira, no Cinema do CIC, o longa Brincante, de Walter Carvalho, sobre o pernambucano Antônio Nóbrega, bailarino, músico e pesquisador que há 40 anos se dedica à cultura e à arte popular.

A programação faz parte da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e após a sessão houve debate com Rosane Almeida, que contracena com Nóbrega no filme, é sua companheira, atriz dançarina e professora. Junto com o marido, fundou o Instituto Brincante, em São Paulo, um espaço de conhecimento, assimilação e recriação de manifestações artísticas do país.

DANI6617

Além de Rosane, Lia Mattos, do Espaço Imaginário, e Luiza Lins, diretora da Mostra, intermediaram o debate com a convidada. A ideia de fazer um filme já era antiga, mas só em 2014 o projeto foi viabilizado. Lançado no final do ano passado, o filme está circulando nas salas de cinema do circuito Itaú. Segundo Luiza Lins, exibir o filme na Mostra tem o sentido de trabalhar a diversidade cultural brasileira. “O Sul não conhece a cultura do Nordeste e trazer este filme para a Mostra ajuda a mudar um pouco esta história”, diz ela.

Conforme Rosane, é preciso trabalhara ideia de uma “arte que educa e de uma educação que encanta. O grande desafio neste caminho é organizar nossos desejos”, diz. A artista avalia que vivemos numa sociedade capitalista, em meio a uma guerra urbana em que as pessoas são conduzidas feito bicho e é preciso ampliar as possibilidades de projetos inteligentes, que possam ajudar na transformação de indivíduos.

DANI6590

 

 

Fotos: Daniel Conzi

 

 



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil