

Para professores, gestores culturais, realizadores e pessoas interessadas
Exibição do curta metragem: O jardim mágico
(de Naira Carneiro e Carlon Hardt, animação, DF, 2025, 6’) e vídeos da Mostra.
Palestras para que as pessoas interessadas realizem sessões da Mostra em escolas da Grande Florianópolis.

Com Luiza Lins e Ally Collaço.
Convidadas:
Haverá lançamento de livros, apresentação do projeto “Na escola com Tainá” e exibição de um episódio da Série Tainá e os Guardiões da Amazônia.

Convidadas:
Exibição de Curtas Brasileiros • 62 min
Filmes relacionados com TEA – Transtorno do Espectro Autista
De coração - De Gabriel Possignolo e Eduardo Wilborn, documentário, RS, 2024, 19’30” Patrícia nasceu com uma condição que a impossibilitou de gerar, porém os caminhos da vida a levaram ao encontro de Emanuel e Cléber, seus filhos de coração. Filme… ...
Quando as ondas do mar desligam - De Yasoda Nanda e Assaggi Piá, animação, BA, 2025, 14’ Uma família atípica vive atenta aos cuidados do pequeno filho autista Fred. Em um dia ensolarado, de visita ao mar, a diversão está garantida nos pequenos acontecimentos e… ...
Tao Kae - De Paulo Alberton, documentário, SP, 2022, 29’ Contemplado pelo edital Cultura em Casa do Proac 2021, o documentário de Paulo Alberton, com trilha de Fernando Maynart e Denilson Oliveira, apresenta o cotidiano de Toshiko, artista da dança japonesa… ...Em breve mais informações
Convidadas:
A conversa parte de reflexões derivadas de pesquisas que articulam cinematografias e práticas com a linguagem cinematográfica na formação docente e em espaços não formais de educação. Ao final da atividade, haverá o lançamento dos livros dos participantes.
Lançamento de Livros
“A madame tem desejos: em busca de uma pedagogia feminista do cinema, voltada à infância, a partir da cineasta pioneira Alice Guy” – de Ally Collaço.
“Matava aula, ia pro cinema: Agnès Varda e o ensaio com as imagens na docência” – de Karine Joulie Martins.
“Educação, Cinema e Extensão: reflexões e experiências mídia-educativas em diálogo” – de Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli.
Exibição do Curta brasileiro

Lia faz um filme – de Nelson Yabeta, ficção, RJ, 2025, 20’.
Luiza Lins
Produtora cultural com atuação no audiovisual para a infância. Realiza a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis desde 2002, evento que possibilita acesso gratuito ao cinema nacional e internacional para crianças. Criou o Circuito de Cinema Infantil para levar os filmes da Mostra para os municípios de Santa Catarina e para todo o país e, o Cineclube da Mostra, no Cinema do Centro Integrado de Cultura – Florianópolis/SC, para proporcionar durante todo o ano, gratuitamente, a experiência de cinema para as crianças.
Realizou curtas infantis com histórias e brincadeiras de crianças da Ilha de Santa Catarina. Atuou como curadora de filmes para festivais brasileiros. Fez parte do GT Cinema nas Escolas, criado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação, para elaborar proposta para a regulamentação da Lei 13.006, que estabelece duas horas mensais de cinema brasileiro nas escolas de ensino básico.
É a atual Vice Presidente do Fórum dos Festivais, no biênio 2022 – 2024. E foi convidada para integrar o Conselho Superior de Cinema – Biênio 23/25.
Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2024). Graduada em Cinema – UFSC (2009) e graduanda de Pedagogia – UFSC (2025).
Professora e Oficineira de cinema em Florianópolis há 17 anos. Entusiasta nas aproximações possíveis entre cinema e educação, com os projetos autônomos Cinema de Brincar, Mulheres de Cinema, Mulheres Artistas, Coletivo Cinema de Meninas, Projeto Casa Azul e Ally Collaço – Escola de Cinema e outras Artes.
Parceira na formação de professores do projeto de extensão IFSCineminha do IFSC-Garopaba e da secretaria municipal de educação de São José. Integra a Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual e é parceira da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Trabalhou em projetos da TVUFSC, Cinemateca Catarinense, Fundação Franklin Cascaes e Fundação Catarinense de Cultura, além de ministrar oficinas em mostras de cinema por todo o Brasil.
Nasceu em Ipueiras, interior do Ceará. Chorou na barriga da sua mãe antes de nascer. Nasceu em casa pelas mãos da avó parteira Francisca Gomes, e por esta razão o nome Auritha, que significa pedra de luz, com o qual assina suas obras literárias.
É escritora, cordelista e contadora de histórias indígena, repertório de histórias que explicam o sagrado da vida contada por sua avó. Até o momento, tem 10 livros publicados, alguns folhetos e vários textos em antologia no Brasil e no exterior, alguns traduzidos para o inglês e alemão. Tem levado a literatura indígena para varias Feiras Literárias nacionais e internacionais.
Seu livro carro chefe, publicado em 2018, Coração na Aldeia Pés no Mundo, é altamente recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, que está na Biblioteca de Washington para pesquisas, é selo FLIP 2023, e inspirou o filme Mulher Sem Chão, de sua direção e protagonismo.
É membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira – AILB, na cadeira 0345. É a primeira mulher indígena a publicar livros de cordel no Brasil. Vencedora do Prêmio Jabuti 2024.
Formada em Arquitetura, Virginia Limberger atuou na área por 20 anos. Seu início no cinema ocorreu em 1995, como produtora executiva do filme As Tranças de Maria, dirigido por Pedro Rovai, de quem tornou-se sócia na Sincrocine Produções.
Na sequência, participou da produção da trilogia infantil de longa-metragens live action TAINÁ, ganhadores de 23 prêmios internacionais e que seguem sendo exibidos, até hoje, nas TVs de diversos países. Virginia também foi produtora dos dois filmes da franquia “Qualquer Gato Vira Lata”, comédia romântica baseada na peça de Juca de Oliveira, e o longa “Quem Vai Ficar Com Mário?”, lançado em 2021.
Virginia é cocriadora da série animada, “Tainá e os Guardiões da Amazônia”. A série teve a primeira temporada lançada em 2019 e foi vencedora do Quirino Awards 2020, como Melhor Série Ibero-americana, e também do terceiro prêmio do Chilemonos 2020, na categoria série animada latino-americana. A produção, atualmente, conta com duas temporadas, totalizando 44 episódios de 11 minutos cada, e está sendo distribuída para toda América Latina e diversos países da Europa e Ásia.
Profissional de educação há 35 anos, como professor, orientador educacional e autor de livros didáticos. Atua em sala de aula, em coordenação de projetos educativos e pedagógicas, em gestão de grupo e inovações pedagógicas. Ministrou cursos e proferiu palestras em empresas. Colunista da revista Língua Portuguesa por dez anos e mantém colunas com artigos sobre educação na Revista Educação.
Professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte/ UFSC.
Professora da UFSC desde 2016. Área de Educação Especial/EED/CED.
Graduação em Pedagogia pela UFRGS
Especialização em Psicopedagogia pela UFRGS
Mestrado e doutorado em Educação na linha de Educação e Processos inclusivos pelo PPGEDU-UFRGS
Pós-doutorado no PPGEDU/UFRGS com a temática de medicalização da vida e da infância.
Professora de educacao básica da rede municipal de Esteio e POA/RS entre 2008-2016.
Integrante só Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar/NEPIE (UFRGS)
Integrante do Despatologiza- Movimento pela Despatologizacao da vida.
Integrante do GEEP-Grupo de estudos em Educação Especial da UFSC.
Publicações, estudos e pesquisas co as temáticas: educcaao Especial na educação básica, processos de aprendizagem, medicalizacao e patologizacao da vida e da infância.
Graduada em Pedagogia pela UFSC;
Mestre em Educação também pela UFSC.
Doutora em Educação: história, política, sociedade pela PUC/SP;
Pós-dourorado em Educação desenvolvido na Universidad de Playa Ancha/Chile.
Desenvolve estudos na área da educação com temas como: educação especial, formação de professores; política educacional.
É produtora da Okna Produções. Jornalista, graduada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com passagem pela Sorbonne (Paris V – Université René Descartes), foca suas pesquisas na área cinematográfica, em especial nos temas da produção e da distribuição audiovisual. É professora de produção no Curso Superior de Tecnologia de Produção Audiovisual, na PUCRS, onde coordenou a implantação do Centro de Produção Audiovisual – Tecna – da universidade. É Presidenta do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Audiovisual e Cinema e integra o Instituto Mais Mulheres Audiovisual, atuando em prol da equidade de gênero na indústria audiovisual. Em 2023, assumiu como Membro Titular do Conselho Superior de Cinema.
Atua no setor audiovisual desde 1995 e a partir de 2001 iniciou sua carreira como produtora executiva e produtora, atuando criativamente na concepção de projetos. Fundou a Okna Produções em 2006, e, hoje, acumula em seu currículo importantes filmes de longa-metragem e séries de TV. Especializada na produção criativa e produção executiva de produtos audiovisuais, realiza o gerenciamento não apenas de projetos, mas também de talentos criativos. Em 2024, a sua empresa completou 18 anos de atuação mantendo-se como uma das produtoras mais atuantes do sul do Brasil, com mais de 50 obras em seu currículo. Seus filmes já participaram de diversos festivais nacionais e internacionais, arrebatando premiações importantes. Tem experiência em coprodução internacional, especialmente com os países Uruguai, Argentina, França, Itália e Alemanha.
Como produtora criativa e produtora executiva, em seu currículo destacam-se os longas-metragens Até que a Música Pare (2024, dir: Cristiane Oliveira), Uma Carta para Papai Noel (2023, dir: Gustavo Spolidoro), A Teoria dos Vidros Quebrados (2021, dir: Diego Fernandes Pujol), A Primeira Morte de Joana (2021, dir: Cristiane Oliveira), Ponto Zero (2015, dir: José Pedro Goulart), As Aventuras do Avião Vermelho (2014, dir: Frederico Pinto, José Maia).
Aline Belli
Graduada em PP e RP com especialização em MKT, é produtora executiva em séries originais Belli Studio como Esquadrão do Mar Azul, Tuca o Mestre Cuca e Boris e Rufus, exibida nos canais Disney, Amazon Prime, dentre outros. Participa como consultora e player, ouvindo pitchings e orientando projetos em eventos como MifKids, Rio2C, além de frequentar feiras internacionais como Kidscreen, Mipcom, IAAPA, ChileMonos, entre outros. Presidente do Santacine e membro do Comitê Gestor do FSA.
Carla Esmeralda
Carla Esmeralda é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. É idealizadora e produtora dos laboratórios de roteiros no Brasil (Sundance Institute 1996/03, SESC Rio 2004/09 e Sesc / Senac SP 2010/2020). Atuou na área de patrocínio ao cinema de 1992 a 1997 e organizou diversos eventos de desenvolvimento do audiovisual brasileiro e aproximação com o mercado internacional. É diretora do Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, junto à Carla Camurati (desde 2003). Criou, em parceria com a Bravi, o RioContentMarket (de 2011 a 2017). Em 2018, co-produziu com a Gávea Filmes o documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola
Celia Catunda
Formada em Comunicação Social – Rádio & TV ECA- USP, em 1989, Celia é sócia fundadora da Pinguim Content e criadora e diretora de séries de animação como “De Onde Vem?”, “Peixonauta”, “O Show da Luna!” e dos longas “Tarsilinha” e “Peixonauta, O Filme”, premiado pela ABC (Academia Brasileira de Cinema) e Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV na categoria júri popular. “Peixonauta” recebeu também o Prix Jeunesse Latino Americano, o prêmio APCA e atualmente é veiculada em 90 países. “O Show da Luna!” foi indicada ao Emmy Internacional e é veiculada em mais de 100 países. Em 2021, o longa-metragem “Tarsilinha” recebeu o prêmio de melhor longa-metragem em animação Ibero-americano Festival Chilemonos e o Grande Prêmio da Academia Brasileira de Cinema- 2023, na categoria Longa de Animação. Celia atualmente dirige o longa-metragem “Meu Avô é um Nihonjin” e a nona temporada da série “O Show da Luna!”.
Fabiano Gullane
Fabiano cultiva em mais de 25 anos de carreira uma vasta experiência de criação, produção e comercialização das produções para TV e cinema que realiza. No mercado internacional é reconhecido como um dos principais articuladores da nova onda do audiovisual brasileiro pelo mundo, sendo o responsável direto pela difusão e exportação de dezenas de produções brasileiras para os mais diversos países. Estruturou ações pioneiras de coprodução com a Europa e Ásia e foi um dos colaboradores na criação do Programa Nacional de Exportação “Cinema do Brasil” com apoio institucional da ANCINE e MRE, onde participou como membro do Comitê Gestor. Idealizador, empreendedor e com habilidade particular nos relacionamentos, Fabiano ancora sua carreira na busca incansável de uma curadoria criativa e qualificada dos projetos, de investimentos inovadores, buscando sempre ultrapassar e ampliar as barreiras do mercado brasileiro.
Profissional com 13 anos de experiência em gestão cultural e políticas para o audiovisual. Graduado em Administração pela UFSC e Mestre em Economia pela UFRGS, com ênfase em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. Foi por sete anos Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte, onde coordenou a formulação e implementação do BH nas Telas – Programa de Desenvolvimento do Audiovisual e da Belo Horizonte Film Commission. Foi Secretário-Geral do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (2023-2024) e chefiou a Assessoria Especial do Ministro da Cultura (2015-2016). Também coordenou o desenvolvimento da plataforma de streaming Spcine Play na Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – Spcine (2016-2017).
Gabriella Mancini
Belorizontina, é roteirista de cinema e TV, professora de roteiro e script doctor, atuando há mais de 15 anos no mercado. Formada em Roteiro no Curso Regular da EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (2005- 2007). Por mais de cinco anos, foi coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes (RJ), onde desenvolveu projetos de animação e live action para adultos e crianças. Já escreveu para as maiores produtoras do país (Glaz, Gullane, LC Barreto, A Fábrica, Migdal, Conspiração, Copa Studio, entre outras) e para canais como Netflix, Disney+, Gloob (Giga Blaster), Nick Jr. (Baby Dino), Discovery+ e TV Rá Tim Bum (Planeta Palavra 1a e 2a temporadas). Ganhou prêmios importantes como roteirista, como a Bolsa da Fundación Carolina (2008), em Madri, e seleção para os laboratórios Novas Histórias SESC (2011), Vila Sésamo/TV Cultura (2014) e BR LAB (2021). Foi repórter do suplemento infantil Folhinha (Folha de S.Paulo) e pesquisadora do Mapa do Brincar. Escreveu os livros infantis Na Rua da Aquarela (2011, ed. Girafinha) e O Pássaro Azul (2023, ed. Estrela Cultural). Para saber mais sobre seu trabalho, visite www.gabriellamancini.com.br
Tatiana Carvalho Costa
Professora, pesquisadora e curadora em Cinema e Audiovisual
Presidente da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
Professora e curadora em Cinema e Audiovisual. Doutoranda no PPGCom/UFMG. Presidenta da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – e integrante do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. Titular do Conselho Superior de Cinema. Docente no Centro Universitário UNA (BH/MG). Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes e é Diretora Artística do FIANb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. É co-autora dos livros Olhares Contemporâneos (2011), Mulheres Comunicam:Mediações, Sociedade e Feminismos (Ed. Let ramento, 2016), Cinema Brasileiro em resposta ao país (ed. Universo Produção, 2022), Un-Mapping the Global South (Ed. Routledge, 2024), entre outros.
Doutora e mestra em Educação (UFSC), bacharel em Cinema (UFSC) e licenciada em Artes (Uninter). É produtora, pesquisadora e professora atuante em iniciativas que articulam esses três campos, desenvolvendo cursos livres, oficinas, cineclubes, mostras e exposições. Trabalhou em projetos como o Circuito de Cinema Infantil e a Mostra Cultural dos NEIMs de Florianópolis. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado na UFRJ com financiamento do CNPq, investigando políticas de educação digital e práticas de cinema na escola.
Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Doutora em Educação pela UFSC com Estágio no Exterior na Università Cattolica del Sacro Cuore, USCS, Milano. Pós-Doutorado em Estética na USCS, Itália em 2016 e na Universitat de Lleida, Espanha em 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq. Articula Ensino, Pesquisa e Extensão a partir dos temas da Infância, Cinema e Educação, Cultura Digital, Mídia Educação, Formação Docente e Dimensões Estéticas na Formação.
Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA, UFSC/CNPq). Tem abordado, no âmbito da pesquisa, a relação das infâncias em diferentes contextos; a experiência estética possibilitada pelos filmes; o cinema no processo formativo (escolar e não-escolar); e a leitura pedagógica de imagens.
Doutoranda e mestra em educação (PPGE/UFSC). Especialista em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco, em Educação Infantil pela UFSC, e em Tecnologias da Informação e Comunicação e técnicas de Ensino pela UTFPR. Graduada em Pedagogia pela UFSC (2009). Membro do grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA, UFSC/CNPq). Professora efetiva da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis.