Fórum de Cinema e Educação 2025

Cinemas e educações: olhares e experiências

Ilustração de criança sentada no chão, lendo um livro vermelho com balão de fala, maçã verde caída à frente.

Fórum de Cinema e Educação 2025

Cinemas e educações: olhares e experiências

Ilustração de criança sentada no chão, lendo um livro vermelho com balão de fala, maçã verde caída à frente.

Convidadas:

Roda de Conversa “Cinemas e educações: olhares e experiências”

A conversa parte de reflexões derivadas de pesquisas que articulam cinematografias e práticas com a linguagem cinematográfica na formação docente e em espaços não formais de educação. Ao final da atividade, haverá o lançamento dos livros dos participantes.

Ally Collaço, partindo da análise das obras da cineasta Alice Guy, discute a importância das mulheres no repertório dos/das estudantes em formação, e do cinema na escola como expressão artística.

Karine Joulie Martins, promove um encontro entre a cineasta Agnès Varda com professoras cuja vida e docência é permeada pelas imagens. A partir desse encontro, surgem novos filmes e reflexões sobre dimensões estéticas na formação docente..

Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane F. S. Santos Locatelli enfatizam a importância da Universidade na produção de conhecimento com a comunidade apresentando o projeto Curtas em Diálogo, que acontece desde 2019 junto ao Programa Rede de Saberes (Polo UAB – Florianópolis), promovendo debates sobre curtas-metragens brasileiros.

O curta-metragem “Lia faz um filme” (de Nelson Yabeta, 2025), que apresenta uma personagem cuja trajetória escolar foi atravessada por uma oficina de cinema, será um fio que tece esse diálogo.

Segunda-feira, 13/10 | 14h

Sala Multimídia do Museu da Imagem e Som – MIS/CIC

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Exibição do Curta brasileiro

Mulher de vestido esvoaçante dança sorridente sob luz roxa intensa, enquanto outra pessoa a observa em ambiente com mapas na parede e cadeiras escolares.
Lia faz um filme
– de Nelson Yabeta, ficção, RJ, 2025, 20’.

Sobre os livros

Capa em tons vermelhos com poltrona e almofada ao lado de uma câmera antiga; título e subtítulo em destaque; autora Ally Collaço.

Este livro traça uma cartografia sensível dos encontros entre crianças e os filmes de Alice Guy, cineasta pioneira historicamente invisibilizada. A partir da experiência do Coletivo Cinema de Meninas, a pesquisa investiga como o cinema pode inspirar uma pedagogia feminista, embasada em Gerda Lerner e bell hooks. Entre descobertas e memórias, a autora reflete sobre a importância de apresentar cineastas mulheres às crianças, ampliando repertórios e construindo novas referências no diálogo entre cinema, infância e educação.

Capa verde e vermelha com ilustração de fachada de cinema em linhas douradas; título em painel central; subtítulo sobre Agnès Varda; autora Karine J. Martins.

E se Agnès Varda desse aulas para professoras que experimentam o cinema na sala de aula? A experiência, a memória e as imagens que Varda “catava” foram matéria-prima para seus filmes, que ensaiam conexões entre si e o mundo. Suas obras compõem uma pedagogia que, em uma oficina de cinema, dão a ver o que constitui a docência que se desafia a trabalhar com as imagens. Esse encontro inspirou expressões subjetivas que, de certa forma, atuam na restauração do controle estético-político em nossa sociedade. Além disso, contribui para uma compreensão da sala de aula como lugar de ensaio, de curadorias e montagens para criar sentidos com o outro.

Capa preta com blocos brancos formando retângulos; título em destaque no centro; autores Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos e Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli.

A importância do cinema para aprender entre realidade e ficção na aventura de educar requer experiências que promovam a formação do olhar. As imagens cinematográficas colocam em jogo saberes, experiências e valores capazes de promover o encontro de si e da relação com o outro. As reflexões que compõem o livro Educação, Cinema e Extensão: reflexões e experiências mídia-educativas em diálogo, enfatizam o quanto certos projetos de extensão universitária contribuem para ampliar a percepção do mundo e fortalecer algumas práticas de educação midiática, artísticas e culturais com os filmes. As contribuições teóricas e práticas do volume destacam que o cinema nas escolas, nas universidades e noutros espaços da cultura (formais ou não formais) permite diálogos que nos aproximam não somente de ideias, mas também de pessoas e da natureza, o que contribui para nos reconectar uns aos outros e com o mundo.

Imagem com conjunto de logotipos de apoiadores, patrocinadores e realizadores: No topo, logotipos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Cineclube da Mostra, Fundação ESAG e NICA. No centro, logotipos da Prefeitura de Florianópolis – Educação, Engie e Itaú. Na base, logotipos do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução.
Mostra de Cinema Infantil
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