
A Mostra TEA será realizada dia 10 de outubro.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anunciou os 120 filmes selecionados para a sua 24a edição, que acontece entre os dias 10 e 18 de outubro. As obras serão divididas em doze mostras, uma delas dedicada exclusivamente a filmes sobre o Transtorno do Espectro Autista. A Mostra TEA inclui quatro curtas-metragens, entre ficção, animação e documentários.
O documentário De coração, de Gabriel Possignolo e Eduardo Wilborn (RS), conta a história de Patrícia, e o encontro com Emanuel e Cléber, seus filhos de coração.
Notícias da lua, de Sérgio Azevedo (SC), é uma ficção cujo protagonista é Luã, um menino autista com hiperfoco em astronomia. Em uma visita da escola ao Planetário, ele descobre que “um lobo comeu a Lua”. Sem entender metáforas, o menino de dez anos começa uma investigação para saber o que aconteceu com seu astro preferido. Fingindo ser um astronauta, Astor, o zelador da escola, ajuda Luã a entender o que aconteceu com a Lua, e ela volta a brilhar no céu.

De coração, de Gabriel Possignolo e Eduardo Wilborn
A animação Quando as ondas do mar desligam, de Yasoda Nanda e Assaggi Piá (BA), mostra a rotina de uma família atípica que vive atenta aos cuidados do pequeno filho autista Fred. Em um dia ensolarado, de visita ao mar, a diversão está garantida nos pequenos acontecimentos e pode ser interrompida inesperadamente quando se questiona os detalhes do funcionamento do mundo.

Quando as ondas do mar desligam, de Yasoda Nanda e Assaggi Piá
Já o documentário Tao Kae, de Paulo Alberton (SP), apresenta o cotidiano de Toshiko, artista da dança japonesa radicada no Brasil, e seu filho neurodivergente Kae, de 11 anos, suas vidas e a forte conexão que Kae trava com o mar. O documentário também segue o processo de criação do espetáculo de dança “Sagração do Agora!”, de Toshiko e Kae.

Tao Kae, de Paulo Alberton
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontecerá no Centro Integrado de Cultura, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, de segunda a sexta-feira, e no Teatro Ademir Rosa, aos sábados e domingos. A Mostra TEA será realizada dia 10 de outubro.
Todas as sessões são gratuitas e a pipoca também será de graça para todo o público. Também serão realizadas exibições em escolas e em diversas comunidades da capital catarinense, levando o cinema para mais de 40 mil pessoas. E uma seleção de filmes será exibida no Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita, aumentando ainda mais o alcance da Mostra para espectadores de todo o Brasil.
“A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis vem para fazer uma homenagem à infância. Queremos que as famílias entendam a importância dessa fase da vida. Por isso, um festival tão grande, com tantos filmes que resgatam a beleza de ser criança e que vai acontecer num período em que se comemora o Dia da Criança”, diz a diretora e uma das curadoras da Mostra, Luiza Lins. Ela lembra também que este é um evento feito para toda a família. “A Mostra atrai crianças com os pais, mas também jovens, adultos, idosos, pessoas de todas as idades. E democratiza o acesso à cultura, tão caro no Brasil”, diz.



