Conheça as atividades direcionadas para o público adulto programadas para a Mostra 2018. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

 

Laboratório 11 mil pés –  Encontro de Mercado e Conteúdo de Ficção, Animação e Games

Dentro do encontro de Mercado e Conteúdo, a Mostra realiza a primeira edição do Lab 11 mil pés, iniciativa independente para desenvolvimento de projetos audiovisuais de televisão ou cinema. O laboratório acontece de 22 a 25 de outubro na Acate e as inscrições são gratuitas e estão abertas até 28 de setembro. Serão destinadas até três vagas para projetos da região Sul do país e até 40% das vagas para autores e roteiristas negros e mulheres. O regulamento pode ser acessado aqui, as inscrições estão abertas neste link e a lista dos projetos selecionados nesta primeira edição será divulgada até o dia 08 de outubro aqui no site da Mostra.

 

Encontro Nacional do Cinema Infantil

Debate sobre audiovisual voltado para crianças com os diretores e produtores que estão participando da Mostra.

30 de junho • sábado • 10h às 12h.

Local: Auditório da Secretaria de Administração Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina

 

Fórum de Cinema e Educação

Programação para professores. Palestra “A experiência lúdica e a liberdade de brincar na escola”, com Nélio Spréa, diretor dos filmes O Fim do Recreio e A Escola de Ensino Fenomenal.

2 de julho • segunda-feira • 14h às 17h.

Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC

 

Conversa com Diretores

Bate-papo com André Catoto Dias, Gustavo Steinberg e Gabriel Bitar – diretores do filme de animação Tito e os Pássaros, longa-metragem selecionado na Mostra Competitiva do Festival de Annecy 2018.

5 de julho • quinta-feira • 14h às 17h.

Local: Centro de Inovações Acate (sala de treinamento) – Rodovia 401 – Km 7, Saco Grande.

 

Lançamento de Novos Contos

Lançamento de edição fac-similar artesanal do livro de Rogério Sganzerla, publicado originalmente em 1954. Parceria: Miríade Edições e Grafatório.

8 de julho • domingo • 15h

Local: Teatro Governador Pedro Ivo Campos

 

Desde 2002 promovendo debate sobre Cinema Infantil no Brasil

Quando a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis iniciou, em 2002, o debate sobre cinema infantil no Brasil ou sobre uma política cultural para o público infanto-juvenil era praticamente inexistente. Percebemos que para continuar a fazer a Mostra anualmente precisaríamos provocar essa discussão.

Não só o debate sobre incentivos e políticas para produção audiovisual voltada à infância e adolescência. Mas também sobre o conteúdo destes filmes, que são exibidos para um público em formação. O cinema infantil é diferente e específico, e precisa de atenção especial, porque não envolve somente entretenimento, mas também a educação dos nossos filhos e a cultura do nosso país.

A Mostra de Cinema Infantil acredita que a construção de um novo pensamento sobre a infância e adolescência está em curso. Estimular o diálogo entre pesquisadores, produtores e gestores; integrar ações e experiências e incentivar a criação de políticas públicas efetivas são proposições que projetarão um futuro com mais cultura para o público infanto-juvenil e consequentemente para o país.

Veja como foi a Programação para o Público Adulto nas edições anteriores da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis