Crianças elegem Nham Nham – A criatura o Melhor Filme da Mostra 2015

Crianças elegem Nham Nham – A criatura o Melhor Filme da Mostra 2015


Nham Nham – A criatura, de Lucas de Barros, da produtora Novelo e rodado na capital, foi o Melhor Filme segundo o Júri Popular da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Os eleitos pelo júri oficial são A visita, de Leandro Corinto (RJ), Melhor Ficção; Dalivincasso, de Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório (SP/RJ) e Salu e o cavalo marinho (PE), empatados na categoria Melhor Animação; e O mar de Teresa, de Dilea Frate (RJ), Melhor Filme Prêmio Jovem.

Os vencedores foram anunciados na tarde de domingo, antes do show Tic Tic Tati, que encerrou o festival. Ana Paula Mendes, representante do curta Nham Nham, destacou a escolha das crianças como um prêmio genuíno para o filme, que fez sua estreia na Mostra.

DANI7174
Foto de Daniel Conzi

O júri oficial da 14ª Mostra de cinema infantil foi integrado por Hermínia Bragança, coordenadora de conteúdo infantil da diretoria de produção da TV Brasil (presidente do júri), e pelos jornalistas Dauro Veras e Dariene Pasternak.

A diversidade cultural, a aceitação das diferenças e a postura de se colocar no lugar do outro conduziu a escolha dos jurados.

Conforme o júri, A visita foi escolhido pela coragem, ousadia e atualidade do tema, que discute a diversidade sexual. O mar de Teresa aborda de maneira sensível emoções femininas e a animação Dalivincasso ganhou o júri pela subversão da história da arte ao criar uma figura que mistura Salvador Dali, Picasso e Leonardo Da Vinci. E Salu, pela alegria e persistência do personagem principal.

O júri oficial ainda concedeu menção honrosa ao diretor Humberto Avellar e ao curta Valentino, de Cassiana Maranha.  Os vencedores recebem o Prêmio Aquisição no valor de R$ 5 mil da TV Brasil, com exceção de Nham Nham, que foi realizado com recursos do edital Curta Criança do MinC e conforme prevê a regulamento já vai entrar na programação da TV Brasil.

Durante os 10 dias da Mostra, 40 mil crianças e adultos estiveram presentes nas sessões de cinema realizadas no Teatro Pedro Ivo, sala de cinema do CIC, além de projeções em escolas e associações comunitárias, com as sessões itinerantes e Circuito Estadual de Cinema. Somente no Teatro Pedro Ivo e Cinema do CIC, foram exibidos mais de 60 curtas e seis longas em 23 sessões de cinema. Na escola Forquilhão, em São José, um dos locais onde ocorreram as sessões itinerantes, houve a participação dos 900 estudantes num único dia.

A Mostra é uma realização da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada com patrocínio do Ministério da Cultura, Tractebel Energia, Eletrosul, Petrobras e Governo do Estado de Santa Catarina.

 

 

Premiados 2015

MELHOR FICÇÃO

A visita, de Leandro Corinto, RJ

1. A visita (de Leandro Corinto, ficção, RJ, 2014, 8min)

2. No seu lugar (de Mariana Garotti, ficção, SP, 2014, 16min)

3. Se não (de Moacy Freitas, ficção, AM, 2015, 15min)

 

MELHOR ANIMAÇÃO

dalivincasso_still_02

1. Dalivincasso (de Marcelo Castro e Marlon Amorim Tenório, animação, SP/RJ, 2014, 11min)  e Salu e o cavalo marinho (de Cecilia da Fonte, animação, PE, 2014, 14min)

2. M.M.M. – A montanha do meio do mundo (de Olga Nenevê e Marlon de Toledo, animação, SC/PR, 2014, 15min)

3. Abraço de urso (de Almir Correia, animação, PR, 2015, HD, 6’)

 

MELHOR FILME PRÊMIO JOVEM

o_mar_de_teresa_still_11

1. O mar de Teresa (de Dilea Frate, experimental, RJ, 2014, 13min)

2. Coração azul (de Wellington Sari, ficção, PR, 2014, 26min)

3. Marina não vai à praia (de Cássio Pereira dos Santos, ficção, MG, 2014, 17min)

 

MELHOR FILME JÚRI INFANTIL

Nham Nham – A Criatura (de Lucas de Barros, ficção, SC, 2015, HD 13min)

 

MENÇÃO HONROSA

– Diretor Humberto Avellar, dos curtas:

Hugo, o monstro (de Humberto Avelar, animação, RJ, 2014, 4min)

Voa, João (de Humberto Avelar, animação, RJ, 2014, HD, 5min)

– Filme

Valentino (de Cassiana Maranha, ficção, PR, 2014, 4min)

 

Deixe seu comentário