Show do Palavra Cantada e Camerata Florianópolis encerra a 5ª Mostra – 2006

CamerataJuntos, em um show inédito, o grupo paulista Palavra Cantada e a Camerata de Florianópolis encerram a 5ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, neste domingo, dia 16/07, às 17h, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Com novos arranjos para composições já conhecidas da criançada, serão apresentadas as canções Rato, Criança não trabalha e Sopa, entre outras. Músicas do repertório do Palavra como Pé com Pé, Pé de Nabo, Fome Come e Boa Noite receberam arranjos do maestro Celso Delneri, que vai reger violinos, violas, violoncelos, cravo, piano e contrabaixo da Camerata. A diretora da Mostra, Luiza Lins, explica que “a idéia foi unir a música popular de qualidade com o clássico e ampliar o conhecimento musical das crianças”.

Além desse grande encontro, o encerramento da 5ª Mostra reserva outras atrações. Sempre sob o tema da Literatura Infantil, fio condutor do evento deste ano, será lançado o livro De lá pra cá, De cá pra lá. Produzido por 16 crianças da Comunidade Chico Mendes, o livro é resultado da oficina O Que é um Livro?, ministrada dentro da programação da Mostra pela professora Gilka Girardello e a designer gráfica Vanessa Schultz. Nele, os autores contam histórias de viagens, bonecas, pescarias e golfinhos, baseado nas próprias vivências e desejos. De lá pra cá, de cá pra lá será distribuído gratuitamente, domingo, no encerramento da Mostra, com direito a autógrafo dos autores.

Como literatura e cinema andaram juntos durante os 18 dias da 5ª Mostra, todos os passos da produção do livro De lá pra cá, de cá pra lá – da concepção das histórias à criação das ilustrações – foram registrados pelo cineasta Chico Faganello. Ele e sua equipe acompanharam as crianças nas visitas dirigidas que fizeram à Barra da Lagoa, à Universidade Federal e a uma gráfica, para fundamentar as histórias que iriam escrever depois. O documentário mostra também a confecção artesanal de um “livro-treino”, feito com papel, canetinha e barbante, uma espécie de “ensaio” para o livro final. O resultado é o documentário O que é um livro?, que será exibido pela primeira vez no encerramento da Mostra, antes da apresentação do Palavra Cantada.

Além dessas atrações, o público vai conhecer qual o melhor filme escolhido pelos seis jurados mirins na Mostra Competitiva Brasil Diversidade. Durante a semana de 10 a 14 de julho, os 40 filmes selecionados para a Mostra Competitiva passaram pela análise de seis crianças de sete a 10 anos – três estudantes de escola pública e três de escola particular. O júri-mirim vai revelar o vencedor neste domingo, no encerramento na Mostra.

A Mostra de Cinema Infantil deste ano trouxe mais de 80 filmes, três oficinas – duas para educadores e uma para crianças – e bate-papos com pessoas que ajudam a construir a produção infantil no Brasil, como a premiada escritora Ana Maria Machado e o diretor Cao Hamburger. Isso sem falar nas 15 mil crianças que circularam pelo CIC. Muitas delas, foram ao cinema pela primeira fez. Outras, acompanham a Mostra desde as primeiras edições. Oito mil alunos de escolas públicas ganharam de presente o que poderá ser o primeiro livro da sua biblioteca: o clássico O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen. “Toda esta diversidade é para celebrar a consolidação da Mostra, um evento que auxilia na formação das crianças e já é referência”, afirma a diretora Luiza Lins.

Fotos do Show de Encerramento da Mostra 2006
[nggallery id=77]

Fotos: Vera Sayão



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil