Oficina “O que é um Livro?”

Durante as duas primeiras semanas da 5ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, crianças da comunidade Chico Mendes conheceram todo o processo de criação de um livro, desde a produção das histórias e das ilustrações, até a diagramação e impressão. É a oficina O que é um livro?, coordenada pela professora Gilka Girardello e pela designer gráfica Vanessa Schultz. Elas orientaram as crianças para a criação de todo o conteúdo de um livro, que será publicado e distribuído no encerramento da Mostra, domingo, dia 16 de julho.

O primeiro passo foi reunir idéias sobre o que seria contado no livro, muitas delas baseadas nas vivências e vontades das crianças. “A literatura é uma ponte para a imaginação, e desperta sentimentos. As histórias foram criadas a partir dos desejos que transpareceram nas idéias deles”, explica Gilka. Assim, uma brincadeira de boneca, uma pescaria, uma viagem a Lages de bicicleta, um golfinho que joga bola e um menino que aprendeu a voar são alguns dos temas explorados pelas crianças. Visitas dirigidas ao Laboratório de Mamíferos Marinhos da UFSC, à Barra da Lagoa e a conversa com um especialista em cobras serviram para ajudar os alunos a fundamentar suas histórias.

Além da produção do texto, outro passo importante do trabalho foi a concepção gráfica. Para conhecer esse processo, os alunos visitaram uma gráfica e produziram, de forma artesanal, um “livro-treino” chamado Todas as Mãos, espécie de ensaio para o que eles vão publicar no final da Mostra. “Na gráfica e com o livro-treino eles ficaram sabendo que o processo pode ser feito tanto em larga escala como em casa”, explica Vanessa.

Todas as Mãos foi produzido com papel, canetinha, barbante e fotos individuais dos alunos fazendo pose com as mãos. No texto, cada um contou o que gosta de fazer com as mãos: brincar, limpar e mandar beijos. Essa brincadeira inspirou Renata Lapris Amaral, de 11 anos, a fazer um livro em casa. Junto com os colegas da Oficina, ela vai contar uma história de boneca. “A menina da história brinca com as amigas, fazendo todas as brincadeiras que eu gosto: pular elástico, jogar bola, jogar vôlei e brincar de Barbie”, resume Renata. “E ela também que ser advogada e ter dois filhos”. Amanda de Oliveira ainda não sabe o que quer ser quando crescer, mas anda com um caderninho a tiracolo. “Vou escrever uma poesia para colocar no livro”, revela a garota.

No encerramento da Mostra, os autores-mirins e a platéia assistirão a um documentário com todos os passos dessa oficina. No final, depois da distribuição dos livros, os aprendizes das letras receberão o público para a sessão de autógrafos.

Fotos da Oficina O que é um livro?
[nggallery id=35]



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil