Sábado especial na Mostra

Neste sábado, 5 de julho, a 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis fez uma homenagem especial ao centenário da imigração japonesa no Brasil. A organizadora dessas atividades foi Hisae Kaneyoa, com o apoio da Associação Nipo-Catarinense. Bambus, quimonos e até os tradicionais tamancos de madeira deram um ar diferente para o Centro Integrado de Cultura.

A programação teve uma oficina de origami, que iniciou com contação de histórias por Alberto Valter, assessorado pela professora Julia Sayuri, ambos da escola Córrego das Artes. Ele narrou um conto clássico, “Vestido Mágico” e uma lenda tradicional japonesa, “Tanabata Sama”, sobre o encontro entre duas estrelas. Um grupo instrumental de 17 músicos ajudou a criar o clima. O público recebeu estrofes escritas para cantar junto com o contador-maestro, numa brincadeira estilo karaokê. Depois os alunos de origami criaram formas em papel a partir dos elementos transmitidos nas histórias.

Outro momento da comemoração japonesa foi a exibição do filme “Meu vizinho Totoro”, de Hayao Myazaki, dublado ao vivo por três atores: Gláucia Grígolo, Higor Lima e Mônica Siedler. Eles participaram durante cinco dias da oficina de preparação para a dublagem com Heloísa Stockler (RJ). O resultado encantou a platéia.

Outras novidades

Um grupo de 15 crianças e adolescentes iniciou uma oficina de dublagem de filmes com o ator e dublador Leonardo Camillo, que atua em São Paulo. Neste domingo o resultado da atividade coletiva na oficina será exibido ao público.

No final da tarde estreou algo que veio para ficar: a Sessão Jovem, dedicada aos que cresceram acompanhando a Mostra de Cinema Infantil. A programação prossegue até o dia 13 de julho, quando o show musical Carnaval, do grupo Palavra Cantada, fecha o evento. Confira a galeria de fotos do sábado.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil