Produção audiovisual em oficina


Considerado um verdadeiro vilão nas salas de aula, o celular chegou a ser proibido em muitas escolas. As crianças ficam dispersas com as múltiplas tarefas oferecidas pelos aparelhos mais modernos. Muito além do “alô”, o celular é utilizado para o envio de mensagens, fotos e mesmo vídeos. Para otimizar a utilização do aparelho móvel entre as crianças é que nasceu a oficina de Vídeo com Celular, onde eles aprendem a utilizar o aparelho para transmitir uma mensagem. A oficina de Vídeo com Celular foi oferecida durante todo o dia de domingo, 27 de junho, e reuniu dezenas de crianças durante a 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

A oficina faz parte do projeto Minha Vida Mobile – MVMob, que capacita estudantes e educadores para produzir conteúdo audiovisual com os recursos multimídia dos aparelhos celulares. “Através das oficinas, buscamos alternativas para o uso desses aparelhos, mostrando que podem também ser instrumentos pedagógicos”, ressaltam Wagner Rodrigues Araújo e Gustavo Pains, que ministram a oficina. “Questionamos os alunos sobre o intuito dos vídeos, orientando que o mais importante é saber a finalidade do que se vai criar, ou seja, qual a mensagem que você quer passar com seu vídeo?”, destacam.

Artur, de 11 anos, e Joaquim, de 10, fizeram o vídeo intitulado “A jornada da pipoca”. “É sobre a história de um saco de pipoca que vai acabando e depois vai sozinha para o lixo”, contam os realizadores. Já Olavo, de 10 anos, dirigiu Ana Paula, de 8, no vídeo “Dia de Dança”, onde uma menina deixa a tristeza de lado quando ganha de presente uma flor, roupas e um chapéu e começa a dançar.

Alguns dos projetos realizados durante a oficina ministrada na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis podem ser vistos acessando os links abaixo:

Em busca da criatividade
Jornal do Sarapiquá
“Reportagem Mostra de Cinema Infantil”
A jornada da pipoca
Dia de dança
A última sensação

2 Respostas

  1. Que turminha bacana, talentosa e interessada nós encontramos em Floripa! Os trabalhos realizados – vídeos e fotos – mostram o quanto esses “pequenos” são grandes e podem contribuir muito para uma escola mais legal com o uso das novas tecnologias.

  2. Lucimar Baptista

    Boa tarde.
    Eu e minha família participamos do Pixilation, domingo, dia 25/07 no CCBB e gostaria de acessar o vídeo nº 14 gravado pela maravilhosa equipe.
    Peço informar o site que devo acessar.
    Grata.
    Lucimar

Deixe seu comentário