Pitching do Cinema Infantil 2008

Um dos destaques da 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é o pitching (apresentação e defesa de projeto) que vai escolher, pela primeira vez no Brasil, uma produção nacional para participar do Fórum de Financiamento do Festival de Cinema para Crianças e Jovens de Malmö (BUFF), na Suécia. Esta iniciativa entre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o Festival de Malmö abre a possibilidade para o mercado com parcerias e co-produções.

O pitching se realiza neste domingo, 29, a partir das 9 horas da manhã, no Hotel Majestic, em Florianópolis, com participação aberta ao público. A comissão julgadora, formada por Lennart Ström e Annette Brejner, do BUFF, Helder Dacosta (Tropical Storm Enternaiment) e Luiza Lins, diretora da Mostra de Florianópolis, avaliará sete projetos de longa-metragem brasileiros que estão em desenvolvimento.

A Mostra de Cinema Infantil recebeu a inscrição de vinte projetos e os sete pré-selecionados são: As aventuras do avião vermelho; Bisa Bia Bisa Bel; Eu e Meu Guarda-Chuva; História Antes de Uma História; Quem Tem Medo de Fantasma?; Restos de Deus Entre os Dentes; e Tainá – o desenho animado. Saiba mais sobre os projetos e sobre as expectativas das equipes que irão apresentá-los.

Frederico Pinto, que defende o projeto As aventuras do avião vermelho, enfatiza a importância da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: “É um evento raro no Brasil, fundamental para estimular esse tipo de iniciativa”. Sua expectativa e entender melhor o funcionamento do mercado. Na avaliação dele, o cinema infantil no Brasil precisa de mais projetos e mais incentivos para se desenvolver, pois há uma demanda muito grande por parte do público. Lidar com o poder transformador da imaginação é a idéia central do projeto do longa, cujo desenvolvimento e captação de recursos vêm sendo feitos desde 2003. É a história de Fernandinho, garoto de oito anos que vira Capitão Tormenta e vive por conta própria as aventuras que havia lido em um livro. O filme será realizado em animação e sua produção deve começar em breve.

Outro projeto concorrente é Bisa Bia Bisa Bel, adaptação do livro infanto-juvenil da escritora Ana Maria Machado. “A expectativa é grande, porque o Fórum da Suécia é muito importante e a oportunidade de poder participar dele é incrível”, diz o produtor associado Thiego Balteiro. O grande diferencial que ele aponta na história é o fato de fazer sucesso em várias culturas por abordar um tema universal, o link entre gerações: “Os pais e avós vão se identificar”. A história é sobre a relação de uma menina chamada Isabel com sua bisavó Bia. Escrito em 1981, o livro de Ana Maria Machado é premiado no Brasil e em vários países. Entre outros, recebeu o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Américas Award for Children’s and Young Adult Literature, do Consórcio de Programas de Estudos Latino-Americanos..

O diretor de Eu e Meu Guarda-Chuva, Toni Vanzolini, também tem grandes expectativas quanto ao pitching: “É uma excelente oportunidade de divulgar o projeto e nos dá a possibilidade de, caso selecionado, levá-lo para o Buff Film Festival de Malmö-Suécia, e de conseguir um parceiro internacional”. Eu e Meu Guarda-Chuva tem na sua estrutura um personagem europeu, e uma pequena parte do roteiro se passa numa cidade fictícia na Europa. “Apostar neste projeto é apostar na capacidade de se comunicar com um público em formação, de explorar um universo de fantasia, de sonho, de contar uma boa estória”, diz. “O roteiro de Adriana Falcão e as músicas compostas pelo Titã Branco Mello são duas características diferenciais desta fábula cinematográfica”.

Wilson Lazaretti, que defende o projeto História Antes de Uma História, acha que o mais importante é participar. Ele se diz bastante motivado a levar ao público infantil um produto de qualidade: “Nós estamos investindo na transcendência e não em consumo das crianças; nosso patrimônio é outro”, afirma. O desenho animado conta a história de um desenhista velhinho que vai descobrindo como dar vida a tudo. “Seu grande desejo é não morrer naquela imensidão branca, por isso cria e sobrevive. O filme também fala sobre a morte, arrependimento e alegria, racismo e principalmente a busca de uma história em outra dimensão fora da folha de papel sobre a qual o filme é desenhado”. Há alusões a ícones conhecidos como Fellini, Gabriel Garcia Marquez, Oscar Niemeyer, Santos Dumont e outros. “Tem também uma bruxa que fala palavrão”, diz.

“O pitching será um encontro privilegiado com pessoas que percebem o cinema não apenas como uma atividade economicamente rentável”, diz Jane Malaquias, que defende o projeto Restos de Deus Entre os Dentes. “É uma oportunidade de articulação em torno de interesses comuns, pois, embora estejamos numa situação de competição, a nossa tarefa maior é dar visibilidade à cinematografia brasileira no exterior e lutar para fazer filmes cada vez melhores aqui”. As protagonistas são três meninas pré-adolescentes que se preparam para fazer a primeira comunhão. “O filme fala sobre a capacidade que a criança tem de assinalar o óbvio, como na fábula do rei vaidoso que mandou fazer um traje de tecidos fantásticos, mas inacessíveis ao vulgo olhar. Só uma criança foi capaz de dizer o que todos pensavam: que o rei estava nu!”, explica.

O produtor executivo do projeto Quem tem medo de fantasma?, Júlio César Saraiva Uchôa, está muito contente em participar da Mostra. “Para todos nós que estamos produzindo cinema infanto-juvenil, ter a chance de encontrar outros diretores e produtores e de chegar mais perto do público é o máximo”, diz. Ele destaca a importância de entrar em contato com o que chama de primeiro público do filme – os possíveis parceiros, investidores ou distribuidores. Metade do elenco de Quem tem medo de fantasma? será de fantasmas criados com efeitos especiais de animação. As filmagens da casa mal-assombrada serão feitas em Araxá, Minas Gerais. “Somos apaixonados pelo projeto, um filme que trata sobre a família e o valor da amizade”, conta. “Vamos mostrar que ele tem valor cultural e de entretenimento”.

“Temos grande expectativa de que, através do pitching, possa surgir uma parceria importante para a produção de Tainá – o Desenho Animado”, diz o produtor Pedro Rovai. “Os filmes de Tainá – live action tiveram grande penetração nos mercados externos, notadamente na TV, e agora começam a chegar às salas. A co-produção internacional deverá ampliar a distribuição do cartoon”. Ele aponta como diferencial do projeto o entretenimento atraente, garantido pelo fascínio da floresta e da personagem, ao lado da função social: “Tainá é ícone da defesa ambiental e da proteção aos animais, uma tocante lição de vida e ecologia”. Para Rovai, as crianças e os jovens são o público mais interessado em defender o ambiente equilibrado e a atmosfera preservada, patrimônios do futuro imediato: “Tainá e seus filmes ajudam a movimentar estes valores”.

Conheça os concorrentes do pitching:

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO
Sinopse: Esta é a história do Avião Vermelho, mas muito mais a de seu comandante, Fernandinho, um menino levado de oito anos. Junto com dois companheiros, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho vira Capitão Tormenta e vive por conta própria as aventuras que havia lido em um livro.. A bordo do Avião Vermelho, que além de veículo é personagem, os três aventureiros fazem amigos nas situações e lugares mais inesperados. Verdade ou sonho, não importa: Fernandinho, que é quem nos interessa, sabe que é o Capitão Tormenta.
Diretores: Frederico Pinto e José Maia
Produtora executiva: Lisiane Fagundes Cohen
Empresa produtora: Armazém de Imagens
Cidade: Porto Alegre / RS
Telefone: (51) 3398-4137
E-mail: armazem@armazemdeimagens.com.br
Site: www.armazemdeimagens.com.br/aviaovermelho
Local de produção: Porto Alegre / RS
Previsão de lançamento: 1 de julho de 2010

BISA BIA BISA BEL
Sinopse: Adaptado do livro homônimo escrito por Ana Maria Machado, Bisa Bia Bisa Bel é um longa-metragem de realismo fantástico onde passado, presente e futuro se misturam no tempo mítico da existência. Onde histórias e memórias são costuradas em tramas e urdiduras narrativas de profundos significados.
Diretor: Zelito Viana
Produtor executivo: Telmo Maia
Empresa produtora: Mapa Filmes
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Telefone: (21) 3311-4500
E-mail: t.balteiro@diler.com..br
Site: www.diler.com.br
Local de produção: Rio de Janeiro / RJ
Previsão de lançamento: 27 de junho de 2009

EU E MEU GUARDA-CHUVA
Sinopse: Em sua última noite de férias, Eugênio, um garoto de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, se metem em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua paixão e colega de escola, que foi seqüestrada pelo terrível Barão Von Staffen. Nesta odisséia, Eugênio contará com a ajuda de um guarda-chuva herdado de seu avô, que lhe dará a coragem necessária para seguir em frente. Um filme cheio de emoções e grandes descobertas da vida, como a do primeiro amor. Neles, temas do universo infantil são tratados com uma ternura que vai encantar quem já cresceu e quem ainda experimenta essa viagem.
Diretor: Toni Vanzolini
Produtores executivos: Eliana Soárez, Luiz Noronha e Leonardo M. de Barros
Empresa produtora: Conspiração Filmes Entretenimento
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Telefones: (21) 3184-2000
E-mail: patrocinio@conspira.com.br
Site: www.conspira.com.br
Local de produção: São Paulo e Rio de Janeiro
Previsão de lançamento: 01 de dezembro de 2009

HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA
Sinopse: Doutor Ka é um velho octogenário que, a partir de uma tela branca, cria cenários, personagens.. Por uma feliz coincidência, descobre o princípio básico da animação e partir daí, vai à procura de uma história, entra em conflito com ela e sem querer, vai descobrindo como se pode fazer um desenho animado.
Diretor: Wilson Lazaretti
Produtor executivo: Marcos Paulo de Moraes
Empresa produtora: Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Cidade: Campinas / SP
Telefones: (19) 3871-2724
E-mail: ncacampinas@terra.com.br
Site: www.ncacampinas.com.br
Local de produção: Campinas / SP
Previsão de lançamento: 31 de julho de 2010

RESTOS DE DEUS ENTRE OS DENTES
Sinopse: No ano em que se preparam para fazer a primeira comunhão, três meninas cumprem o rito de passagem da infância para a adolescência em meio a aventuras surrealistas.
Diretora: Jane Malaquias
Produtora executiva: Isabela Chaves Cribari
Empresa produtora: Set Produções Audiovisuais e Comunicação (co-produção PE/CE)
Cidade: Recife / PE
Telefone: (81) 3222-3108
E-mail: cribari@uol.com..br
Local de produção: Barbalha / Ceará
Previsão de lançamento: –

QUEM TEM MEDO DE FANTASMA?
Sinopse: João e Maria vão passar férias num hotel-fazenda no interior e se deparam com uma mansão abandonada onde conhecem Alice, uma fantasminha que não consegue se juntar aos seus pais. Eles contam com a ajuda de Piniba, um jovem lobisomem, para realizar a missão antes que a mansão seja demolida.
Diretora: Cris D’Amato
Produtor executivo: Julio Uchôa
Empresa produtora : Ananã Produções
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Telefones: (21) 2540-0178 / (21) 2274-8370
E-mail: producao@anana.com.br
Site: www.anana.com.br
Local de produção: Rio de Janeiro e Minas Gerais
Previsão de lançamento: 02 de julho de 2009

TAINÁ – O DESENHO ANIMADOSinopse: Indiazinha órfã combate traficantes de animais na selva. Levada a uma vila, ajuda garoto da cidade grande a amar a natureza e superar seus limites.
Diretor: Clewerson Saremba
Produtor executivo: Pedro Rovai
Empresa produtora: Sincrocine Produções Cinematográficas
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
Telefone: (21) 2539-0597
E-mail: cristiane@tietecine.com.br
Site: www.taina.com.br
Local de produção: Rio de Janeiro / RJ
Previsão de lançamento: 01 de janeiro de 2010



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    [honeypot website]

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil