Mostra premia melhor ficção e animação

O filho do vizinhoO júri oficial da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis decidiu pelo filme “O Filho do vizinho”, de Alex Vidigal, de Brasília, como a Melhor Ficção e “Menina da Chuva”, de Rosaria Moreira, do Rio de Janeiro, como a Melhor Animação.

Os outros dois prêmios foram conferidos pelo Júri Popular. Nas Sessões Diversidade Brasil, exibidas nos finais de semana, foi eleito “Traz outro amigo também”, de Frederico Cabral, do Rio Grande do Sul. E nas Sessões Escola, as crianças elegeram dois filmes: “Traz outro amigo também” e “Cores e Botas”, de Juliana Vicente, de São Paulo.

Cada vencedor leva um prêmio de aquisição de R$ 5 mil em uma parceria da TV Brasil com a 10ª Mostra. O Júri oficial foi formado por Fernando Boppré, presidente do Fundo Municipal de Cinema, Marcos Martins e Cíntia Domit Bittar, cineastas, e Gilka Girardello, educadora.

Segundo os jurados, os vencedores surpreenderam pela qualidade técnica e pela linguagem poética utilizada nos roteiros. “O filho do vizinho” conta a história de solidariedade e de amizade entre dois meninos muito diferentes.

O desenho animado “Menina da chuva” trata das diferenças no mundo das crianças. Brincando com o significado das cores, o curta questiona bonecas vermelhas para meninas vermelhas e bolas azuis para meninos azuis. Boppré destaca a delicadeza, o traço original, a trilha e diz que para sua escolha tentou ao máximo se posicionar como uma criança que está na plateia.

Para Gilka, “’O filho do vizinho’ ganhou pela qualidade artística, enquadramento, ritmo, roteiro, trilha, linguagem, mas principalmente pela forma sensível que abordou o tema da diferença”.
O júri oficial concedeu Menção Honrosa ao curta “O caminho das Gaivotas”, de Alexandre Rodrigues, Bárbaro Joel Ortiz, Daniel Herthel e Sergio Glenes, pela iniciativa de integração cinematogáfica entre os Governos Brasil e Cuba, e realizado com a colaboração de crianças dos dois países.

Outras duas Menções Honrosas foram concedidas aos filmes realizados em oficinas pedagógicas, em reconhecimento a este trabalho, para que tenha continuidade, propagando o aprendizado da cultura e da linguagem audiovisual, e a todas crianças que atuaram nos curtas concorrentes, em especial ao elenco infantil do filme “Pimenta”, dirigido por Eduardo Mattos

 

PREMIADOS

Júri Oficial
Melhor Ficção
“O Filho do vizinho”, de Alex Vidigal, de Brasília

Melhor Animação
“Menina da Chuva”, de Rosaria Moreira, do Rio de Janeiro

Júri Popular
Sessões Diversidade Brasil
“Traz outro amigo também”, de Frederico Cabral, do Rio Grande do Sul.

Sessões Escola
“Cores e Botas”, de Juliana Vicente, de São Paulo.
“Traz outro amigo também”, de Frederico Cabral, do Rio Grande do Sul.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    patrocinadores da Mostra
    Mostra de Cinema Infantil