Mostra leva longas brasileiros para Fórum de Financiamento europeu

Dois projetos de longas-metragens brasileiros vencedores do 3º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis devem chegar aos cinemas ainda em 2012. Ambos em produção, eles participam na próxima semana do BUFF Film Festival, o mais importante fórum de financiamento europeu de cinema infantil, em Malmo na Suécia. Liderados por Luiza Lins, diretora da Mostra, os produtores brasileiros embarcam para a Europa na segunda-feira, dia 14 de março. Os longas-metragens são “O Menino no Espelho”, uma ficção de Minas Gerais, baseado na obra de Fernando Sabino, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, animação do Rio Grande do Sul, inspirado no texto de Erico Verissimo.

“O Menino no Espelho” narra a história de um garoto que vê a sua imagem refletida no espelho tornar-se real. O menino ganha um clone chamado Odnanref, seu nome ao contrário, que passa a fazer todas as tarefas “chatas” da vida em seu lugar, como enfrentar o valentão da escola, comer jiló ou ficar de castigo em casa. Com direção de Guilherme Fiúza, da produtora Camisa Listrada, o projeto conta com o apoio da Globo Filmes para o seu lançamento. O filme foi aprovado em outros processos de pitching e co-produção. As filmagens serão realizadas em 2012, ano em que também chegará às telas de cinema. O projeto conta com patrocínio da Petrobras, Banco BMG, Namisa e Tilibra, com apoio da Lei do Audiovisual, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e Programa Ibermedia.

Dirigido por Frederico Pinto e José Maia, “As Aventuras do Avião Vermelho” é uma produção da Armazém de Imagens e da Okna Produções. A trama apresenta a história de Fernandinho, um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que dá para o filho um livro. No elenco estão atores consagrados, como Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Fernando Alves Pinto, Wandi Doratiotto, Zezeh Barbosa e Sérgio Lulkin, que gravaram as vozes dos personagens Avião, Chocolate, Lunar, Ursinho, Josefina e Pai. O personagem principal do filme, o Fernandinho, foi dublado pelo porto-alegrense Pedro Yan, de oito anos. A previsão de lançamento é 2012. A equipe trabalha num estúdio de animação montado no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. O dia a dia da produção e curiosidades sobre o filme podem ser acompanhadas no blog www.aviaovermelho.com.br.



Faça parte da nossa lista!

Receba notícias atualizadas sobre a Mostra

    Aceito receber emails da Mostra de Cinema Infantil

    logomarcas patrocinadores e realizadores
    Mostra de Cinema Infantil